A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
APOL FISICA E MATEMATICA nota 100

Pré-visualização | Página 2 de 3

Estruturantes, em relação à habilidade estruturante, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
(  ) É a capacidade de se fazer o uso organizacional da Matemática em domínios externos a ela (especialmente em Física).
(  ) É a habilidade de pensar matematicamente os fenômenos do mundo físico, ou, de ler esse mesmo mundo por meio de uma linguagem matemática, ou ainda, de estruturar o mundo físico por meio da matemática.
( ) É a capacidade de manipular tecnicamente gráficos, tabelas, dados estatísticos etc.
( ) É a capacidade de manipular tecnicamente números, equações, figuras geométricas etc.
( ) Naturalmente, a busca pelo desenvolvimento de habilidades estruturantes no ensino de Física passa pela formulação de leis e princípios.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V – V
	
	E
	V – F – V – F – V
	
	
	
	
Questão 1/2 - Física e Matemática: Aproximações 
Leia o excerto a seguir:
“Chamaremos simplesmente de Modelo Matemático um conjunto de símbolos e relações matemáticas que representam de alguma forma o objeto estudado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem matemática. Book August, 2002, p. 20-22.
De acordo com o texto-base Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, leia as afirmações abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Para McLone, um modelo matemático é um construto matemático abstrato simplificado, que representa uma parte da realidade com algum objetivo particular.
(   ) Ferreira Jr. apresenta uma definição generalizada de modelo matemático a partir de uma abordagem abstrata dos conceitos básicos de dimensão, unidade e medida.
(   ) A importância do modelo matemático consiste em se ter uma linguagem concisa que expressa nossas ideias de maneira clara e sem ambiguidades, além de proporcionar um arsenal enorme de resultados (teoremas) que propiciam o uso de métodos computacionais para calcular suas soluções numéricas.
(   ) Os modelos matemáticos podem ser formulados de acordo com a natureza dos fenômenos ou situações analisadas e classificados conforme o tipo de matemática utilizada: linear ou não linear, estático, educacional, estocástico ou determinístico.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – V – V – V
	
	C
	F – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – F – F – V
Questão 2/2 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando se procura refletir sobre uma porção da realidade, na tentativa de explicar, de entender, ou de agir sobre ela – o processo usual é selecionar, no sistema, argumentos ou parâmetros considerados essenciais e formalizá-los através de um sistema artificial: o modelo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem matemática. Book August 2002, p. 19-20. 
De acordo com o texto-base Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, em relação ao Modelo Objeto, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São características desse modelo: a inconstância e a heterogeneidade das variáveis.
	
	B
	A representação desse modelo pode ser pictórica, conceitual ou simbólica.
	
	C
	O modelo em questão busca ter uma representação da totalidade e o controle do fenômeno ou objeto modelado.
	
	D
	O modelo objeto é construído em torno do modelo teórico.
	
	E
	Suas relações são obtidas por meio de hipótese ou de experimentos.
APOL – NOTA 100
Questão 1/5 - Física e Matemática: Aproximações 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A metodologia de ensino através da resolução de problemas traz simultaneamente as principais dimensões do trabalho docente: o ensino, a aprendizagem e a avaliação. No entanto, o envolvimento dos estudantes nas tarefas de resolução de problemas é diferente: uns mais, outros menos e alguns até indiferentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 299-311, maio 2012. p. 303.
De acordo com o texto-base Resolução de problemas nas aulas de Matemática, em relação à prática docente na metodologia de ensino através da resolução de problemas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Nessa prática docente, o aleatório e o não pensado são situações que não ocorrem durante a busca das soluções para os problemas trabalhados.
	
	B
	Nessa prática pedagógica, quase tudo é previsível, conhecido e, por decorrência, controlável nas aulas de resolução de problemas.
	
	C
	Nessa prática docente, quase sempre, impera a imprevisibilidade e a incerteza e, por isso, gera a necessidade constante de avaliação das consequências das ações propostas.
	
	D
	O surgimento de situações inesperadas é pouco constante e, por isso, exige pouca preparação do professor para enfrentá-las.
	
	E
	Nessa prática docente, o professor é mais solicitado a responder às perguntas dos alunos do que formulá-las.
Questão 2/5 - Física e Matemática: Aproximações 
Leia o fragmento se texto a seguir:
“Em relação ao papel da Matemática no ensino de Física, a habilidade estruturante desempenha uma função muito importante, pois diz respeito à formulação do pensamento matemático, à problemática ou o conhecimento em questão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n.2, p. 190, jul. 2009.
De acordo com o texto-base Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes, em relação à habilidade estruturante, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) É a capacidade de se fazer o uso organizacional da Matemática em domínios externos a ela (especialmente em Física).
(   ) É a habilidade de pensar matematicamente os fenômenos do mundo físico, ou, de ler esse mesmo mundo por meio de uma linguagem matemática, ou ainda, de estruturar o mundo físico por meio da matemática.
(   ) É a capacidade de manipular tecnicamente gráficos, tabelas, dados estatísticos etc.
(   ) É a capacidade de manipular tecnicamente números, equações, figuras geométricas etc.
(   ) Naturalmente, a busca pelo desenvolvimento de habilidades estruturantes no ensino de Física passa pela formulação de leis e princípios.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V – V
	
	E
	V – F – V – F – V
0:01:30
Questão 3/5 - Física e Matemática: Aproximações 
Leia o excerto a seguir:
“Nos livros de Física, as leis ou conceitos, geralmente, são expressos por meio de fórmulas matemáticas. Um exemplo é a fórmula matemática que representa a lei de Coulomb e dada, em módulo, por: F=14πε0q1q2r2,F=14πε0q1q2r2,   sendo FF – a força, q1q1 e q2q2 – as cargas elétricas dos corpos, rr – a distância entre eles e ε0ε0 é a constante de permissividade elétrica do meio em que se encontram os corpos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino da Física. v. 19, n. 1: p. 88-108, ago. 2002, p. 95.
De acordo com o texto-base A matemática como estruturante do conhecimento físico, assinale a alternativa que corresponde à descrição correta da fórmula matemática mostrada acima.
	
	A

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.