Buscar

apol 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos de Gestão
Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Para levar um empreendimento adiante são necessários recursos para que se saia do campo das ideias e seja posto em prática o empreendimento. Analise as afirmativas a seguir.
I) Caso não se possua os recursos financeiros necessários é possível financiamento ou sócios.
II) Um capitalista de risco disponibiliza o capital, mas não atua operacionalmente no negócio.
III) Um sócio operacional apenas disponibiliza o capital.
IV) Para uma boa sociedade organizacional é necessário que ela seja baseada em laços familiares.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	Afirmativas I e II, apenas.
Você acertou!
I) Caso não se possua os recursos financeiros necessários é possível financiamento ou sócios. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 166) caso o empreendedor não tenha os recursos financeiros necessários, deverá buscar financiamento ou sócios, portanto afirmativa correta.
II) Um capitalista de risco disponibiliza o capital, mas não atua operacionalmente no negócio. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) um capitalista de risco é aquele que disponibiliza capital, mas não atua operacionalmente no negócio, portanto afirmativa correta.
III) Um sócio operacional apenas disponibiliza o capital. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 167) um sócio operacional é aquele que disponibiliza o capital e também atua no empreendimento, portanto afirmativa incorreta
IV) Para uma boa sociedade organizacional é necessário que ela seja baseada em laços familiares. De acordo com Schneider e Branco (2012, p. 168) para se estabelecer uma boa sociedade, não tem, necessariamente, que seja uma relação de sangue, portanto afirmativa incorreta.
	B	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	C	Afirmativa I, apenas.
	D	Afirmativa IV apenas.
	E	Afirmativas I e III, apenas.
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Organizações ocidentais, principalmente americanas e europeias, têm investido seus esforços em converter conhecimento tácito em explícito – em documentos, processos, bases de dados, etc. Esse esforço é comumente chamado de transformação do capital humano ao capital estrutural de uma organização (ALMEIDA e RAPCHAN, 2008). Neste contexto , leia as sentenças abaixo:
I - A empresa inovadora funciona como uma “máquina”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.
II - A empresa inovadora tem na tecnologia o elemento mais importante para criar conhecimento e poder inovar.
III - A empresa inovadora está mais próxima da ideia de um “ser vivo” e de síntese: por meio de interações complexas com o ambiente, o conhecimento tácito e o explícito são utilizados para criar novo conhecimento.
IV - A empresa tradicional (não inovadora) está preparada para enfrentar todos os desafios e contradições do mercado globalizado: necessidades diversificadas dos clientes, produtos inovadores e de qualidade, concorrência acirrada e menor preço.
V - A empresa inovadora funciona como um ”ser vivo”: capta informações do ambiente externo e se adapta a esse ambiente com base em suas metas.
 
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
Nota: 20.0
	A	Apenas a afirmativa V está correta
	B	Apenas as afirmativas I e V estão corretas
	C	Apenas a afirmativa III está correta
Você acertou!
Alternativa correta: C. A empresa inovadora tem como uma de suas principais características a capacidade de adaptação e de transformação, o que passa pela gestão do conhecimento.
	D	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	E	Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Oriundo de uma formação humanista liberal, optou por ver a administração como uma filosofia. Pensador americano que ao invés de analisar cada tarefa em detalhe, buscou princípios gerais de administração subjacentes a todas as tarefas gerenciais, estamos falando de :
Nota: 20.0
	A	
Peter Druker
Você acertou!
Livro Evolução do Pensamento Administrativo - Alternativa A- Página 132
	B	
Tom Peters
	C	
Peter Senge
	D	
Rosabeth Moss Kanter
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
As organizações que buscam disseminar o conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma organização que aprende. Além disso, entende que o indivíduo além de fazer parte da organização, participa de outros grupos como família, amigos, entre outros e traz no conhecimento suas experiências. Em contrapartida, a gestão do conhecimento, enfrenta alguns desafios e a empresa que souber criar oportunidades para passar esses obstáculos tem mais chance de sobreviver no mercado competitivo. Sendo assim, leia as afirmativas abaixo sobre gestão do conhecimento.
I - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
II - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na comunicação entre o departamento de recursos humanos e os executivos das empresas, que valoriza as interações entre si para se apropriar de diferentes formas de conhecimento.
III - A gestão do conhecimento dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.
IV - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
Nota: 20.0
	A	Apenas a afirmativa I está correta
Você acertou!
Alternativa correta: A. A definição de gestão do conhecimento tem algumas variações, mas basicamente se interessa em criar, divulgar e imbuir as pessoas de conhecimentos novos, por exemplo, no contexto organizacional.
 
	B	Apenas a afirmativa IV está correta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais