A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Resumo  Questao discursiva   TGA e  Administração, Sistema e Ambiente

Pré-visualização | Página 7 de 9

dos japoneses e do declínio da produtividade americana. 
Estes acontecimentos, acerca da produtividade japonesa e americana, levantaram a questão das diferenças culturais entre as duas sociedades. Pesquisadores afirmam que os elementos característicos de uma organização são influenciados pelo contexto cultural da sociedade.
Explique porque isso acontece e cite pelo menos 3 elementos sociais que podem influenciar as organizações.
	Em termos de atendimento à proposta, espera-se que o estudante explique porque os elementos característicos de uma organização são influenciados pelo contexto cultural da sociedade e cite pelo menos 3 elementos que a influenciam:
Os elementos culturais sociais fornecem uma interpretação para os membros da organização, onde a passagem de significados assume características similares à sociedade à qual fazem parte.
Alguns elementos que o aluno pode citar são:
- Valores: formam o coração da cultura, definem o sucesso em termos concreto para os empregados e estabelecem os padrões que devem alcançados na organização;
- Crenças e Pressupostos: expressa aquilo que é tido como verdade na organização – estes conceitos são tidos como naturalizados e inquestionáveis;
- Ritos, Rituais e Cerimônias: consistem de atividades planejadas que consequências práticas e expressivas – são exemplares: o Rito da Comunhão da Magazine Luíza; o Rito de Passagem das Lojas Renner;
- Estórias, Mitos e Heróis: narrativas baseadas em eventos ocorridos, que informam sobre a organização, tornam o sucesso atingível e humano, fornecem modelos, simbolizam a organização, preservam o que a organização tem de especial, estabelecem padrões de desempenho, motivam os empregados.
- Normas: comportamento que é esperado, aceito, prescrito; maneira de fazer a coisa certa;
- Comunicação: escolhas que permitem os interlocutores interpretar o comportamento de maneira similar; cultura organizacional, fenômeno de comunicação.
Resposta: Nota: 20.0
Os japoneses criam produtos descartáveis, para reutilizar, os americanos criam produtos para durar. planejamento: fazer com que tudo esteje preparado, para começar. colocar para ser praticado. organização: organizar cada colaborador para que estes façam suas tarefas corretas. controle: controlar, para que tudo esteja dentro dos padrões que são denominados 
Questão 4/5
Uma organização estava com sérios problemas e uma consultoria foi contratada para auxiliar a empresa. O principal problema foi diagnosticado: falta de estoque para alguns produtos, excesso para outros e atraso na entrega do produto para o cliente. Porém a empresa tinha vantagens em relação aos concorrentes: equipe de trabalho competente e fiel à empresa, muitas vezes fazendo horas extras, prezando pela qualidade do produto.
Se você fosse o consultor responsável pelas mudanças nessa empresa, em qual ou quais das funções da administração o principal erro aconteceu e afetou a lucratividade, de acordo com o grau de importância? O que e como você faria diferente? (Use, pelo menos, dois conceitos corretos listados a seguir em sua resposta: PODC, Integração Vertical, Padronização, Centralização, Descentralização Vertical e Horizontal, Qualidade Total, Motivação, Satisfação no Trabalho ou outros aspectos comportamentais). 
	RESPOSTA - O principal erro aconteceu, em primeiro lugar, na falta de planejamento da linha produtiva. Havia a necessidade de uma pesquisa de mercado para identificar o comportamento de compra dos consumidores da organização, de modo a evitar a ruptura de estoque e, consequentemente, atraso nas entregas, que são falhas inadmissíveis para uma organização. Em segundo lugar, houve falta de organização, onde está a estrutura organizacional capaz de captar que algo não ia bem?, se houvesse organização dos processos poder-se-ia, por exemplo, fazer promoções para aumentar as vendas dos produtos com excesso de estoque e, ao mesmo tempo, reduzir a quantidade de produtos fabricados que