Buscar

ED_2_Embrio_Joice

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Turma: Farmácia Integral (2013/01)
Professora: Joice Stipursky
Disciplina: Embriologia (BMH127)
Aluna: Bianca Caroline Gomes de Souza DRE: 113020010
ESTUDO DIRIGIDO 2
 “Não é o nascimento, casamento ou morte o momento mais importante da vida do indivíduo, mas a gastrulação…” Lewis Wolpert. (Professor emérito de Biologia aplicada à Medicina, e Pesquisador do Departamento de anatomia e biologia do desenvolvimento da University College London). 
Você concorda com a afirmação desse pesquisador? Explique.
Sim, pois é na gastrulação que ocorrem a formação das camadas germinativas (ectoderma, endoderma e mesoderma) que são essenciais para o desenvolvimento do ser humano, visto que a ectoderma origina as células da epiderme e do sistema nervoso, a endorderma  produz o revestimento do tubo digestivo e órgãos associados (pâncreas, fígado, pulmões, etc.) e a mesoderma dá origem a diversos órgãos (coração, rins, gônadas), tecidos conjuntivos (ossos, músculos, tendões, vasos sangüíneos) e células sangüíneas.
“Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, inicia-se o processo chamado  de Neurulação. Durante este processo originam-se os primórdios dos sistemas nervoso central e periférico.”
Quais são as fases de formação do tubo neural?
Com o desenvolvimento da notocorda,o ectoderma embrionário acima dela se espessa, formando uma placa alongada de células epiteiais espessadas,a placa neural. Por volta do 18º dia, a placa neural se invagina ao longo do seu eixo central, formando um sulco neural mediano,com pregas neurais em ambos os lados. No final da 3ª semana, as pregas neurais já começaram a se aproximar e se fundir, convertendo a placa neural em tubo neural.
Qual destas fases é mais crítica para a geração de defeitos como Anencefalia e Espinha bífida?
É a fase do fechamento do tubo neural. O fechamento precoce incompleto resulta em espinha bífida, e o fechamento tardio, em anencefalia.
Como se dá a formação da “Crista Neural”. Qual a importância destas células para a organogênese corporal?
A Crista Neural se origina quando o tubo neural se separa do ectordema superficial, e as células resultantes da fusão das pregas neurais (para o fechamento do tubo), migram no sentido ventrolateral,originando uma crista, a crista neural, que apresenta uma porção esquerda e uma direita. 	A importância destas células é a formação de diversos tipos celulares e teciduais e elas possuirem capacidade migratória. E sua contribuição pode ser direta, fornecendo células, ou indireta fornecendo um ambiente necessário e indutivo no qual outras células se desenvolvem.
Descreva o processo de formação dos somitos, e sua importância para a formação dos segmentos corporais.
Próximo ao fim da terceira semana, o mesoderma paraxial diferencia-se e começa a dividir-se em pares de corpos cubóides - os somitos - que se formam em cada lado do tubo neural em desenvolvimento.. A expressão do gene Hairy da direção posterior para anterior, determina a formação de bordas entre blocos do mesoderme paraxial na região mais anterior, determinando a formação dos Somitos de tempos em tempos. Depois da separação, as células que formarão os somitos começam a expressar proteínas de adesão celular, Fibronectina e N- Caderina. Os somitos formarão estruturas diferentes em posições diferentes ao longo do eixo ântero-posterior. Esses são especificados pelos genes Hox. Como os somitos são proeminentes durante a quarta e quinta semanas, eles são usados como um dos critérios para determinar a idade do embrião. Os somitos aparecem na futura região occipital do embrião. Logo avançam cefalocaudamente, dando origem à maior parte do esqueleto axial e aos músculos associados, assim como à derme da pele adjacente
“No embrião o oxigênio é captado com grande eficiência do sangue materno.”
Que características bioquímicas presentes no sangue embrionário permitem esse processo?
A hemoglobina fetal tem maior afinidade por O2 que a materna, garantindo que no ambiente de baixa oxigenação da placenta, o oxigênio liberado da hemoglobina materna seja facilmente fixada pela fetal.
 “As primeiras tentativas de reposição do surfactante exógeno em neonatos humanos surgiram na década de 60, após o relato de que a deficiência da substância tensoativa seria o principal fator na patogenia da síndrome do desconforto respiratório (SDR) ou doença pulmonar das membranas alveolocapilares. Os estudos controlados realizados na segunda metade da década de 80 demonstraram claramente que a terapêutica de reposição com o surfactante exógeno aumentou a sobrevida de pacientes prematuros que evoluem com a SDR. Além disso, as análises epidemiológicas sobre mortalidade neonatal constataram uma redução significativa na taxa de óbitos decorrente da SDR com o uso não controlado da medicação, após a sua disponibilidade em nível comercial a partir de 1990. Portanto, em países desenvolvidos, a disseminação do uso do surfactante exógeno na prática clínica mostrou-se efetiva em diminuir a mortalidade neonatal, em particular de recém-nascidos prematuros.”
 Jornal de Pediatria, Surfactant replacement therapy. Milton Harumi Miyoshi* 2001; 77 (Supl.1): S3-S16
Com base no texto acima, responda:
Qual a função de uma substância surfactante? 
O surfactante impede a adesão das células alveolares e isso impede o fechamento dos alveolos
Por que as substâncias surfactantes são administradas à bebês prematuros (nascimento antes de 37 semanas)?
Pois os recém-nascidos prematuros freqüenteme não produzem uma quantidade suficiente de surfactante e, conseqüentemente, os alvéolos pulmonares não permanecem abertos. Entre uma inspiração e outra, os pulmões sofrem um colapso completo. podendo causar a síndrome do desconforto respiratório 
Descreva o fechamento embrionário ventral e sua importância para o desenvolvimento embrionário.
As porções laterais do embrião trilaminar efetuam um movimento na região ventral em direção ao plano mediano; Com esse movimento ocorre constrição da vesícula vitelínica e formação do tubo digestivo primitivo.

Outros materiais