Buscar

Historia da educacao

Prévia do material em texto

Disciplina:  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
	Avaliação:  CEL0474_AV_201507037473      Data: 17/03/2017 20:06:34 (A)      Critério: AV
	Aluno: 201507037473 - ALINE APARECIDA ANDRADE
	Professor:
	MARIA DE LOURDES DE ARAUJO TRINDADE
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0      Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.: 2
	
	 1a Questão (Ref.: 60498)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As transformações na Grécia Antiga com o advento da pólis a partir dos séculos VIII e VII a. C. determinaram profundas mudanças na sociedade e na cultura grega evidenciadas no curso dos séculos V e IV a. C. Qual a função da educação para a organização da pólis ateniense?
		
	
Resposta: A paideia tinha como seu principal recurso de educação formar o homem em todas as suas potencialidades, preparando corpo e mente. Para serem usadas em suas respectivas espectativas política e intelectual. Tornado-se cidadãos, eram preparados para o debate e deliberação.
	
Gabarito: Em Atenas, destacava-se a formação intelectual para a participação política.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 60551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na maioria dos Estados Absolutistas Católicos, a educação era controlada pela Igreja, em especial pelas ordens religiosas, em que se destacava, sobretudo, a atuação dos jesuítas. Que setores da sociedade beneficiavam-se da educação nesse período histórico?
		
	
Resposta: A nobreza e a burguesia.
	
Gabarito: A nobreza e a burguesia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 9139)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A história da educação é uma disciplina, ou melhor, uma área de conhecimento, que busca compreender os processos que envolvem o desenvolvimento educacional no tempo e no espaço. Ao longo do tempo a própria disciplina transformou-se e incorporou elementos analíticos de outras áreas de conhecimento. Esta compreensão se deu principalmente a partir da chamada Escola dos Annales. A linha historiográfica pode ser entendida como sendo:
		
	
	Construida a partir da concepção que a história é uma ciência e que sua verdade está exclusivamente nos documentos escritos, a partir dos quais é possível se construir axiomas que mostram a etapa de desenvolvimento de cada sociedade.
	 
	Uma disciplina que busca analisar o passado a partir das fontes disponíveis, ampliando estas fontes a qualquer vestígio documental, seja ele escrito, pictórico, oral entre outros. Estabelece um diálogo permanente com outras ciências como a geografia, a sociologia, a antropologia, a matemática e com qualquer área que possa contribuir para a construção histórica.
	
	Parte da idéia que o conhecimento histórico é construído a partir das micros-histórias somadas, formando assim a história no sentido macro.
	
	Baseada na concepção de lutas de classe, tendo como parâmetros as contradições entre a burguesia e o proletariado e parte de idéia do materialismo histórico dialético.
	
	Um instrumento de investigação que visa conhecer o passado, entender o presente, para melhor compreender as projeções de futuro da educação e de suas estruturas organizacionais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 698770)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao estudar as sociedades tribais está correto analisá-las através :
		
	
	das situações de atraso e desenvolvimento
	 
	da condição de diferentes e individualizadas
	
	dos aspectos da incultura e da mínima produção
	
	das características de dependentes e sem autonomia
	
	dos conceitos de civilizado e selvagem
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 651255)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ênfase dada à formação integral deu origem a um conceito de complexa definição, cunhado no século V a.C. que expremia um ideal de formação constante no mundo grego.
		
	
	paidagogos
	
	scholé
	
	humanitas
	
	pragmatismo
	 
	paideia
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 8493)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na educação heróico-patrícia os aristocráticos recebem uma educação que tem como objetivo perpetuar os valores da nobreza e o culto aos ancestrais. O conceito de família se estendia aos filhos casados, escravos e clientes, cujo proprietário é o paterfamilias, exercendo ainda os papéis de juiz e chefe religioso. Nesse contexto, a educação dos meninos e das meninas:
		
	
	cujo papel da família na educação era definido pela onipotência materna.
	
	Ñão se dava na família,que era como uma célula nuclear, não se responsabilizava pela educação da sua prole.
	
