Buscar

apo l ESTUDOS DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA, AFRICANA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDOS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA
Questão 1/10
Leia o trecho a seguir:
“A educação renascentista visava ao homem burguês, ao clero e à nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura.”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/#ixzz3fjtlNKlQ Acesso em 12/07/15.
Sobre as características da educação no Período do Renascimento, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:
	
	A
	Inexistência de crítica aos valores medievais.
	
	B
	A diminuição do número de colégios.
	
	C
	A autoridade em detrimento à liberdade.
	
	D
	As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Você acertou!
As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo (p. 53-60).
	
	E
	A desvalorização de estudos relacionados à cultura greco-romana.
Questão 2/10
Observe a imagem:
  
https://www.google.com.br/ Acesso em 23/07/2015
 
As principais temáticas abordadas pelos estudos feministas, em articulação com o ativismo, no final da década de 1960, foram:
	
	A
	A transexualidade, a homossexualidade e a maternidade.
	
	B
	A maternidade, a homossexualidade e a violência contra a mulher.
	
	C
	A violência contra a mulher, a transexualidade e a maternidade.
	
	D
	A homossexualidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
	
	E
	A maternidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
Você acertou!
“Muito interligados, estudos e ativismo estavam centrados nos significados da maternidade, numa melhor compreensão das relações conjugais e no combate à violência contra a mulher.” (p. 67)
Questão 3/10
Leia o trecho a seguir:
“A educação foi tratada no discurso inaugural do Imperador, na abertura da Assembleia Constituinte [1823], ocasião em que afirmou ser necessária uma legislação especial que disciplinasse a matéria. ”
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Maria Cristina. O direito à educação nas Constituições Brasileiras. Revista da Faculdade de Direito. São Paulo, v. 5, n. 5., p. 146-168. 2008, p. 148.
Sobre a educação nos primeiros anos do Império brasileiro, retratada no discurso acima,  assinale a alternativa correta:
	
	A
	A fala de D. Pedro I corroborou o que foi elaborado durante a Constituinte de 1823, pois a partir dessa legislação a educação se tornou responsabilidade da União, excluindo a iniciativa privada.
	
	B
	A Constituição de 1824 afastou a instrução primária do Estado, relegando-a aos jesuítas nos mesmos moldes da educação colonial.
	
	C
	Graças ao grande contingente de professores nesse período, D. Pedro conseguiu colocar em prática o que prometeu em seu discurso, fortalecendo e expandindo a educação básica.
	
	D
	Apesar da fala do imperador sobre a necessidade de legislar sobre a Educação, no contexto da Constituinte de 1823, o Estado Imperial não se envolveu de forma concreta na educação básica.  
Você acertou!
“Segundo Chizzotti (2001, p. 30-31), o ‘problema da instrução pública foi introduzido pelo discurso inaugural da Constituinte, feito por D. Pedro I, que afirmava: ‘ Tenho promovido os estudos públicos, quanto é possível, porém, necessita-se de uma legislação especial’. Essa promoção pode ser questionada, uma vez que após a Independência a educação ficou praticamente abandonada. Essa Constituinte ficou mais caracterizada por ‘discursos veementes e oradores esfuziantes sobre a instrução, que por diretrizes fundamentais para a Educação nacional. A educação básica ficou absolutamente relegada à iniciativa privada até o Ato Adicional de 1834”.
	
	E
	A educação proposta pela Constituição de 1824 visava atender apenas às classes dominantes, que colocavam seus filhos nas escolas públicas, enquanto as classes populares pagavam pelo ensino.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto:
“Desde o início de sua carreira, Agassiz buscava encontrar o plano de criação do mundo a partir das observações sobre a distribuição dos peixes nos mares e rios, inclusive os peixes fósseis. Um grande problema para os não-evolucionistas da época era explicar por que os animais fósseis são diferentes dos atuais. (...) Deus teria recriado várias vezes os animais e plantas.” 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: KURY, Lorelai B. A sereia amazônica dos Agassiz: zoologia e racismo na viagem ao Brasil. Revista brasileira de História, v. 21, n. 41, p. 157-172, 2001.
Além de teorias que contestavam a evolução das espécies, Louis Agassiz era também um representante da escola etnológica-biológica na explicação das “raças”. Assinale a frase que contém uma ideia correspondente com o pensamento desta escola:
 
	
	A
	A mistura das raças poderia gerar um homem superior.
	
	B
	O mulato seria o vetor de uma civilização melhorada geneticamente.
	
	C
	Os traços físicos determinam a moral dos indivíduos.
Você acertou!
“A ideia subjacente aqui coloca a preeminência de traços físicos na interpretação moral dos indivíduos” (p. 102-103.)
	
	D
	Não acreditava-se  na superioridade da “raça” branca.
	
