Buscar

REVISÃO PSICOMETRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REVISÃO PSICOMETRIA 
INICIALMENTE COMO INICIOU-SE O USO DE TESTES PSICOLOGICOS. 
INICIALMENTE OS TESTES PSICOLOGICOS INICIARAM-SE PARA O USO NA SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CIVIS NA CHINA, UM MEIO DE SELECIONAR CANDIDATOS PARA UMA VAGA LABORAL. FORAM UTILIZADOS TAMBÉM DE FORMA ANTERIOR A PSICOLOGIA PARA SUPRIR DEMANDAS ESCOLARES RELACIONADAS À AREA DE PEDAGOGIA E AVALIAR APTIDÕES RELACIONADAS A APRENDIZAGEM. DE FATO, A ORIGEM MAIS SISTEMÁTICA DOS TESTES PSICOLOGICOS ATUAIS PODE SER TRAÇADA ATE O INTERESSE DOS ESTUDIOSOS COM A QUESTÃO DO NUMERO DESDE A IDADE MEDIA QUE IRIA DESEMBOCAR NOS PSICOLOGOS DO FIM DO SÉCULO XIX NA ALEMANHA, INGLATERRA, FRANÇA E EUA. 
QUAL A IMPORTÂNCIA DO USO DE TESTES PARA A PSICOLOGIA?
OS TESTES SÃO UM INSTRUMENTO QUE TEM O INTUITO DE FAZER UMA AVALIAÇÃO DO SUJEITO. O TESTE É O INSTRUMENTO QUE VAI INTERMEDIAR A FUNÇÃO DO PSICOLOGO DE AVALIAR E ANALISAR O SUJEITO.
O TESTE É BASEADO EM CONHECIMENTO CIENTIFICO, POSSIBILITANDO ASSIM RESULTADOS CONFIÁVEIS.
APRESENTE O CONCEITO DE PSICOMETRIA.
A PSICOMETRIA É O RAMO DA PSICOLOGIA QUE REALIZA A MEDIDA DE FENOMENOS PSICOLOGICOS. ESSA MEDIDA É FEITA ATRAVES DA ESTATISTICA. 
DESCREVA OS PRINCIPAIS TEORIAS PERCURSORAS DA PSICOMETRIA.
A década de Galton, que foi em 1880 – seus trabalhos sobressaíram porque visavam à avaliação das aptidões humanas por meio da medida sensorial, sendo que tais elaborações tiveram um grande impacto tanto na orientação prática quanto na orientação teórica dos testes psicológicos subsequentes. Isto porque Galton acreditava que toda informação do homem chega pelos sentidos, sendo que quanto melhor o estado destes, melhores seriam as operações intelectuais. Assim, o estudioso se preocupou em estabelecer os parâmetros das dimensões ideais dos sentidos, fazendo um levantamento amplo de medidas sensoriais (PASQUALI, 2001).
A década de Cattell, que compreendeu o período de 1890 – sob a influência de Galton, Cattell, que foi seu discípulo, desenvolveu as medidas das diferenças individuais e a avaliação do desempenho acadêmico, a qual foi largamente utilizada em estudantes de forma indiscriminada e pejorativa. Nessa época, há também a contribuição de Karl Pearson, outro discípulo de Galton, que desenvolveu a técnica analítica da correlação (PASQUALI, 2001).
A década de Binet, que abarcou o ano de 1900 – nesse momento a avaliação das aptidões humanas, tendo em vista à predição na área acadêmica e na área da saúde, exerceu total predomínio com os trabalhos de Binet, o qual, concomitantemente a Simon, elaborou testes de conteúdo mais cognitivo, não sensorial, e que abrangiam funções mais amplas, não específicas. Todavia, no mesmo período, Spearman contribuiu com a elaboração dos fundamentos da teoria clássica dos testes psicológicos (SILVA, 2008).
A era dos testes de inteligência, que ocorreu de 1910 a 1930 – este período se desenvolveu sob a influência dos trabalhos, até então, elaborados por Galton, Binet, Simon e Spearman. Além disso, também se desenvolveu sob o impacto da primeira guerra mundial, a qual impôs a necessidade de seleção rápida, eficiente e universal de recrutas para o exército. Este fenômeno fez com que vários estudiosos desenvolvessem testes de inteligência e de seleção para soldados, os quais introduziram os testes de aplicação coletiva, pois até então os testes eram todos de aplicação individual, e passaram a ser maciçamente utilizados (PASQUALI, 2001).
