Buscar

Fundamentos e Teoria Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Atenção! O "brainstorming", na prática, faz um grande levantamento, um verdadeiro “inventário", anotando problemas da área. Isto é fundamental para um passo importante a ser dado em seguida, que é classificá-los em problemas de sua área e problemas fora de sua área. Disserte sobre o brainstorming. 
R: É uma técnica espontânea, para gerar o maior número possível de sugestões e estimular o pensamento criativo. O "brainstorming", na prática, faz um grande levantamento, e um verdadeiro "inventário" de problemas ou situações a serem trabalhadas. 
2. Empresas e organizações apresentam diversos tipos de perfis psicológicos dentre os inúmeros funcionários que se apresentam em suas estruturas hierárquicas. Dentre os integrantes dos níveis gerenciais, por exemplo, podemos encontrar pessoas que possuem formas de agir que sejam positivas e motivem a equipe de trabalho. 
R: Delegação: baixo grau de comportamentos de apoio e diretivo. Treinamento: alto grau de comportamento de apoio e diretivo. Apoio: alto comportamento de apoio e baixo comportamento diretivo. 
Direção: baixo comportamento de apoio e alto comportamento diretivo. 
4-Entender a organização como sistema aberto é perceber que ela influencia e sofre influência do ambiente externo, além de ser ela própria um sistema. Na década de 1960, surge um estudo na Administração, incorporado da Biologia, chamado de TGS. Dessa forma, o que significa TGS e como ela foi aplicada à Administração?
R:TGS significa - Teoria Geral de Sistemas.
Ela foi aplicada à Administração da seguinte forma: O postulado principal da TGS é que a natureza não está dividida em áreas, por isso, os sistemas devem ser estudados como entidades, universalmente. Esse novo paradigma, uma visão de mundo voltada para os sistemas, deve ser aplicável a todos os ramos de conhecimento. Nos estudos administrativos, a TGS foi o caminho para o pensamento sistêmico, isto é, compreender as organizações como sistemas: um todo organizado composto de partes que são interdependentes e que trabalham em sintonia para atingir determinado objetivo comum. Assim, como todos os sistemas, as organizações são constituídas de partes físicas (itens materiais, como máquinas e equipamentos) e conceituais (manifestações do comportamento intelectual, como ideias e conceitos). Quanto à natureza, os sistemas podem ser classificados em abertos e fechados. Sistemas abertos são os que interagem com o ambiente e fechados, aqueles que não estão sujeitos a influências do ambiente e tampouco exercem influência sobre ele. Por seu comportamento dinâmico e não estático, a organização é um sistema aberto.
5. A liderança não pode ser vista como atributo de apenas uma pessoa. Ela é um processo  interpessoal envolvido em um intricado contexto, no qual se combinam quatro variáveis: as características do líder, dos liderados, da tarefa e a conjuntura social, econômica e política. Descreva de forma breve as quatro variáveis. 
R:O LÍDER - Na função de líder, os resultados desses profissionais sofrem interferências de suas características individuais, seu estilo de liderança e suas motivações. Agir de modo autoritário, ter uma boa capacidade de comunicação ou gostar de liderar, entre outros aspectos associados ao comportamento do líder, traz consequências às relações de liderança.  
OS LIDERADOS  - Um  líder  só  exerce  seu  papel  se  tiver  pessoas  para  liderar. Assim, o comportamento dos liderados - suas motivações, interesses e capacidades - também intervém nos resultados dessa relação.
A TAREFA  - A liderança envolve sempre um objetivo a ser cumprido, uma tarefa ou missão a ser realizada. O que une líderes e liderados e os mantêm unidos é um propósito em comum. São dois os tipos de missão, segundo os autores: a missão de cunho moral e a calculista.
A CONJUNTURA - As circunstâncias que cercam o exercício da liderança também trazem consequências aos seus resultados. Aspectos culturais, fatores históricos e organizacionais, entre outros, podem mudar o rumo de uma relação entre líderes e liderados. Esses fatores servem de subsídio ao estudo da chamada liderança situacional.
6. Os conceitos de centralização e descentralização envolvem a delegação de autoridade e estão relacionados ao nível hierárquico em que as decisões são tomadas. Assim, explique como podemos identificar uma empresa centralizada. R:Uma organização é centralizada quando existem limitações na delegação de autoridade, com as decisões sendo tomadas próximas ao topo da hierarquia organizacional. Do contrário, quando a autoridade é delegada e os níveis mais baixos contribuem ou são dotados de arbítrio para decidir, dizemos que a organização é descentralizada.
3. Ao longo do tempo, as organizações vêm aperfeiçoando seus processos produtivos com o intuito de reduzir seus custos e aumentar sua lucratividade. Assim, muitas dessas empresas optam pelo Just in Time para trabalharem com o mínimo de custo possível em seu processo de produção. Neste contexto, explique como este sistema auxilia as organizações na redução de custos. 
R: O Just in Time é um sistema que trabalha com a produção enxuta, ou seja, sua filosofia prega que as organizações devem ter o mínimo de matéria-prima em estoque para iniciar sua produção, enquanto o restante do material é fornecido diretamente de seu fornecedor. Neste sistema, reduz-se o número de fornecedores para que o sistema seja beneficiado com agilidade na entrega do material necessário. Este sistema também evita a necessidade de enormes armazéns para a estocagem de matéria-prima e produtos acabados, otimizando o espaço.

Outros materiais