Buscar

Aula 3CHO PERCEPÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Comportamento Humano nas Organizações
03
Percepção
*
*
Percepção
Definição:
É a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.
Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. 
*
*
Percepção
A percepção, segundo Robbins, SP (2002) pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente.
*
*
O Processo Perceptivo
O processo perceptivo inicia-se com a captação, através dos órgãos dos sentidos, de um estímulo que, em seguida, é enviado ao cérebro.
 
A percepção pode então ser definida como a recepção, por parte do cérebro, da chegada de um estímulo, ou como o processo através do qual um indivíduo seleciona, organiza e interpreta estímulos.
*
*
O Processo Perceptivo
*
*
AUTOPERCEPÇÃO X HETEROPERCEPÇÃO
Como você vê o outro? 
Qual a percepção que você tem de si mesmo? Você tem conversado com si mesmo? 
Tem escutado sua voz interior? 
Estes itens vão lhe oferecer informações que contribuem para melhores percepções de si e dos outros.
*
*
AUTOPERCEPÇÃO X HETEROPERCEPÇÃO
As percepções que temos de nós mesmos são muito importantes. Elas nos ajudam a entender o que fazemos, por que fazemos e o que sentimos antes, durante e depois.
Essas percepções são, muitas vezes, ofuscadas pelo julgamento de pessoas que convivemos ao nosso redor. Não existe comportamento certo ou errado, mas insistimos em dar privilégios as informações que recebemos do mundo exterior, em vez de ouvir nossa voz interior.
*
*
AUTOPERCEPÇÃO X HETEROPERCEPÇÃO
Autopercepção : É a imagem que nós temos de nós mesmos. A percepção pode ser considerada a função através da qual o indivíduo organiza e interpreta suas impressões sensoriais para dar significado ao meio. 
Assim, a auto percepção seria a capacidade de cada um de se perceber no ambiente e no contexto. É a imagem que se cria de si próprio, a consciência que se tem por si, sobre seu auto conceito, auto conhecimento, sobre sua auto competência. 
*
*
AUTOPERCEPÇÃO X HETEROPERCEPÇÃO
Heteropercepção: É a imagem que temos do grupo, tanto de cada pessoa que compõe o grupo quanto da nossa própria presença e participação nesse grupo. 
É uma função importante para nossa conivência social, ter conhecimento de porquê somos extrovertidos, introvertidos, líderes, passivos, controladores, autoritários,insuportáveis...
*
*
APLICAÇÕES ESPECÍFICAS NAS ORGANIZAÇÕES
PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE AFETAM O COMPORTAMENTO - (ROBBINS.2009.p.32) 
Valores
Atitudes
Personalidade
Capacidade
Comportamento
Individual
Motivação
Percepção
Aprendizagem
*
*
APLICAÇÕES ESPECÍFICAS NAS ORGANIZAÇÕES
As pessoas dentro das organizações estão sempre julgando uma às outras. Muitas vezes, esses julgamentos têm consequências importantes para a organização.
Entrevista de Seleção- As evidências, no entanto, indicam que os entrevistadores fazem julgamentos de percepção frequentemente errôneos. Os entrevistadores costumam criar impressões antecipadas, que se tornam rapidamente resistentes. 
*
*
APLICAÇÕES ESPECÍFICAS NAS ORGANIZAÇÕES
Expectativas sobre o Desempenho- Existe uma quantidade razoável de evidências que demonstram que as pessoas sempre tentam validar suas percepções da realidade, mesmo quando estas percepções estão erradas. Esta característica é particularmente relevante quando consideramos a expectativa de desempenho no trabalho.
Profecia auto realizadora- caracteriza o fato de que as expectativas das pessoas determinam o seu comportamento. Se um executivo espera grandes feitos de seus subordinados, provavelmente eles não o decepcionarão. 
*
*
APLICAÇÕES ESPECÍFICAS NAS ORGANIZAÇÕES
Generalização de Perfil Étnico- Uma forma de estereotipagem em que um grupo de indivíduos é tomado com um só, geralmente com base em critério de raça ou etnia, e torna-se avo de cerrada vigilância e investigação.
Esforço do Funcionário- Em muitas empresas, o esforço demonstrado pelo funcionário é levado em grande consideração. A avaliação do esforço de um indivíduo é um julgamento subjetivo, suscetível a distorções e vieses de percepção.
*
*
APLICAÇÕES ESPECÍFICAS NAS ORGANIZAÇÕES
Avaliação do Desempenho- Representa um julgamento do trabalho do funcionário. Embora a avaliação possa ser objetiva, muitas funções são avaliadas subjetivamente. As medidas subjetivas são mais fáceis de serem implementadas, dão mais liberdade aos avaliadores e, além disso, muitas funções não podem mesmo ser avaliadas por resultados objetivos. Mas as medidas subjetivas são, por definição, muito pessoais, e o avaliador forma uma impressão geral do trabalho do avaliado. 
