Buscar

AV TCC 2016 Letras Português

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Disciplina:  TCC EM LETRAS (LÍNGUA PORTUGUESA)
	Avaliação:  CEL0261_AV_201406015598      Data: 24/03/2017 16:31:24 (F)      Critério: AV
	Aluno: 
	Professor:
	FRANCISCO JOSE NEIVA LACERDA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5      Nota de Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 0
	
	 1a Questão (Ref.: 253227)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: O Ensino de Língua Portuguesa tem sido uma questão muito discutida ultimamente, pois o rendimento acadêmico dos alunos das séries finais do ensino fundamental tem sido muito abaixo do esperado. Geralmente, eles passam, em média, nove anos nessa etapa e a concluem apresentando grandes dificuldades para ler e escrever com desenvoltura. Cabe então um questionamento: Como o ensino de Língua Portuguesa tem sido trabalhado na escola e qual a sua relação com baixo rendimento dos alunos nas séries finais do ensino fundamental? Para responder a este questionamento, estabelecemos como objetivos de pesquisa: 1-Analisar como o enisno de Língua Portuguesa tem acontecido na escola; 2-Verificar a concepção que o professor tem de língua e linguagem; 3-Analisar os resultados da Prova Brasil em Língua Portuguesa aplicada no 9} ano do Ensino Fundamental, no ano de 2015; 4-Verificar em que medida o professor de Língua Portuguesa tem conseguido garantir o uso eficiente do código linguístico em suas múltiplas formas.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 253226)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: Em meu referencial teórico defendo que a escola tem confundido o Ensino de Língua Portuguesa com o ensino de gramática e isso tem provocado um ensino descontextualizado, de modo que a maioria dos alunos tem concluído o ensino fundamental apresentando grandes dificuldades para ler e escrever com desenvoltura. Desse modo, para embasar as discussões apresentadas no meu trabalho, ganham destaque os autores Irandé Antunes (Para além da gramátca, 2007),Sírio Possenti (Por que (não) ensinar gramática na escola, 1996) e Luiz Carlos Travaglia (Por uma proposta de ensino de gramática no 1} e 2} graus, 1997), pois eles tratam do assunto com muita clareza e propriedade. Concordando com eles, o ensino da língua materna pautado numa metalinguagem técnica, ou seja, em estudos teóricos da língua não garantem o domínio tampouco o uso efetivo das práticas de linguagem nos diferentes contextos e situações sociais. O ensino de Língua Portuguesa deve ser pautado em práticas efetivas de linguagem, de modo que a sala de aula seja um espaço de leitura, escrita, oralidade e interpretação de texto, ou seja, um espaço em que a linguagem seja tratada como um mecanismo de interação verbal e não um espaço de mera descrição da gramática.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 253229)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: Como o meu trabalho tem como objetivo analisar como tem acontecido o ensino de Língua Portuguesa na escola e em que medida ele está relcionado ao baixo desempenho dos alunos das séries finais do ensino fundamental, procurei fazer, à luz de autores que estudaram a Língua Materna, um levantamento bibliográfico que pudesse fornecer o alicerce teórico para fundamentar os meus estudos. Desse modo, minha pesquisa tem caráter bibliográfico e exploratório.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 253232)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: A partir das reflexões realizadas para a elaboração do meu trabalho, pude observar que uma das variáveis (talvez a mais importante) que tem influneciado o baixo rendimento escolar dos alunos das séries finais do ensino fundamental está diretamente ligada à forma como o ensino de Língua Portuguesa tem sido tratado na escola. Sendo assim, se o objetivo do ensino da língua materna tem como objetivo formar alunos linguisticamente competentes tanto na comunicação leitora, quanto escrita e oral, ou seja, formar alunos que saibam ler, oralizar e escrever com competência e desenvolvtura nos mais diversos contextos e situações sociais, é preciso mudar o jeito de ensiná-la. E isso implica, necessariamente, um redesenho da proposta curricular da escola; uma reflexão sobre a concepção que o professor tem de língua e de linguagem; e, sobretudo, um repensar da prática docente, a qual precisa tomar o texto como ponto de partida e de chegada. Assim como precisa também criar condições favoráveis para que a sala de aula se tranforme num espaço de práticas efetivas de linguagem vinculadas aos seus usos e funções sociais.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.
		
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais