A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
HISTÓRIA.docx

Pré-visualização | Página 2 de 5

e pedagógicos, com vistas no formação e aperfeiçoamento profissional dos sócios, além de promover intercâmbio com clínicas e hospitais internacionais.
	
	 
	Atuar no ensino, pesquisa e extensão, através de projetos políticos e pedagógicos, com vistas na formação, aperfeiçoamento e educação continuada dos sócios, além de promover intercâmbio com entidades nacionais e internacionais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Leia as afirmativas abaixo, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia: I. Se faz necessário o entendimento das ciências biológicas e da saúde, incluindo os conteúdos (teóricos e práticos) de bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos; II. Não há necessidade do estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, já que o Fisioterapeuta irá atuar visando o aspecto físico do indivíduo. III. Abrange conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas ações fisioterapêuticas que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes à pesquisa e à prática clínica fisioterapêutica. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	
	
	I e II apenas.
	
	 
	I, II e III.
	
	
	Somente a II.
	
	
	Somente a I.
	
	 
	I e III apenas.
	
	
	
		4.
		A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades gerais:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
II - Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.
III - Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e da bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo de acordo com as necessidades individuais e coletivas;
	
	
	
	
	
	Apenas I e III são verdadeiras
	
	 
	Apenas I e II são verdadeiras
	
	 
	I, II e III são afirmativas verdadeiras
	
	
	I, II e III são afirmativas falsas
	
	
	Apenas III é verdadeira
	
	
	
		5.
		Das competências dos fisioterapeutas, assinale abaixo a incorreta
	
	
	
	
	 
	Prestar esclarecimentos, sanar dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares na seqüência do processo terapêutico, no entanto não é permitido a emissão de laudos, pareceres, atestados e relatórios
	
	 
	Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia bem como seus diferentes modelos de intervenção.
	
	
	Manter o controle sobre à eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes a atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
	
	
	Desempenhar atividades de planejamento organizado e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
	
	
	Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
	
	
	
		6.
		A fisioterapia está buscando cada vez mais firmar-se como ciência através de revisões sistemáticas da literatura, produzindo uma fisioterapia baseada em evidências científicas cujo objeto de estudo é:
	
	
	
	
	
	preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos ou funções orgânicas.
	
	 
	a formação acadêmico-profissional para atuação nos diferentes níveis de assistência.
	
	
	o conhecimento metodicamente ordenado fundamentado em hipóteses.
	
	 
	o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidade.
	
	
	o desenvolvimento de pesquisas.
	 Gabarito Comentado
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
	1.
		¿O campo profissional parece voltado apenas para uma pequena parte de um objeto de trabalho: a doença¿ (REBELATTO; BOTOMÉ, 1999, p.18). O autor alerta com tal afirmação que: I. A formação do fisioterapeuta, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES/2002), enfatiza o estudo das doenças, direcionando o futuro profissional para este objeto de trabalho - a doença; II. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir do desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; III. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir de ações que abrangem os três níveis de atenção à saúde da população. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	 
	As afirmações II e III estão corretas
	
	
	As afirmações I e III estão corretas
	
	
	Somente a afirmação I está correta
	
	 
	Todas as afirmações estão corretas
	
	
	As afirmações I e II estão corretas
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O Decreto Lei n. 938 - de 13 de Outubro de 1969 define: a) Art. 1º. É assegurado o exercício das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, observado o disposto no presente; b) Art. 2º. O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, diplomados por escolas e cursos reconhecidos, são profissionais de nível superior; c)Art. 3º. É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar , desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, marque a alternativa correta:
	
	
	
	
	 
	A Fisioterapeuta precisa da autorização médica para executar seus métodos e técnicas Fisioterapêuticas.
	
	
	O Fisioterapeuta garante sua autonomia a partir do seu direito de prescrever a partir do diagnóstico médico
	
	
	Existem os Fisioterapeutas e os Técnicos em Fisioterapia, cabendo somente ao Fisioterapeuta a autonomia profissional
	
	 
	O Fisioterapeuta garante sua autonomia porque este tem o direito e dever de realizar o diagnóstico Fisioterapêutico
	
	
	O Fisioterapeuta é um profissional que depende do diagnóstico médico para sua atuação.
	
	
	
		3.
		No que se refere à História da Fisioterapia no Brasil, assinale o item correto:
	
	
	
	
	
	O exercício da profissão foi definido pela lei. 6316, no ano de 1984, a partir da criação dos Conselhos COFFITO E CREFITO.
	
	 
	Com as Novas Diretrizes Curriculares, escritas em 2012 e solicitações socioculturais e científicas espera-se formar futuros profissionais capazes de atuar com eficiência e resolutividade, ainda que sem seguir os critérios do SUS.
	
	 
	A Autonomia profissional passou a ser considerada com a Lei 938/69, que oportunizou maior reconhecimento profissional com ações para além da aplicação de técnicas.
	
	
	No final do século XX, o parecer de número 388/66 do Conselho Municipal de Saúde reconhece a Fisioterapia como profissão.
	
	
	O Código de Ética Profissional redirecionou atuação profissional a praticar qualquer ato regulamentado pelo Conselho Municipal.
	
	
	
		4.
		Fisioterapeuta

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.