*
*
SIMPLIFICAÇÕES FREQUENTEMENTE USADAS NO JULGAMENTO DAS OUTRAS PESSOAS
Costumamos utilizar diversas simplificações quando julgamos as pessoas. Observar e interpretar o que os outros fazem é um trabalho penoso. 
Entretanto, não estão livres de erros. Também podem nos criar problemas, e frequentemente criam. A compreensão dessas simplificações pode ser útil para reconhecermos quando elas podem resultar em distorções significativas.
*
*
SIMPLIFICAÇÕES FREQUENTEMENTE USADAS NO JULGAMENTO DAS OUTRAS PESSOAS
Percepção Seletiva- A percepção seletiva nos permite uma "leitura rápida" dos outros, mas com o risco de obtermos uma figura imprecisa. Como sempre vemos aquilo que queremos ver, podemos tirar conclusões erradas de uma situação ambígua.
Projeção- É mais fácil julgar os outros se pressupormos que eles são parecidos conosco. As pessoas que fazem projeção tendem a ver as outras de acordo com o que são elas mesmas, em vez de como as pessoas observadas realmente são.
*
*
SIMPLIFICAÇÕES FREQUENTEMENTE USADAS NO JULGAMENTO DAS OUTRAS PESSOAS
Efeito de Halo- Quando construímos uma impressão geral de alguém com base em uma única característica - como sua inteligência, sociabilidade ou aparência -, acontece o efeito de halo. Efeitos de Contraste- Não avaliamos as pessoas isoladamente. Nossa reação a uma pessoa é sempre influenciada pelas outras pessoas que encontramos recentemente.
*
*
SIMPLIFICAÇÕES FREQUENTEMENTE USADAS NO JULGAMENTO DAS OUTRAS PESSOAS
Estereotipagem- Quando julgamos alguém com base em nossa percepção do grupo do qual essa pessoa faz parte, estamos usando uma forma de simplificação chamada de estereotipagem. 
Em termos de percepção, se as pessoas esperam ver estes estereótipos, será o que elas perceberão, mesmo que os estereótipos não reflitam a realidade, podendo ser uma falsa premissa sobre um grupo.
*
*
FATORES DA PERCEPÇÃO
INTERNOS
1 –motivação
2 -experiência anterior
3 -fenômeno social
EXTERNOS
1 –Intensidade
2 –Contraste
3 –Movimento
4 -Incongruência
*
*
Fatores internos
Os fatores internos que mais influenciam a atenção são
 1-  Motivação (prestamos muito mais atenção a tudo que nos motiva e nos dá prazer do que às coisas que não nos interessam); 
2-  Experiência anterior ou, por outras palavras, a força do hábito faz com que prestemos mais atenção ao que já conhecemos e entendemos;
3- Fenômeno Social que explica que a nossa natureza social faz com que pessoas de contextos sociais diferentes não prestem igual atenção aos mesmos objetos (por exemplo, os livros e os filmes a que se dá mais importância)
*
*
Fatores externos
Os fatores externos mais importantes da atenção são :
1- Intensidade (pois a nossa atenção é particularmente despertada por estímulos que se apresentam com grande intensidade e, é por isso, que as sirenes das ambulâncias possuem um som insistente e alto); 
2- Contraste (a atenção será muito mais despertada quanto mais contraste existir entre
os estímulos, tal como acontece com os sinais de trânsito pintados em cores vivas e contrastantes); 
*
*
Fatores externos
3- Movimento que constitui um elemento principal no despertar da atenção (por exemplo, as crianças e os gatos reagem mais facilmente a brinquedos que se movem do que estando parados);
4 - Incongruência, ou seja, prestamos muito mais atenção às coisas absurdas e bizarras do que ao que é normal (por exemplo, na praia num dia verão prestamos mais atenção a uma pessoa que apanhe sol usando um cachecol do que a uma pessoa usando um traje de banho normal).
*
*
Importância da percepção na tomada de decisão
O conhecimento da existência de um problema e da necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa. Como devem ser tomadas as decisões? Processo Racional de tomada de decisão: como as pessoas deveriam se comportar para maximizar ou otimizar determinados resultados. Aquele que toma decisões para otimizar é racional, isto é, faz escolhas consistentes, com maximização de valor, dentro de certos limites.Estas escolhas são feitas seguindo-se um modelo de tomada de decisões racionais.
*
*
Importância da percepção na tomada de decisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando