Buscar

resumo sistema cardiovascular]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA VETERINÁRIA: SISTEMA CARDIOVASCULAR.
RESUMO APARELHO CARDIOVASCULAR
Vasos sanguíneos revestidos por endotélio, feito de camada única de células escamosas.
Capilares são pequeninos tubos endoteliais.
Paredes de artérias e veias dispostas em forma concêntrica: túnica íntima interna, túnica média e túnica adventícia externa. Composição e a espessura varia com tamanho e tipo do vaso. Túnica média nem sempre presente.
Artérias pequenas possuem 8 ou 9 camadas de células musculares lisas na túnica média.
Menor vaso é chamado arteríola, com túnica íntima, 1 ou 2 camadas de músculo liso na túnica média e túnica adventícia (tecido conjuntivo frouxo).
Algumas artérias pequenas pouco maiores possuem membrana elástica interna.
As artérias pequenas são acompanhadas por veias pequenas.
Vênulas são as menores veias. São semelhantes as arteríolas, mas com paredes finas e sem túnica média e nem membrana elástica interna.
A túnica se torma maior e mais elaborada à medida que o diâmetro do vaso aumenta.
ARTÉRIA MÉDIA: Túnica íntima de uma artéria média tem tecido conjuntivo entremeado entre o endotélio e a membrana elástica interna. Túnica média espessa, com fibras musculares lisas e elásticas, compreende volume da parede. Tecido conjuntivo da túnica adventícia contém fibras colágenas e elásticas, vasos sanguíneos pequenos (vasa vasorum) e nervos.
VEIA MÉDIA: menos fibras musculares lisas e bem menos fibras elásticas na túnica média e uma túnica adventícia espessa.
Artérias parecem mais redondas em corte transversal e apresentam membrana elástica interna enrugada.
Veias acompanhantes tem maior diâmetro, lúmem irregular e paredes finas, não apresentando nenhuma membrana elástica interna. Os lúmens de vasos sanguíneos com células sanguíneas, plasma ou ambas. 
Vasos linfáticos apresentam paredes mais finas que as veias de tamanho semelhante e não contém hemácias. Podem ocorrer valvas tanto em veias como em vasos linfáticos.
Variações à partir de vasos sanguíneos típicos: túnica adventícia de veias grandes adjacentes ao coração tem musculatura cardíaca ao invés de lisa. Algumas artérias possuem tecido muscular liso na túnica íntima, assim como na média. A túnica adventícia das artérias pode ser tanto abundante como escassa.
As artérias de anastomoses arteriovenosas não tem membrana elástica interna.
Muitos vasos são exclusivos de alguns órgãos estão apresentados em outros locais.
Coração é um órgão muscular com parede de endocárdio, miocárdio e epicárdio. Espessura e composição variáveis, mais espessa nos ventrículos e mais fina nos átrios. Predomina o miocárdio. Valvas são extensão do endocárdio. Regiões cardíacas são sustentadas pelo esqueleto cardíaco, que pode estar na forma de tecido conjuntivo irregular denso, fibrocartilagem, cartilagem hialina ou osso e varia com idade e entre indivíduos. Ocorre fluido na cavidade pericárdiaca, entre epicárdio e pericárdio parietal.

Outros materiais