Buscar

AV EDUCAÇÃO ESPECIAL 2017

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201506914276 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201506914276 - ANTONIA MIRALVA DE ANDRADE
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9004/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 17/03/2017 17:06:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201507067399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	João é um aluno cadeirante que foi matriculado numa escola cujos os laboratórios de informática se localizam no segundo andar. Para o acesso a este pavimento existe apenas uma escada e isso, impossibilita João de se movimentar independentemente na escola. Por ser adolescente, João está se sentindo constrangido todos os dias quando quer usar o laboratório e precisa da ajuda de terceiros para chegar até lá. A família pediu uma reunião com a direção e expôs a situação de constrangimento que é vivida por João, mas a escola não se mostrou solícita a mudar o laboratório para o pavimento térreo e nem para construir uma rampa que facilitasse o acesso. O argumento usado pela direção foi: "Quando matriculamos João, sabíamos que ele teria dificuldades acadêmicas provocadas pela condição da deficiência física. Lamentamos, mas não podemos mudar toda uma estrutura predial só pelo seu filho. Vamos continuar dando apoio a ele todas as vezes que desejar usar o laboratório, pois os inspetores foram treinados a manejarem a cadeira de rodas e, além disso, na política inclusiva o aluno deve se adequar as condições que são oferecidas pela escola já que ele quer estudar na rede regular". Você concorda com a posição desta diretora? Responda se ela está correta no que se refere ao paradigma de inclusão para o cotidiano escolar na rede regular?
		
	
Resposta: NÃO CONCORDO. E A DIRETORA ESTÁ ERRADA, POIS É A ESCOLA QUE TEM QUE SER ADEQUADA PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ESTA ESCOLA NÃO ESTÁ AGINDO DE ACORDO COM A POLÍTICA INCLUSIVA.
	
Gabarito: A diretora não está correta, pois o paradigma de inclusão estabelece que as instituições de ensino devem se adequar às necessidades dos alunos, oferecendo tanto um espaço quanto atividades pedagógicas coerentes com as suas necessidades especiais. Não é o aluno que se adapta à escola. É a escola que tenta incluir o aluno adequando a sua estrutura às necessidades dele.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507067381)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pedro tem 4 anos de idade e foi trazido para um posto de saúde para avaliação neurológica por insistência da mãe que "nunca considerou o filho normal". Desde que nasceu Pedro só gostava de ficar no berço e passava muitas horas observando o movimento repetitivo das hélices dos ventiladores de teto. Sua mãe ficava muito triste porque ele não olhava nos olhos e até hoje, não falava palavras claras e nem atendia pelo nome. Durante o atendimento com o médico, Pedro relutou em entrar no consultório, chorou muito ao ser examinado e ficava balançando os braços num movimento estereotipado que parecia imitar um pássaro. A mãe já tinha tentado colocá-lo numa creche pública, mas ele não se adaptou porque não se alimentava e nem interagia com as outras crianças. Como estava em dúvida se isso fazia parte de um quadro normal no desenvolvimento da criança de 4 anos, o médico solicitou um pedagogo para trabalhar com estimulação precoce e para fazer a mediação de Pedro em sua nova escola. Descreva características importantes do quadro de Autismo que são apresentadas neste caso e como poderá ser feita a mediação na escolarização de Pedro por um pedagogo?
		
	
Resposta: A MEDIAÇÃO DEVE SER FEITA COM RECURSOS APROPRIADOS PARA O ALUNO COM AUTISMO, MOTIVANDO ELE, UTILIZANDO JOGOS, BRINCADEIRAS, ETC. POIS ELE DEVE RECEBER O ATENDIMENTO EDUCATIVO ESPECIALIZADO.
	
Gabarito: Neste episódio, há alguns comportamentos importantes do quadro de autismo, a começar pela dificuldade na interação social acompanhada de prejuízo na comunicação tanto oral quanto ocular. Na mediação, o pedagogo precisará treinar o profissional mediador a ficar sempre próximo de Pedro e traduzir em linguagem o que a professora está dizendo. Deve encorajar Pedro a participar das atividades grupais propostas pela professora e tentar inseri-lo no grupo de colegas bem cautelosamente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507275591)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma escola inclusiva é aquela que:
		
	 
	reestrutura-se para atender às necessidades decorrentes das diversas deficiências.
	
	promove a inserção de alunos com deficiência nas salas de aula somente quando eles se encontram aptos para estudar com seus colegas.
	
	admite alguns alunos com deficiência apenas física.
	
	acolhe alguns alunos, dependendo das suas necessidades.
	
	inclui o aluno com deficiência intelectual somente se ele se comportar adequadamente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507238111)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
		
	
	Paradigma de serviços.
	 
	Paradigma de suportes.
	
	Paradigma integrador.
	
	Paradigma regular.
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507275719)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inclusão provoca um esforço de modernização e reestruturação das condições da maioria de nossas escolas É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais estão escritas abaixo, EXCETO  em:
		
	
	Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor.
	 
	Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue.
	
	Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
	
	Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação.
	
	Estimular o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507255691)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que o Atendimento Educacional Especializado é um direito, toda escola deverá oferecer esse trabalho para atender às necessidades do aluno com deficiência. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um objetivo que devemos trabalhar junto ao aluno com deficiência física:
		
	
	Promover a participação em todos os projetos e atividades escolares.
	
	Construir parcerias com toda comunidade escolar para a definição de estratégias pedagógicas.
	
	Disponibilizar os recursos que favoreçam o acesso do aluno ao currículo comum.
	
	Construir acessibilidade ao espaço físico da escola.
	 
	Facilitar o trabalho com LIBRAS.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507238150)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. A respeito da deficiência visual podemos afirmar que:
		
	
	Baixa visão ou visão subnormal,ocorre somente de forma congênita e leva obrigatoriamente a pessoa ter que utilizar o Sistema Braille como meio de leitura.
	
	Cegueira, caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com cegueira podem ler textos impressos ampliados  ou com uso de recursos óticos especiais.
	
	Baixa visão ou visão subnormal, há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	 
	Cegueira - há perda total da visão, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	
	Cegueira, ocorre somente de forma adquirida e leva obrigatoriamente apessoa ter  que utilizar Libras como forma de comunicação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507246385)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para o aluno com deficiência intelectual, o Atendimento Educacional Especializado deve:
		
	
	Realizar o encaminhamento do aluno para atendimento médico necessário.
	
	Proporcionar oficinas de convivência para alunos com deficiência .
	
	Garantir a vaga do aluno na Escola Especial, garantindo sua frequência.
	
	Oferecer sessões de psicoterapia para o aluno e sua família.
	 
	Oferecer serviço de apoio especializado de acordo com a especificidade de cada aluno.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507047507)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Thalita é uma adolescente de 12 anos de idade que recebeu um diagnóstico de autismo e foi incluída na Escola estadual Gabriela Mistral. Os pais dos seus colegas de classe estão reprovando a atitude da escola por considerar Thalita incapaz de acompanhar os conteúdos do Ensino fundamental. Como professor desta escola, qual argumento poderia ser usado com objetivo de explicar aos pais dos alunos a viabilidade do processo educativo de Thalita na rede regular? Marque a resposta correta.
		
	
	Os autistas não se socializam mesmo e sendo assim, Thalita pouco interferirá na dinâmica da turma.
	 
	Thalita aprenderá através de atividades diversificadas e terá o recurso da flexibilização curricular para acompanhar as atividades realizadas com os seus colegas.
	
	A escola vai receber Thalita e permitir que ela curse seus estudos em classe comum apenas para o cumprimento da lei.
	
	Thalita fará apenas atividades de recreação e educação física com os colegas para ter contato com outros adolescentes.
	
	A lei obriga a escola a receber Thalita, mas não oferece os melhores subsídios para educar a jovem com tão grave transtorno.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507750518)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trabalho de Arte/Educação na perspectiva de uma educação inclusiva envolve a pesquisa de uma proposta de ensino da Arte que abarque o campo:
		
	
	psicológico
	
	auditivo
	
	manual
	
	visual
	 
	multissensorial

Continue navegando