	Era orientada para a recreação sem regras e sem compromisso com a aprendizagem.
	 
	até os sete anos de idade as crianças eram confiadas aos cuidados da mãe ou de outra matrona.
	
	até os sete anos de idade as crianças eram confiadas ao Estado e depois entregue aos pais.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 647943)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia com educação a citação abaixo
 
"Por volta do século XII, a mesma dinâmica urbana, que entre, outras coisas, pôs em xeque o poder dos bispos como administradores das cidades trouxe também conflitos para a administração do ensino. Surgirão então conflitos entre os representantes locais da igreja e a comunidade mestres e alunos. Dessa maneira, também estes vão se organizar para a administração autônoma dos seus estudos." (VEIGA; 2007, p. 18)
De acordo com os estudos da historiadora Cintya Veiga, a partir do século XII, em virtude do desenvolvimento urbana em algumas regiões da Europa Ocidental, o poder da igreja sobre as instituições de ensino se enfraqueceu, o que deu origem a um novo tipo de estabelecimento de ensino. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente esse novo tipo de estabelecimento.
		
	
	As escolas paroquiais.
	
	As escolas leigas.
	 
	As universidades.
	
	As escolas sacerdotais.
	
	As escolas monásticas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 8512)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Embora fosse clérigo e profundamente cristão, o filósofo holandês Erasmo de Roterdã (1469-1536) passou para a história por se opor ao domínio da Igreja sobre a educação, a cultura e a ciência. A influência religiosa vigorou praticamente sem contestação durante toda a Idade Média no Ocidente e ainda no tempo de Erasmo era preciso ousadia para ir contra ela. De qualquer modo, ousadia individual fazia parte das atitudes que um número crescente de intelectuais começava a enaltecer no período de transição para a Idade Moderna, entre eles o filósofo holandês. O pensamento nascente defendia a liberação da criatividade e da vontade do ser humano, em oposição ao pensamento escolástico, segundo o qual todas as questões terrenas deviam subordinar-se à religião" (MARCIO FERRARI, Nova Escola, 2008).
 A mensagem do pintor Sandro Botticelli, inspirada nas ideias humanistas, sugere:
 I ¿ Que a arte ficou em segundo plano diante das reflexões filosóficas.
II ¿ O cultivo das qualidades do corpo e do espírito de forma simultânea.
III ¿ As artes plásticas se desenvolvem como um ponto de convergência dos interesses do humanismo.
 IV ¿ A arte se desenvolve a serviço da Igreja enfatizando a importância da escolástica.
V ¿ Busca do realismo, em todas as dimensões (incluindo as negativas e abjetas).
 Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas. 
		
	
	I e III.
	
	I e V.
	 
	III, IV e V.
	 
	II, III e V.
	
	I, II e IV.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 9141)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O século XVIII, foi o século Iluminista, que pode ser definido como:
		
	
	Um movimento pautado na defesa da ciência, valorizando seu caráter confessional e atuando no processo de desenvolvimento do saber pautado no enciclopedismo.
	 
	Um movimento que propunha usar a razão como guia do conhecimento e da ação humana, marcado pela secularização do conhecimento e pelo racionalismo.
	
	Um movimento que defendia a introduçãode técnicas de leitura que fugisse a perseguição política, por isso o uso de velas a noite, na proteção do lar deu o nome ao movimento.
	 
	Um movimento exclusivamente político, que exigia o fim do absolutismo. Propunha para seu lugar uma estrutura conhecida como ditadura do proletariado.
	
	Um movimento que defendia o paganismo como forma de crítica ao obscurantismo da Igreja Católica, que ignorava os avanços da ciência. Todos os seus membros eram ateus.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 578060)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A História de Educação discute várias formas de ensino ao longo do tempo. Identifique aquela que apresenta a correspondência correta entre a denominação e a definição.
		
	 
	Renovadora não diretiva (Escola Nova) ¿.É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando-as.
	
	Tecnicista ¿. Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo
	
	Libertadora - Neste método de ensino o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais; sendo sua prática extremamente controlada.
	
	Herbartiana- Articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
	
	Tradicional- Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Nela as atividades são feitas a partir da interlocução com a realidade dos alunos.

Continue navegando