	E
	O Brasil seria o grande exemplo de sociedade que caminha para a perfeição racial.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
“Gilberto Freyre é, talvez, o mais complexo, difícil e contraditório entre nossos grandes pensadores. Sua obra tem permanecido um desafio constante aos comentadores, (...) e a vitalidade de seu pensamento se mostra no crescente interesse por sua obra. Ele é, talvez, o mais moderno entre os clássicos do pensamento social brasileiro e suas questões ganham ao invés de perderem em atualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: SOUZA, J. Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira. Tempo social, v. 12, n. 1, 2000.
Sobre o pensamento de Gilberto Freyre no que tange às “raças” no Brasil, é correto afirmar:
	
	A
	A miscigenação é a causa do conflito entre as “raças”.
	
	B
	Atraso e degeneração populacional é o que acontece no Brasil.
	
	C
	Reforça a visão negativa sobre o arranjo racial brasileiro, concordando com os autores que o precederam.
	
	D
	A harmonia entre as raças é fruto de sua mistura.
Você acertou!
“A mistura racial promoveria o clima fértil para a construção de uma harmonia entre as raças.” p. 106.
	
	E
	O preconceito racial é marcante no “caráter brasileiro”.
Questão 6/10
Leia o trecho a seguir:
“O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm Acesso em: 12/07/15
Sobre a educação na Idade Média, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV. Os livros, referências e obras da cultura greco-romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé. A memorização e a oralidade foram os elementos principais
das escolas que aceitavam o método escolástico. Os livros, referências e obras da cultura greco–romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica. (p. 52-58).
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I e II apenas.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto:
“Nos Estados Unidos da América a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: MARTINS, S. da S. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos Feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996.
Sobre as políticas afirmativas nos EUA, marque as asserções verdadeiras com V e as falsas com F, e depois assinale a alternativa com a sequência correta.
I.(  ) A política de cotas esteve presente desde a independência americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II.(  ) Nos EUA, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV.( ) As políticas afirmativas nos EUA foram influenciadas por medidas semelhantes adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África.
 
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
Sobre a II e a IV: “… como resultado da luta da comunidade negra estadunidense por direitos civis, desencadeada nos anos 1950, os Estados Unidos incorporaram, na década seguinte, à sua legislação e prática social, mecanismos que surgiram do contexto de descolonização do mundo afro-asiático.” (p. 165). Sobre a III: “a experiência dos negros estadunidenses reforçou (...) a luta das mulheres pela igualdade em todas as esferas da vida pública” (p. 165).
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – F – F – V
	
	E
	V – V – F – F
Questão 8/10
Leia o trecho a seguir:
“A educação renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/#ixzz3fjtlNKlQ  Acesso em 12/07/15.
O período renascentista foi marcado por mudanças significativas na Educação. Sobre as características da educação renascentista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A escolástica foi substituída pelo humanismo e as instituições educacionais perceberam essa mudança nas práticas e conteúdo.
( ) É nesse período que ocorre o reconhecimento das necessidades específicas para a infância e a adolescência.
( ) Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela  educação.
( ) As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	V – V – F – F.
	
	D
	F – V – V – V.
Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela a educação. As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento (p. 52-61).
	
	E
	V – F – F - F.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“(...) é mais fácil dizer que o Brasil foi formado por um triângulo de raças (...) do que assumir que somos uma sociedade hierarquizada, que opera por meio de gradações e que, por isso mesmo, pode admitir, entre o branco superior e o negro pobre e inferior, uma série de critérios de classificação. (...) podemos situar as pessoas pela cor da pele ou pelo dinheiro. Pelo poder que detêm ou pela feiura de seus rostos. Pelos seus pais e nome de família, ou por sua conta bancária”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:DA MATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984. p. 31-32 
Em relação a estas formas complexas com que se articula o preconceito e a discriminação racial no Brasil, e considerando o pensamento de Roberto Da Matta, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
(   ) No Brasil o sistema de segregação racial é explícito e direto.
(   ) A hierarquia das posições sociais camufla a segregação racial no Brasil.
(   ) No modelo de exclusão racial brasileiro o critério racial nem sempre está evidente.
(   ) O “fábula das três raças” é usado por Da Matta para explicar a ausência de preconceito no Brasil.
A sequência correta é:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F
Você acertou!
“(…) nesse sistema, não haveria a necessidade de uma segregação direta entre negros, brancos, mulatos e mestiços, já que o próprio sistema hierárquico de posições sociais no Brasil dá conta de colocar as diferenças étnico-raciais no ‘seu lugar’.” (p. 135).
	
	E
	V – V – F – F
Questão 10/10
Leia o trecho a seguir:
“O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez (faz) é subjugá-lo, e quando resiste, massacrá-lo”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010, p. 23. v
As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. Quais foram as ações e práticas educativas significativas dos jesuítas? Analise as afirmativas a seguir:
I. As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica.
II. A educação jesuítica aos poucos ganhou espaço nos centros comerciais, pois o ensino enfatizava o diálogo e a disciplina.
III. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas
IV. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II, III e IV apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
: As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância às leis e formalidade pedagógica. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas (p. 64-68).
	
	D
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	E
	Afirmativas I e II apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais