Buscar

Resumo Sistema Respiratório

Prévia do material em texto

Resumo Sistema Respiratório- Histologia Veterinária
Medicina Veterinária- Universidade Federal de Viçosa
Os principais componentes desse sistema são:
Cavidade nasal
Faringe
Laringe
Traquéia
Brônquios
Subdivisões da “árvore” que leva ao alvéolo
O ar, à medida que progride para o interior do organismo, torna-se aquecido, umido e limpo. A poeira que chega aos alvéolos é consumida por macrófagos.O ar proveniente das narinas vai para o vestíbulo. 
VESTÍBULO: é revestido por um epitélio escamoso estratificado, contínuo à pele externamente e com a porção respiratória da cavidade nasal internamente.
A porção respiratória da cavidade nasal tem epitélio colunar pseudo-estratificado ciliado com células caliciformes com glândulas tubuloalveolares ( serosas, mucosas e mistas) na lâmina própria, que é sustentada pela submucosa.
Epitélio olfatório (colunar pseudo-estratificado) é composto de células olfatórias (sensorias), de sustentação e basais. No interior da lâmina própria há glândulas de Bowman, tubulares e mucosserosas que se abrem na superfície através de ductos revestidos por células cubóides ou achatadas. 
NASOFARINGE E OROFARINGE: subdivisões da faringe. A primeira é epitélio colunar pseudo-estratificado ciliado com células caliciformes e a última epitélio escamoso estratificado. Lâmina própria contém glândulas mistas tubulares na nasofaringe e mucosas na orofaringe. Fibra elástica separa a mucosa de uma camada subjacente de musculatura esquelética.
LARINGE: epitélio escamoso estratificado e epitélio colunar pseudo-estratificado ciliado. Lâmina própria com fibras elásticas e diversas glândulas, as últimas pesentes também na submucosa, mas ausentes nas dobras vocais e vestibulares. A parede é de cartilagem fialina e elástica .
A cartilagem elástica da epiglote pode ser substituída por tecido adiposo (como em carnívoros). A musculatura esquelética é parte integral da estrutura laringiana.
TRAQUÉIA: epitélio colunar pseudo-estratificado ciliado com células caliciformes. Lâmina própria e submucosa sob o epitélio, mas não claramente demarcadas entre si. Anéis de Cartilagem hialina sustentam as paredes e o músculo traqueal se localiza dorsalmente, podendo estar entre as cartilagens traqueais ou fora dela( carnívoros). Se bifurca em brônquios, que penetram os pulmões, onde se ramificam.
PULMÕES: cobertos por pleura visceral, espessa em mamíferos de grande porte e delgada em carnívoros. Tecido conjuntivo e musculatura lisa formam parte da pleura. No interior dos pulmões tem uma estrutura de tecido conjuntivo, fibra elástica que sustenta a árvore bronquial e divide o pulmão em lóbulos.
BRÔNQUIOS: epetélio colunar pseudo-estratificado ciliado com células calicifomes. O epiélio diminui em altura conforme o calibre dos brônquios aumenta. Lâmina própria circundada por musculatura lisa e o tecido conjuntivo externo à musculatura tem glândulas mistas e cartilagem hialina. A mucosa apresenta dobras, que aumentam quando os brônquios diminuem de tamanho.
BRONQUÍOLOS: subdivisões dos brônquios . Os menores bronquíolos são os bronquíolos terminais, que se dividem em 2 ou mais respiratórios, que se dividem em ductos alveolares, que drenam os sacos alveolares. Nao tem cartilagem nem glândulas. Parede de musculatura lisa. Grandes: células colunares ciliadas. Pequenos: células cubóides ciliadas e distamente, por não ciliadas. Mucosa pregueada.
Bronquíolos respiratórios: vem dos terminais, tem epitélio cubóide, distalmente achatado e parede com musculatura lisa. Alvéolos se disseminam dentro do epitélio. Os bronquíolos respiratórios são mais desenvolvidos em carnívoros.
Ductos alveolares: vem dos respiratórios, suas paredes são de alvéolos. O lábio de cada alvéolo de um ducto tem músculo liso circundando. A presença da musculatura confere ao lábio alveolar aparência botoniforme.
Sacos alveolares: ramificação do ducto, não tem musculatura lisa e por isso não tem a aparência botoniforme dos ductos.
Alvéolos: revestidos de células epiteliais escamosas muito fina (tipo I), são separados entre si por camada fina e altamente vascularizada de fibras colágenas e elásticas . Essa camada, junto ás células escamosas dos alvéolos adjacentes, formam o septo alveolar.

Continue navegando