Buscar

Femínicidio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Feminicídio. 
 
 
 
O Feminicídio já é conhecido no Brasil desde o ano de 2015, onde a Lei 13.104 do mês de março entrou em vigor, e ficou conhecida como Lei do Feminicídio, onde o assassinato de mulheres é considerado crime hediondo, de extrema gravidade. 
Ocorre quando a morte se dá por razões relacionadas à questão de gênero e envolve violência doméstica, familiar e situações de menosprezo ou discriminação, pois, não há como negar torpeza na ação de matar uma mulher por discriminação de gênero, como por exemplo matar uma mulher porque usa minissaia ou porque não limpou corretamente a casa ou porque deixou queimar o feijão, são coisas que chocam a sociedade, a pena prevista para o agressor é de 12 a 30 anos de prisão e deve ser cumprida inicialmente em regime fechado, a também casos de aumento de pena, conforme esta no artigo 121 do código penal que diz que: "Art. 121: Aumento de pena: 
§ 7º A pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado: 
 I – durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto ; 
II – contra pessoa menor de 14 (quatorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência; 
 III – na presença de descendente ou de ascendente da vítima.'' 
Com pesquisa a fundo sobre o feminicídio, encontrei varias matérias que tratam do caso, em uma reportagem de um jornal pude verificar um motivo totalmente torpe de um crime cruel, onde uma mulher foi morta a pauladas pelo esposo enquanto dormia. Na investigação do caso foi constado que o crime ocorreu pelo fato de que a vitima não queria mais manter relação e o casal estava em conflito há pelo menos uma semana, ainda de acordo com a investigação o crime teria sido premeditado e teria sido motivado por ciúmes, a família relatou que a vitima era constantemente agredida verbal e fisicamente pelo marido, mas tinha medo de denunciá-lo. 
 "O acusado do assassinato foi capturado pela Polícia no mesmo dia e vai responder por homicídio triplamente qualificado". 
O teor de crueldade da morte da vitima é próprio dos crimes de feminicídio. “O homem acredita exercer um poder sobre a mulher. Até quando e como ela vai viver e morrer”.

Continue navegando