Buscar

AV1 Genetica

Prévia do material em texto

Atualmente, a genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interações genéticas. Tais investigações podem levar a várias aplicações do conhecimento. Dentre as assertivas abaixo marque a que NÃO tem relação com as aplicações do conhecimento em Genética.
		
	
	Reconhecimento de identidade através de características genéticas em especial o exame de DNA seja para identificação de paternidade, de vítimas de sinistros ou de potenciais homicidas.
	
	Intervenções terapêuticas definidas de acordo com o perfil genético do doente, o que faz com que as chances de sucesso de tratamento sejam menores.
	
	A prevenção e tratamento de doenças.
	
	A genética como ciência tem levado ao desenvolvimento da biotecnologia.
	
	A terapia genética permite substituir genes doentes por genes saudáveis, ou mesmo eliminar os genes doentes.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703239445)
	
	A Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. Além disso, os genes codificam informações necessárias à síntese protéica, e por sua vez, as proteínas influenciam as características finais de um organismo. Com base no texto analise as alternativas abaixo e marque a correta: I- Os genes, normalmente, estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA). II- A herança e a variação explicam as diferentes formas de vida encontradas na natureza. III - Uma das aplicações da genética, é a terapia gênica que permite substituir genes doentes por genes saudáveis, com o objetivo de tratar algumas doenças.
		
	
	as alternativas I e II estão corretas
	
	as alternativas I, II e III estão corretas
	
	somente a alternativa II está correta
	
	as alternativas II e III estão corretas
	
	somente a alternativa I está correta
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703249916)
	
	COMO PODE SER CHAMADO O INDIVÍDUO QUE, PARA UM DETERMINADO LOCUS DE AMBOS OS CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS APRESENTAM O MESMO GENE?
		
	
	HEMIZIGOTO
	
	HAPLOIDE
	
	HOMOZIGOTO
	
	HETEROZIGOTO
	
	HETEROGIGÓTICO
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703246537)
	
	Um cromossomo é uma longa sequência de DNA. Cada molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) associada a proteínas (histonas) constitui um cromossomo que contém vários genes e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos. A observação dos cromossomos e do seu comportamento, durante a meiose, confirmou-os como portadores dos fatores hereditários referidos por Mendel. Sutton e Boveri lançaram as bases da Teoria Cromossômica da Hereditariedade, mais tarde confirmada e ampliada por Morgan, que conseguiu estabelecer:
		
	
	a relação entre os cromossomos e a síntese proteica.
	
	a relação entre os nucleotídeos e os genes.
	
	a relação entre os cromossomos e a hereditariedade.
	
	a relação entre os genes as proteínas.
	
	a relação entre os cromossomos e os carboidratos.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703240557)
	
	A replicação do DNA é o processo pelo qual a molécula de DNA se duplica, dando origem a duas moléculas de DNA idênticas. Este processo é feito por uma proteína denominada:
		
	
	Topoisomerase
	
	DNA ligase
	
	DNA polimerase
	
	RNA polimerase
	
	Helicase
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703239467)
	
	Baseados em vários trabalhos de Watson e Crick, o DNA pode ser descrito como uma dupla fita enrolada em hélice ao redor de um eixo, sendo as fitas antiparalelas. O DNA possui uma estrutura periódica que se repete a cada 10 nucleotídeos. As bases nitrogenadas das duas fitas estão voltadas para o interior da hélice e pareiam de forma complementar entre si, fazendo duas ou três pontes de hidrogênio. Com base no que foi mencionado acima, a base nitrogenada específica do DNA, que o diferencia do RNA é:
		
	
	uracila
	
	adenina
	
	guanina
	
	citosina
	
	timina
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703224569)
	
	As doenças monogênicas se comportam segundo um padrão conhecido de herança genética, que vai de acordo com o proposto por Mendel na elaboração de suas duas leis. Por esta razão estas doenças são também chamadas de:
		
	
	Gregorianas
	
	Mendelianas
	
	Cromossômicas
	
	Mutagênicas
	
	Moleculares
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703581131)
	
	Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é:
		
	
	só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo masculino.
	
	só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo feminino.
	
	poder ser herdada do pai ou da mãe pelos descendentes do sexo masculino e do feminino.
	
	só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo feminino.
	
	só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo masculino.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703054829)
	
	Mulheres produzem apenas óvulos contendo o cromossomo X, enquanto homens são capazes de produzir espermatozoides contendo o cromossomo X e espermatozoides contendo o cromossomo Y. Por esta razão, o sexo feminino é chamado de sexo:
		
	
	Homogamético
	
	Não gamético
	
	Heterogamético
	
	Monogamético
	
	Isogamético
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703054816)
	
	Em todas as células humanas existem 23 pares de cromossomos, dos quais 22 são autossômicos e 2 sexuais. Os cromossomos sexuais X e Y por serem diferentes um do outro são também chamados de:
		
	
	Monossomos
	
	Heterossomos
	
	Apossomos
	
	Homossomos
	
	Isossomos

Continue navegando