Buscar

Aula 1 2 3

Prévia do material em texto

Aula 02: A Administração de RH no Contexto Organizacional
A Importância da Administração de Recursos Humanos nas Empresas
Por que outros profissionais, que não são da área de Administração, necessitam conhecer a ARH? Administrar recursos humanos é diferente de administrar qualquer outro recurso organizacional, porque envolve algumas dificuldades.
GESTÃO DE PESSOAS 
A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial, na medida que administra e soluciona impasses comuns a todos. 
Entenda porque analisando um exemplo.
Um impasse organizacional > Dependência de recursos (da ciência política)
Contribuição da ARH na solução desse impasse > As práticas de RH ajudam a empresa a adquirir um suprimento estável de recursos escassos (capital intelectual e humano) que auxilia a empresa a competir. 
ARH consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
A definição de ARH apresentada: 
• significa conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável;   
• representa o que provoca euforia e entusiasmo, mas também as coisas pequenas e numerosas que frustram e impacientam, que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização;   
• considera a espécie e qualidade de vida que a organização e seus participantes levarão e a espécie de participantes que a organização pretende cultivar.
A ARH é uma área interdisciplinar e envolve conceitos de diversas áreas de conhecimento. Veja quais são essas áreas.
Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto a aspectos internos (introversiva) da organização, como a aspectos externos (extroversiva) ou ambientais.
TÉCNICAS APLICADAS NA GESTÃO DE PESSOAS
Algumas técnicas de ARH visam à obtenção e ao fornecimento de dados, enquanto outras são, basicamente, decisões tomadas sobre dados. O quadro mostra exemplos dessas técnicas. Observe.
A ARH depende: 
• do ambiente organizacional; 
• da tecnologia empregada na organização; 
• das políticas e diretrizes vigentes na organização; 
• da filosofia administrativa preponderante na organização; 
• da concepção existente na organização acerca do homem; 
• da quantidade e qualidade dos recursos humanos disponíveis na organização.
Porque?
Na medida em que mudam esses elementos, muda também a forma de administrar os recursos humanos da organização. Daí o caráter contingencial ou situacional da ARH. Pois ela não se compõe de técnicas rígidas e imutáveis. Mas sim, técnicas altamente flexíveis e adaptáveis, sujeitas a um dinâmico desenvolvimento. 
O caráter multivariado e contingencial da ARH reside no fato que tanto as organizações quanto as pessoas são diferentes. A ARH não é um fim em si mesma, mas um meio de alcançar a eficiência e eficácia das organizações por meio das pessoas, permitindo condições favoráveis para estas alcançarem seus 
objetivos pessoais.
Principais Objetivos da ARH
1 - Criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização.
2 - Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos e alcance dos objetivos individuais. 
3 – Alcançar eficiência e eficácia por meio dos recursos humanos disponíveis.
Eficiência – utilizar adequadamente os recursos disponíveis.
Eficácia – Gerar resultados para a organização. 
MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO
• As organizações são criadas para fazer alguma coisa. Todas têm uma missão a cumprir.
• Significa uma incumbência que se recebe. Representa a razão de ser de uma organização.
• Pode ser definida em uma declaração formal e escrita – credo da organização.
• Tem que ser objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora.
• Deve ser atualizada e redimensionada com o passar do tempo, embora seja relativamente fixa e estável.
• Perguntas básicas para definir uma Missão: Quem somos nós? O que fazemos? Por que fazemos o que fazemos?
NEGÓCIO 
Observe o quadro descrevendo a visão que determinadas empresas têm dos seus negócios. Procure perceber as diferenças entre os dois tipos de visão.
• O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente. 
• O negócio de uma empresa consiste na relação entre produto e mercado. 
• As empresas podem ter visão estreita ou ampliada do negócio, o que lhe servirá de orientação.
VISÃO 
Observe o quadro descrevendo a visão que a Empresa X tem dos seus negócios no presente e no futuro. Procure compreender o significado dessa visão para a organização. 
OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS
Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo.
Os objetivos devem ser focalizados em resultados, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis, ser alcançáveis.
Tipos de Objetivos: rotineiros (cotidianos), inovadores (agregam algo novo) e de aperfeiçoamento (incrementos).
Definimos Meta como um objetivo a curto prazo; no exemplo apresentado, uma das metas poderia ser - treinar toda a Gerência da Empresa em 6 meses.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL 
É um meio para realizar a missão e alcançar os objetivos organizacionais decorrentes da visão da empresa. 
É construída a partir? A Estratégia Organizacional parte dos objetivos estratégicos, da missão e da visão que se pretende realizar.
Definição: É um conjunto de manobras que se desenvolve em um ambiente competitivo.
Representa o caminho escolhido pela empresa para enfrentar as turbulências externas e aproveitar os seus recursos da melhor maneira possível.
Qual a influência da Estratégia Organizacional com os colaborados? Deve motivar e envolver os colaboradores.
Análise do ambiente 
É o processo de identificação de oportunidades e ameaças. Trata-se de um mapeamento ambiental para saber o que há no entorno. 
Análise Organizacional 
É o processo de identificação de forças e fraquezas da empresa. Trata-se de um levantamento das habilidades e capacidades da empresa que precisam ser plenamente aplicadas e de seus pontos nevrálgicos que precisam ser corrigidos ou melhorados. É fazer um levantamento interno para saber qual é a vocação da empresa e no que ela pode ser mais bem-sucedida.

Continue navegando