Buscar

Exercícios. (volumetria)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios
Como agem os indicadores ácido-base?
Como a teoria cromófora explica a mudança de cor dos indicadores?
Se você utilizar o HCl na bureta (titulante) e o Na2CO3 no erlenmeyer (solução titulada), o ponto final poderá ser detectado com fenolftaleína? Justifique sua resposta.
Pesou-se 0,42 g de Na2CO3, diluiu-se a 1 L. Qual a Molaridade da solução resultante?
Que massa de HCl é necessária para neutralizar 50 mL de uma solução 0,25 M de NaOH?
Durante uma prática de padronização de uma solução aproximadamente 0,1 M de NaOH com uma solução padronizada de HCl (0,0938 M) realizada em triplicata foi gasto respectivamente os seguintes volumes de solução titulante: 9,00 mL; 9,10 mL; 9,05 mL. Determine a concentração (Molaridade) exata da solução NaOH sabendo que no erlenmeyer foi adicionado 10 mL desta solução, na presença de 2 gotas de alaranjado de metila e 30 mL de água destilada.
Na padronização de 10 mL de NaOH aproximadamente 0,1 M com HCl, gastou-se 9,5 mL do ácido. Sabendo-se que este ácido foi padronizado com 5 mL de Na2CO3 0,05 M onde gastou-se 4,8 mL, determine a Molaridade do HCl utilizado e a Molaridade encontrada para o NaOH.
Ao analisar uma amostra de vinho pela acidez total (ácido acético), partiu-se de 5 mL do vinho, diluiu-se a 100 mL e utilizou-se uma alíquota de 5 mL, titulou-se com NaOH 0,102 M gastando-se 3 mL. Qual a percentagem de ácido acético encontrada na amostra analisada?
Determine a Molaridade de uma solução de HCl disponível no almoxarifado, sabendo-se que para sua padronização utilizou-se 10 mL de Na2CO3 0,05 M e gastou-se 9,8 mL de HCl.
 20 mL de uma solução de HCl de concentração desconhecida neutralizaram 0,50 g de Na2CO3. Qual a Molaridade da solução ácida?
Sabendo-se que o leite de Magnésia contém 8 g% de Mg(OH)2, utilizou-se 1 g do leite de magnésia e adicionou-se 50 mL de HCl 0,100 M, determine o volume necessário de uma solução de NaOH 0,105 M para titular o excesso de HCl 0,100 M.
Na determinação da alcalinidade de uma amostra em termos de KOH, titulou-se com HCl 0,1 M, para 10 mL da amostra alcalina gastou-se 7 mL do ácido. Determine:
Qual a massa de KOH encontrada nos 10 mL da amostra?
Quantos g% de KOH apresentava a amostra alcalina?

Outros materiais