Buscar

ATIVIDADE 2 DIREITO E LEGILAÇÃO TRIBUTARIA

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	São espécies de tributo, exceto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
O empréstimo compulsório
	Resposta Correta:
	c. 
A Multa;
	Feedback da resposta:
	a multa é penalidade, sanção por ato ilícito, que pode ser omissivo ou comissivo, consistente no descumprimento de uma obrigação, que, no caso do direito tributário, pode ser principal ou acessória. Os tributos, como visto, não têm natureza de penalidade, logo a multa não é uma espécie de tributo. O não pagamento da multa, assim como o não pagamento do tributo geram, para a fazenda pública, um crédito, que pode ser exigido judicialmente.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O objetivo do tributo é carrear recursos financeiros para o Estado. No mundo moderno, todavia, o tributo também é utilizado com outros objetivos. Com relação à função, os tributos são classificados como: Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Fiscal, Estadual e Municipal
	Resposta Correta:
	d. 
Fiscal, Extrafiscal e Parafiscal
	Feedback da resposta:
	Com relação à função, os tributos são classificados como fiscais, extrafiscais eparafiscais
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a Petrobrás, em dezembro de 2015, o preço da gasolina tem a seguinte composição: 16% distribuição; 15% custo do etanol adicionado; 28% ICMS, 10% CIDE, PIS/PASEP, COFINS; 31% realização e custos de produção da Petrobrás. Com esses dados, analise as assertivas:
I. Verifica-se que a parcela de tributação de competência estadual sobre os combustíveis, supera em mais de 100% aquela de competência federal. 
II. A parcela de tributação estadual é de natureza essencialmente fiscal, enquanto que a parcela de tributação federal tem natureza mista de natureza fiscal e, também, de intervenção no domínio econômico;
III. A tributação federal incidente se divide em contribuição para a seguridade social e contribuição para intervenção no domínio econômico;
IV. Assim, toda e qualquer elevação nos preços dos combustíveis deve ser atribuída ao Governo Federal.
Agora marque a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas a alternativa III está correta.
	Resposta Correta:
	b. 
As assertivas I, II e III estão corretas;
	Feedback da resposta:
	o ICMS – Imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços é de competência Estadual, segundo a Constituição de 1988 cabendo ao Estado a revisão anual de suas alíquotas e a complementação de suas regras em legislação estadual especifica. Por ser de competência estadual, cada um dos 27 Estados da Federação estabelece alíquotas diferenciadas, de forma que os dados fornecidos pela Petrobrás informam a média do país. Sendo o ICMS responsável por 31% dos preços dos combustíveis, podemos considerar que são fator determinante para a majoração, manutenção ou redução dos preços de venda. Já os tributos federais incidentes, que correspondem a 10% do preço da gasolina, são dois grupos de contribuição, a CIDE, que tem nítida função extrafiscal, destinando-se à intervenção no domínio econômico, as demais contribuições que têm caráter fiscal e são vinculadas ao financiamento da seguridade social. A composição de custos do petróleo deixa claro que vários fatores interferem no preço final ao consumidor, nem sempre passando pela interferência ou ação do governo federal.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Magna Carta dá poderes ao Executivo para arrecadar tributos a fim de custear as atividades que deve desempenhar, aprovadas no orçamento anual. Entretanto, esse poder não é absoluto, existem  limites por meio de princípios e normas próprias que protege oscontribuintes contra os abusos do poder do fisco. Faça a associação CORRETA:
(1) Princípio da Legalidade Tributária
(2) Princípio da anterioridade Tributária
(3) Princípio da isonomia tributária
(4) Princípio da liberdade de tráfego
(  ) Estabelece a obrigatoriedade de o agente arrecadador tratar igualmente os contribuintesque se encontrem em situação econômica equivalente, assegurando a tributação deacordo com a capacidade contributiva do sujeito passivo, buscando realizar, dessa forma, atributação com justiça social.
(  ) Estabelece que nenhum tributo será instituído, nem majorado, a não ser em virtude de lei. É também conhecido como princípio da tipicidade fechada.
(  ) Veda às entidades tributantes o estabelecimento da limitação ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais.
(  ) Define a vedação de cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que seja publicada a lei que o instituiu ou aumentou.
A sequência correta é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
3 – 1 – 4 – 2
	Resposta Correta:
	e. 
3 – 1 – 4 – 2
	Feedback da resposta:
	3) estabelece a obrigatoriedade de o agente arrecadador tratar igualmente os contribuintesque se encontrem em situação econômica equivalente, assegurando a tributação deacordo com a capacidade contributiva do sujeito passivo, buscando realizar, dessa forma, atributação com justiça social.
