A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Aula 10 - Gestão Financeira

Pré-visualização | Página 1 de 1

Gestão Financeira
Aula 10: Grau de alavancagem
Grau de alavancagem operacional GAO
Grau de alavancagem operacional - é a medida da alavancagem operacional, que representa o indicador do potencial de rentabilidade proporcionado pelo lucro operacional.
Aprendemos que em finanças a rentabilidade deve ser vista em relação ao risco, e que quando encontramos níveis mais elevados de alavancagem operacional temos o retorno do investimento comprometido pelo risco, pois ele é maior, já que com a redução nas vendas, a margem de contribuição para cobrir os custos e despesas fixos também será reduzida.
Este é um dos principais componente do risco operacional, pois contempla o risco de perdas diretas ou indiretas, já que estão incluídas as falhas ou inadequação dos processos internos, fraudes, pessoas e sistemas ou eventos externos.
O ponto de equilíbrio se faz no momento em que o nível de venda cobre os custos operacionais, ou seja, não há lucro e muito menos prejuízo. Neste caso, o montante das vendas possui o mesmo valor de custos e despesas.
O grau de alavancagem operacional pode ser medido utilizando a seguinte fórmula:
Fórmula variação percentual
Grau de alavancagem financeira
O grau de alavancagem financeira-GAF é o valor numérico da alavancagem financeira da empresa.
À medida que a produção e vendas tendem para o limite superior do intervalo  de variação relevante, o montante da margem de contribuição tende a aumentar para cobrir um mesmo montante de custos e despesas fixos.
O grau de alavancagem financeira representa o indicador do potencial de rentabilidade do capital investido pelos proprietários. Mais uma vez destacamos que, em finanças a rentabilidade deve ser vista em relação ao risco, quanto mais se reduzirem as vendas, menor é o lucro operacional para cobrir as despesas contratuais com juros, uma vez que seu valor é fixo.
Considerando que a empresa X produza 10 mil toneladas, seu GAF é dado:
O GAF expressa o efeito que a variação no lucro operacional provoca no lucro antes do Imposto de renda.
Um GAF de 1,333 significa que , para cada ponto percentual de aumento no lucro operacional, o lucro antes do IR aumenta 1,333 vezes mais.
Esse efeito pode ser causado no lucro líquido e pode ser calculado dividindo-se o crescimento percentual do lucro líquido pelo crescimento percentual do lucro operacional.
Á medida que o nível de produção e vendas se eleva a, até atingir o limite superior do intervalo de variação relevante, há uma redução do grau de alavancagem financeira, indicando menor risco financeiro.
Assim, para 11 mil toneladas, o GAF é 1,238 e, para 12 mil toneladas é de 1,185:
Grau de alavancagem total - GAT
Grau de alavancagem total - É o valor numérico da alavancagem total de uma empresa. O grau de alavancagem total também é conhecido como alavancagem combinada, no qual  reflete o impacto conjunto das alavancagens operacional e financeira da empresa ao medir o efeito dos custos e despesas no volume de produção e vendas. 
GAT - expressa o quanto a variação na margem de contribuição provocará de efeito sobre o lucro antes do IR. No caso de um GAT de 4,0, temos que, para cada ponto percentual de aumento na margem de contribuição, o lucro antes do IR aumenta quatro vezes.
Esse efeito também pode ser calculado utilizando as variações do percentual do lucro líquido e a variação percentual na margem de contribuição.
Com base na variação da margem de contribuição e do lucro líquido, temos:
Crescimento da margem de contribuição de 20%. Crescimento do lucro líquido de 80%.
 
A alavancagem total reflete o impacto combinado das alavancagens operacional e financeira na empresa. Graus elevados de alavancagem operacional e financeira  fazem com que a alavancagem seja  multiplicativa e não aditiva; A relação entre o grau de alavancagem total (GAT) e os graus de alavancagem financeira ( GAF) é calculada  da seguinte forma: 
Agora poderemos ver o efeito combinado das duas alavancagens, pelo exemplo ao lado:
 
O resultante de alavancagem total é o mesmo valor obtido diretamente nos exemplo utilizados anteriormente.
 Agora poderemos ver o efeito combinado das duas alavancagens, pelo exemplo a seguir:
1.
A empresa BETA vende 50.000 unidades de uma mercadoria a um preço unitário de $ 30, custo variável unitário de $ 15 e custo fixo de $ 250.000. A empresa paga juros de $ 100.000, IR de 30% e dividendos de $ 10 por ação. A empresa também possui 4.000 ações ordinárias e 8.000 preferenciais. Com base nessas informações, calcule o Grau de Alavancagem Operacional.
Top of Form
X1) 1,5 
2) 1,4 
3) 1,3 
4) 1,2 
 
Bottom of Form
2.
A empresa GAMA obteve um faturamento de $ 500.000 em 2001. O preço de cada mercadoria vendida é de $ 2,50, o custo variável unitário de $ 1,60 e o custo fixo de $ 90.000. A empresa paga juros de $ 40.000 e IR de 40%. Considerando que a empresa paga $ 5 por ação preferencial e tenha 4.000 preferenciais e 2.500 ordinárias, calcule o Grau de alavancagem financeira.
Top of Form
X1) 5,4 
2) 5,3 
3) 5,5 
4) 5,6 
 
Bottom of Form
3.
A empresa Gladiador Co. vende 16.000 unidades de uma mercadoria a um preço unitário de $ 38, custo variável de $ 22 e custo fixo de $ 120.000. A empresa paga juros de $ 20.000, IR de 40% e dividendos de $ 20 por ação. A empresa também possui 800 ações ordinárias e 2.000 preferenciais. Com base nestas informações, calcule:
 
Top of Form
X1) 5,19 
2) 5,29 
3) 5,39 
4) 5,59 
 
Bottom of Form