Buscar

MEDULA ESPINAL

Prévia do material em texto

MEDULA ESPINAL
Medula significa miolo e indica o que está dentro. Assim temos a medula espinhal dentro dos ossos, mais precisamente dentro do canal vertebral;
Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital;
Com aspecto cilíndrico em quase toda sua extensão, ela é ligeiramente achatada no eixo anteroposterior e apresenta duas dilatações: uma cervical e outra lombossacral;
Essas dilatações medulares, denominadas intumescências cervical e lombossacral, estão diretamente relacionadas com a emergência das raízes nervosas que formam os plexos braquiais e lombossacral, que inervam os membros superiores e inferiores, respectivamente;
A região final da medula é delgada e forma o chamado cone medular, o qual se liga ao filamento terminal meníngeo de pia máter;
O limite caudal da medula tem importância clinica e no adulto situa-se geralmente em L2;
No homem adulto ela mede aproximadamente 45 cm sendo um pouco menor na mulher;
Abaixo da L2 tem a cauda equina.
Analisando a superfície medular intacta, após sua retirada do canal vertebral, observam-se, em toda a sua extensão, sulcos longitudinais anteriores, laterais e posteriores. Esses sulcos são acidentes anatômicos importantes para a orientação da medula post mortem e a correlação com suas estruturas internas. 
Anteriormente, nota-se a fissura mediana anterior; 
Posteriormente, o sulco mediano posterior e, apenas ao nível cervical, o sulco intermédio posterior (entre o mediano posterior e o lateral posterior). 
Lateralmente, observam-se os sulcos laterais anteriores e posteriores, nos quais fazem conexão, respectivamente, as raízes ventrais (motoras) e as dorsais (sensitivas) dos nervos espinais. 
Na medula, a substância cinzenta localiza-se por dentro da branca e apresenta a forma de uma borboleta, ou de um “H”. Nela distinguimos de cada lado, três colunas que aparecem nos cortes como cornos e que são as colunas anterior, posterior e lateral. A coluna lateral só aparece na medula torácica e parte da medula lombar. No centro da substância cinzenta localiza-se o canal central da medula.
A quantidade de substância branca varia em relação à cinzenta de acordo com o nível craniocaudal da medula, tendo maior volume nos níveis mais altos. Nas intumescências cervical e lombar, a coluna anterior pronuncia-se mais.
A substância branca é formada por fibras, a maioria delas mielínicas, que sobem e descem na medula e que podem ser agrupadas de cada lado em três funículos ou cordões:
Funículo Anterior: situado entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior.
Funículo Lateral: situado entre os sulcos lateral anterior e o lateral posterior.
Funículo Posterior: situado entre o sulco lateral posterior e o sulco mediano posterior, este ultimo ligado a substancia cinzenta pelo septo mediano posterior. Na parte cervical da medula o funículo posterior é dividido pelo sulco intermédio posterior em fascículo grácil e fascículo cuneiforme. (apontar na img os funículos)
CONEXÕES COM OS NERVOS ESPINHAIS
Nos sulcos laterais anteriores e laterais posteriores fazem conexão com pequenos filamentos nervosos denominados de filamentos radiculares, que se unem para formar, respectivamente, as raízes ventrais e dorsais dos nervos espinhais. As duas raízes se unem para formação dos nervos espinhais, ocorrendo à união em um ponto situado próximo ao gânglio espinhal que existe na raiz dorsal.
(Os neurônios que chegam à raiz dorsal são sensitivos e os que entram na raiz ventral são motores)
Existem 31 pares de nervos espinhais aos quais correspondem 31 segmentos medulares assim distribuídos: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e, geralmente, 1 coccígeo.
ENVOLTÓRIO DA MEDULA
A medula é envolvida por membranas fibrosas chamadas meninges, são elas: dura-máter, aracnoide e pia-máter.
• A dura-máter é a meninge mais externa, formada por abundantes fibras colágenas, que a tornam espessa e resistente. Envolve toda a medula. Prolongamentos laterais da dura-máter embainham as raízes dos nervos espinhais, continuando com o tecido conjuntivo (epineuro) que envolve esses nervos.
• A aracnóide se dispõe entre as outras duas meninges, compreende um folheto justaposto à dura-máter e um emaranhado de trabéculas que une esse folheto à pia-máter.
• A pia-máter é a meninge mais delicada e interna. Ela adere ao tecido nervoso da superfície da medula e penetra na fissura mediana anterior. Quando a medula termina a pia-máter continua caudalmente, formando um filamento chamado filamento terminal.
A pia-máter forma de cada lado à medula o ligamento denticulado, que são elementos de fixação da medula e importante ponto de referência em certas cirurgias deste órgão.
Em relação às meninges, existem três cavidades: Epidural, Subdural e Subaracnóideo.
• O espaço epidural situa-se entre a dura-máter e o periósteo do canal vertebral, contém tecido adiposo e um grande número de veias que constituem o plexo venoso vertebral interno.
• O espaço subdural situa-se entre a dura-máter e a aracnóide. Contém uma pequena quantidade de líquido somente para evitar a aderência das paredes.
• O espaço subaracnóideo é o mais importante e contém uma grande quantidade de líquor. Não havendo perigo de lesão na medula a área entre os níveis S2 E L2 é ideal para a introdução de uma agulha, com os seguintes fins:
Retirada do líquor para fins terapêuticos ou de diagnóstico
Medida de pressão de líquor
Introdução de substâncias que aumentam o contraste das radiografias
Introdução de anestésicos
ORGANIZAÇÃO SECCIONAL DA MEDULA ESPINAL
DESENVOLVIMENTO DA MEDULA
ANEXOS
RESUMO

Outros materiais