Buscar

common law e civil law

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O direito romano-germânico (civil Law) tem fundamental influência das raízes do direito romano e, até mesmo, do direito canônico, miscigenado com o direito bárbaro, de origem tedesca (alemã). Corpus Juris Civilis (530); Idéias da Baixa Idade Média (filosofia cristã). Vigente em todos os países da Europa Ocidental (exceção: Reino Unido) e da América Latina, aplicado na República da África do Sul, Japão, Indonésia. 
Nesta família do direito há a predominância do direito positivado (lei), apresentando tendência a codificação do direito. Vigora o direito escrito = LEI É CONSIDERADA A FONTE PRINCIPAL, QUASE EXCLUSIVA, DO DIREITO. A função do Jurista é uma tarefa interpretativa, descobrir a “vontade da lei”.
Os sistemas que descenderam do Direito Romano (753aC – 565/1453) e receberam o Movimento da Codificação do Século XIX. Durante cinco séculos o sistema vai ser dominado pela DOUTRINA – período do direito consuetudinário. Posteriormente, a doutrina preparará um novo período dominado pela LEGISLAÇÃO - Direito legislativo.
O common law é o direito inglês e de países que sofreram os efeitos da sua colonização. Originado na Europa ocidental – séc. XII e XIII (ressurgimento do direito romano) elaborado na Inglaterra, principalmente pela ação dos TRIBUNAIS REAIS DE JUSTIÇA, depois da conquista normanda (1066). 
Tendo em vista que as ilhas britânicas sofreram pouca influência romana – surge um ordenamento bárbaro na Europa em substituição ao Direito Romano (As leis bárbaras redigidas na Inglaterra são feitas em língua anglo-saxônica, enquanto no continente, tal redação era feita em latim. O estudo da common law exige começar pelo estudo do Direito Inglês (a história da common law até o século XVIII é a história do Direito Inglês).
Divide-se em quatro períodos históricos bem característicos:
período anglo-saxônico (séc. V - 1066)
período de criação e desenvolvimento do Common Law (1066-1485) 
período de coexistência dualista entre Equity e Common Law (1485 – 1832)
período de ascensão do statute (1832 – hoje) 
No common Law a fonte principal é a força do precedente, jurisprudência – decisão dos tribunais formada pelos Juízes, visando dar solução a um caso e não formular uma regra geral de conduta para o futuro.
Na Common Law, os casos de direito (case law) são as principais fontes do Direito, ou seja, a base da criação das regras de conduta. Ao contrário do Direito Romano, o direito norte-americano fundamenta-se mais nos usos e costumes do que no trabalho dos legisladores. Contudo, a diferença entre civil law e common law não é o mero fato da codificação, e sim a abordagem metodológica aplicada aos códigos e leis

Continue navegando