não estejam sendo vendidos, pois saberia-se o padrão de vendas na organização. Sendo assim, faltou controle dos processos também, para fazer o monitoramento contínuo das vendas, das entradas e saídas. A única função administrativa que parece funcionar bem é a direção, na medida em que o enunciado deixa claro que o diferencial da empresa era a equipe de trabalho competente e fiel, muitas vezes disposta a fazer outras extras, ou seja, os funcionários estão bem motivados a trabalhar, parece não haver falta de liderança sobre os mesmos. O que poderia ser feito diferente? Planejamento, Organização e Controle contínuos; padronização de processos- de modo a estabelecer um estudo das vendas médias, e identificar potenciais sazonalidades das mesmas, criando-se padrões de operação para o processo; técnicas de qualidade total- melhoria contínua e busca pela excelência- Kaizen, Kanban; o que não poderia ser usado como resposta é: integração vertical ou horizontal; centralização e descentralização, motivação, satisfação e aspectos comportamentais, pois a função Direção não apresenta falhas, o enunciado é claro quando diz que o diferencial da organização está justamente na equipe competente e fiel a empresa.
Resposta: Nota: 16.0
faria com que a falta de material no estoque, e o excesso estivem na mesma proporção, e que a entrega foi agilizada para que o cliente ficasse satisfeito, contraria funcionários que fossem ágeis na entrega. faria bom bom planejamento, organização na hora da entrega. e que seus colaboradores, trabalhem motivados, para exercerem seus papéis corretamente, que tenha bons salários.
Questão 5/5
Todos nós temos uma parcela de atividades burocráticas, ou obrigações que, à primeira instância, podem parecer mera perda de tempo, mas, se pensarmos bem, ela é necessária, pelo menos para alguém. O grande problema é que nem sempre questionamos se alguém atribui algum valor pelo que fazemos.  Nos primórdios da gestão profissional, Max Weber e outros teóricos da gestão desenvolveram suas ideias sobre a necessidade das organizações aprenderem a estabelecer controles, regras, fluxos e métodos para diminuir as crescentes perdas decorrentes da desorganização e desordem em processos que aumentavam de complexidade na medida em que as empresas cresciam.
HASHIMOTO, M. Burocracia, um mal necessário. Portal Administradores, 2005. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/burocracia-um-mal-necessario/474/>
A partir do que se apresenta sobre a burocracia, cite ao menos cinco características de uma empresa que se pauta na burocracia em sua gestão.
	Possíveis respopstas:
As normas são legalizadas;
A comunicação é formal, de modo geral escrita e impessoal;
Os trabalhos são divididos conforme as competências, de modo que cada uma saiba qual a sua função;
Os relacionamentos são impessoais, significa dizer que podemos trabalhar com alguém sem nem ao mesmo saber o nome destas pessoas;
A hierarquia é atributo das organizações burocráticas, uma vez que cada colaborador sabe qual é seu papel dentro da organização e a quem é seu superior direto;
A forma de trabalho está definida através das rotinas e dos procedimentos estabelecidos, documentados que direcionam o modo de agir dentro da organização.
O crescimento e o reconhecimento profissional acontecem através da competência técnica e da meritocracia, significa dizer que em uma organização burocrática a pessoa não pode “ganhar um cargo” ou “crescer” profissionalmente por ser “amigo do chefe”, mas sim por ser bom tecnicamente;
A teoria da Burocracia defende que a administração da empresa deve ser feita pelos administradores, que estão preparados tecnicamente e não pelo “dono” da empresa que é envolvido por sentimentos, que impedem uma decisão baseada na racionalidade. 
Resposta: Nota: 16.0
planejamento nas funções. Organização no local de trabalho. direção no que será determinado a cada colaborador, controlar o que cada colaborador esta fazendo, para não atrasar os outros. ficar atento e observar tudo a sua volta.
Questão 1/5
As organizações

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.