(1) estabelece que nenhum tributo será instituído, nem majorado, a não ser em virtude de lei. É também conhecido como princípio da tipicidade fechada.
(4) veda às entidades tributantes o estabelecimento da limitação ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais.
(2) Define a vedação de cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que seja publicada a lei que o instituiu ou aumentou.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Imagine que em sua cidade, na época de seca, boa parte da cidade sofra com falta de água. Também é sabido que a falta de manutenção na rede de abastecimentos provoca significativa perda de volume de água no caminho da adutora entre o reservatório municipal e os bairros mais afetados pela seca. Com objetivo de solucionar o problema e garantir o abastecimento de todas as regiões da cidade, a Prefeitura realizou uma obra de grande vulto, substituindo toda a rede de transporte de água, com o que economizou 50% da água do reservatório, garantindo o abastecimento integral, também na época de seca. Em decorrência disso, houve uma valorização de 80% no preço dos imóveis do bairro Distante, do mesmo modo, registrou-se a redução das internações hospitalares em decorrência de doenças provocadas por falta de saneamento básico. Considerando o caso descrito, analise as assertivas:
I – A administração municipal pode instituir um tributo da espécie contribuição de melhoria, para cada imóvel, em razão da sua valorização pela obra realizada. Esse tributo seria cobrado na forma de prestação única, até exercício imediatamente seguinte à realização da obra.
II – A administração municipal pode instituir uma contribuição de melhoria, a incidir sobre o IPTU dos imóveis valorizados nos 5 anos seguintes à obra;
III – A instituição da contribuição de melhoria se deve à melhora nas condições de saneamento e saúde;
IV – Uma única residência no local não conseguiu ter seu abastecimento de água regularizado com a obra, ainda assim, recebeu aviso para pagar a contribuição de melhoria. O contribuinte não poderá questionar a cobrança do tributo, tendo em vista que ele se mede pela valorização da área como um todo.
Agora marque a resposta correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Todas as assertivas estão erradas;
	Resposta Correta:
	e. 
Apenas a resposta I está correta;
	Feedback da resposta:
	a contribuição de melhoria pode ser instituída pelo poder público responsável pela realização de obra que acarrete a valorização dos imóveis em seu entorno. Assim, tratando-se de obra Federal, a União terá a competência para instituir o tributo imediatamente após a conclusão da obra, quanto presente o requisito da valorização do imóvel. Sendo obra Estadual, a competência será do Estado e assim sucessivamente. Trata-se de tributocobrado em prestação única por obra realizada. 
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Faça a associação correta sobre a função dos tributos:
Faça a associação correta sobre a função dos tributos:
(A) Fiscal (B) Extrafiscal (C) Parafiscal 
(   ) Seu objetivo é a interferência do domínio econômico
(   ) Seu objetivo é a arrecadação de recursos para o custeio de atividades que, em princípio, não integram funções próprias do Estado
(   ) Seu objetivo é a arrecadação de recursos financeiros para o Estado
A sequência correta é:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
C – B – A
	Resposta Correta:
	d. 
B – C – A
	Feedback da resposta:
	Fiscal: Seu objetivo é a arrecadação de recursos financeiros para o Estado
Extrafiscal –  seu objetivo principal é a interferência do domínio econômico,buscando um efeito diferente da simples arrecadação de recursos financeiros e, assim,interferir no domínio público e limitar condutas que podem ser nocivas ou incentivar determinadas atividades.
Parafiscal – seu objetivo é a arrecadação de recursos para o custeio de atividadesque, em princípio, não integram funções próprias do Estado.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um bom planejamento tributário envolve o estudo de hipóteses legais de não pagamento ou redução do volume de tributos. Dentre as opções abaixo, qual não corresponde a hipóteses a serem estudadas pelo planejamento tributário?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
a isenção e a escolha do tipo societário;
	Resposta Correta:
	a. 
a evasão e a sonegação;
	Feedback da resposta:
	o planejamento tributário é um elemento imprescindível para o sucesso de um empreendimento na busca do lucro e consiste no estudo da legislação, com vistas à redução do volume de tributos a ser pago pela atividade. Neste sentido, o bom planejamento se pauta pela licitude e deve contemplar as hipóteses legais de isenção, imunidade, sistemas de tributação reduzida (simples), que dependem diretamente da escolha do tipo societário e do tipo de contabilização dos lucros.
	
	
	
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	 Ao final de 2014, diante da grave crise econômica e da ausência de recursos para pagamento da rede estadual de professores, o Governador do Estado decidiu instituir um novo tributo, destinado a suprir essa despesa específica com educação. Em 30 de dezembro foi publicada a lei que instituiu o tributo, passando a valer a partir de 01 do ano seguinte, no entanto, incidirá sobre a comercialização de produtos de origem transgênicas nos restaurantes do Estado, abrangendo também o mês anterior de dezembro. Diante da situação, quanto à instituição e cobrança do tributo, analise as alternativas e marque aquela que corresponde a dois princípios violados:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
princípio da anterioridade e da legalidade
	Resposta Correta:
	b. 
princípios da anterioridade e da anualidade;
	Feedback da resposta:
	a instituição do mencionado tributo não respeita o princípio da anterioridade que veda a cobrança de tributo instituído no mesmo exercício financeiro e exige um intervalo de 90 dias entre a publicação da lei e a exigência do tributo, também chamado de noventena, justamente atento à situações de tributos instituídos na virada de um exercício para outro, buscando garantir a segurança jurídica dos cidadãos em matéria tributária. Da mesma forma também fere o princípio da anterioridade, uma vez que incidiu por situação ocorrida em período anterior à entrada em vigor da lei que instituiu o tributo. 
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Analise a redação do art. 195 da Constituição de 1988:“Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais(...)” 
De acordo com a redação do artigo, podemos afirmar que a contribuição social é regida pelos princípios a seguir inscritos, exceto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Solidariedade, legalidade, respeito à capacidade contributiva e não limitação ao direito de ir e vir
	Resposta Correta:
	d. 
Solidariedade, legalidade, publicidade e princípio protetor;
	Feedback da resposta:
	o princípio protetor não se aplica ao direito tributário, mas sim ao direito do trabalho, dada à condição de vulnerabilidade e hipossuficiência do trabalhador, bem como, a primazia da continuidade das relações de trabalho em face do seu caráter alimentar. No mais, o financiamento da seguridade social se dá de forma solidária, ou seja, o seu custo é compartilhado pela sociedade e pelo Estado.
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A criação de Imposto Sobre Grandes Fortunas e a majoração da alíquota do Imposto de Renda de Pessoas Físicas, conforme escalas de salário buscam atender a que princípio:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
a uniformidade geográfica;
	Resposta Correta:
	b. 
a capacidade contributiva;
	Feedback da resposta:
	trata-se de tributos que respeitam a capacidade contributiva, ao estabelecer alíquotas progressivas conforme a possibilidade maior de certos contribuintes de pagar mais impostos que outros, observando uma dúplice dimensão de igualdade horizontal e diferenciação vertical, ligando-se ao princípio da igualdade e da vedação ao confisco, respeitando a distribuição proporcional dos tributos.
	
	
	
Quarta-feira, 12 de Abril de 2017 17h01min53s BRT

Continue navegando