Buscar

Prática Profissional: A Escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Prática Profissional: A Escola
Considere a passagem de texto a seguir:
“A escola, compreendida como organização e como fenômeno cultural, é capaz de moldar as ações de seus autores, seguindo um sistema de referências comum. As práticas organizacionais reveladas ou veladas na cultura da organização escolar possibilitam a construção dos esquemas coletivos de significados estabelecidos por meio de interações desenvolvidas nessas mesmas práticas institucionais, constituindo o clima da escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELDMANN, M. G. (Org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, 2009. p. 246
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, o que é primordial e decisivo para o aprimoramento das práticas de organização da instituição escolar?
Analise as proposições abaixo e, em seguida, selecione a alternativa correta.
	
	A
	Perceber que as conexões entre as influências do contexto político e as ações do cotidiano escolar são fracas e desconstruídas.
	
	B
	Entender que as atividades colaborativas são fragmentadas e impotentes para o processo do conhecimento.
	
	C
	Compreender que as funções de humanização concentram-se sobretudo no que a sociedade mercantil precisa.
	
	D
	Compreender a concepção de educação que oferece base para as ações do cotidiano do espaço escolar.
	
	E
	Compreender que as diretrizes dos organismos internacionais são as principais fontes para a organização escolar.
Questão 2/2 - Prática Profissional: A Escola
 Leia a passagem de texto a seguir:
“A escola, segundo Durkheim, como espaço público, a serviço de toda a sociedade, garantiria a comunhão de ideais, o fortalecimento do espírito coletivo e comunitário. Durkheim considerava que as transformações sociais responsáveis pelo novo modelo societário poderiam, aos poucos, comprometer a coesão social moderna. Assim, acreditava ser preciso educar as novas gerações no sentido de salvaguardar a solidariedade social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AQUINO, J. G (Org.). Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999. p. 76.
Considerando os conteúdos do livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, analise as proposições abaixo, assinalando V para asserções verdadeiras e F para asserções falsas no que se refere às mudanças vividas pelas escolas nos dias atuais.
I. ( ) A primeira mudança diz respeito a constatação da vertiginosa ampliação dos espaços pedagógicos propiciadas pelo avanço cientifico tecnológico.
II. ( ) Outra mudança é o acesso ao conhecimento presentes na prática social e produtiva.
III. ( ) O surgimento de novas tecnologias educacionais e o papel da relação entre o professor e o aluno também é uma mudança considerável.
IV. ( ) A permanência dos espaços pedagógicos com raras necessidades de ampliações e a manutenção tecnológica primária (sem progressos) também são mudanças significativas.
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F - V - F - V

Outros materiais