A década da análise fatorial, 1930 – como os testes de inteligência eram demasiadamente dependentes da cultura em que eram criados, os psicólogos estatísticos começassem a repensar as ideias de fator geral universal, a qual já havia sido abordada por Spearman. Por conseguinte, estudiosos como Thomson e Thurstone se dedicaram à elaboração de testes psicológicos que levavam em consideração os fatores universais, os quais também passaram a ser demasiadamente utilizados, de forma indiscriminada e pejorativa, nas indústrias e nas instituições de ensino, resultando na fala de credibilidade dos mesmos (SILVA, 2008).
A era da sistematização, que compreendeu o período de 1940 a 1980 – nessa época é marcada por duas tendências opostas, as quais tinham o intuito de resgatar a credibilidade dos testes psicológicos: os trabalhos de síntese que, de modo geral, tentavam sistematizar os avanços, da área em questão, até então conseguidos e os trabalhos de críticas que, de forma sucinta, levantaram os problemas da teoria clássica e iniciaram o desenvolvimento da teoria moderna. É importante pontuar que nesse contexto foi criada uma coletânea de todos os testes existentes no mercado, a qual vem sendo refeita periodicamente, e que a American Psychological Association – APA introduziu as normas de elaboração e uso dos testes (SILVA, 2008).
A era moderna dos testes psicológicos, teoria de resposta ao item – TRI, que iniciou em 1980 – atualmente a TRI é o que há de mais novo no âmbito em questão, embora ela possua problemas, os quais a impede de se tornar o modelo moderno definitivo de testes, e ela não substitui todos os testes clássicos. Todavia, nos dias atuais existem quatro linhas genéricas em que os testes psicológicos vêm atuando: a sistematização dos testes clássicos; a sistematização e pesquisa na TRI; a pesquisa em uma série de áreas paralelas, como por exemplo, com os testes com referência a critério, os testes sob medida, a validade dos testes e os vieses dos testes e as pesquisas na área das aptidões pelo estudo dos componentes cognitivos (PASQUALI, 2001).
A PSICOMETRIA É UMA DISCIPLINA DA CIÊNCIA MATEMÁTICA OU PSICOLOGICA? 
CIÊNCIA PSICOLOGICA, POIS A PSICOMETRIA SE BASEIA EM UMA TEORIA PSICOLOGICA A QUAL SERÁ A SUSTENTAÇÃO PARA PRODUZIR UM TESTE PSICOLOGICO. 
CONCEITUE TRAÇO LATENTE.
VÁRIAS EXPRESSÕES REPRESENTAM O TRAÇO LATENTE: CONSTRUCTO, ESTRUTURA PSÍQUICA, PROCESSO COGNITIVO, PROCESSO MENTAL, HABILIDADE, APTIDÃO, TRAÇO DE PERSONALIDADE, ETC. A PSICOMETRIA TRABALHA COM O CONCEITO FATORISTA DE TRAÇO LATENTE. 
POR FATORISTA ENTENDE-SE:
VARIAVEIS FORTE ÀS QUAIS SÃO RESPONSÁVEIS PELA QUALIDADE DA EXECUÇÃO DAS TAREFAS COMPORTAMENTAIS.
OS FATORES EXPRESSAM UM CONJUNTO DE PROCESSOS COGNITIVOS ELEMENTARES NECESSÁRIOS PARA A EXECUÇÃO DE UMA TAREFA CONCRETA.
CONJUNTO DE PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA A EXECUÇÃO DE UMA TAREFA.
COMO A PSICOMETRIA REPRESENTA O TRAÇO LATENTE? QUAL A FINALIDADE DE SE REPRESENTAR O TRAÇO LATENTE?
REPRESENTA O TRAÇO LATENTE A PARTIR DOS TESTES PSICOMETRICOS A PARTIR DA MEDIDA DO COMPORTAMENTO. A FINALIDADE É AVALIAR A RESPOSTA QUE PODE IDENTIFICAR TRANSTORNOS, TRAÇOS DE PERSONALIDADE... OU QUALQUER FENOMENO PSICOLOGICO.
QUAIS OS PARAMETROS USADOS PELA PSICOMETRIA PARA REPRESENTAR O TRAÇO LATENTE A PARTIR DO COMPORTAMENTO.
MODALIDADES
VERBAL (TESTE DE ANSIEDADE)
MOTOR (TESTE DE ATENÇÃO)
SATURAÇÃO: O QUANTO DETERMINADOS COMPORTAMENTOS REALMENTE REPRESENTAM O TRAÇO LATENTE.

Outros materiais