Buscar

Arte Renascentista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 10 – RENASCIMENTO (séc.XV e XVI – Início da Idade Moderna) - Texto -Atividades – Exercícios – Tarefa
TEMA: Arte Renascentista. Cultura do início da Idade Moderna. Mercantilismo, Humanismo, Individualismo. Resgate da Antiguidade clássica Greco-romana. Grandes Artistas.
OBJETIVOS: Levar o aluno a compreender que o Renascimento é a arte do equilíbrio formal e do resgate da antiguidade clássica. Verificar as principais obras e características de grandes artistas do período como Michelangelo e DaVinci.
RESUMO:
Arte italiana em sua origem;
Contraposição à influência bárbara do Gótico;
Mercantilismo, Absolutismo, Individualismo e Humanismo;
Arte do EQUILÍBRIO formal (simetria e proporção);
Avanço da ciência (Arte e ciência unidas (perspectiva, física ótica, anatomia, estudos do corpo humano)
IMAGENS:
 
“Homem Vitruviano” de DaVinci / “Nascimento da Vênus” de Botticelli / “Tempietto” de Bramanti 
 
TEXTO:
O Renascimento foi um movimento cultural do início da Idade Moderna (séc.XV-XVIII). Ele mesmo, aliás, foi fruto das grandes transformações desta época. A Idade Média juntamente com o sistema feudalista e a educação escolástica haviam chegado a seu termo. As ciências, as artes, as descobertas e as grandes conquistas abriam caminho para tais mudanças. 
A Imprensa de Guttemberg é inventada abrindo caminho para a cópia e divulgação de ideias, livros e textos. A medicina começa o estudo do corpo humano através da dissecação de cadáveres e os primeiros estudos em anatomia. A física ótica avança munindo a astronomia de telescópios e a biologia de microscópios. A botânica começa seus estudos. A matemática absorve as ideias cartesianas contribuindo para o incremento dos estudos desde a geometria até os logarítimos. Com o renascimento das cidades e do comércio ao final da Idade Média já há nesse período um impulso forte na formação de um sistema político e econômico forte baseado no Mercantilismo. A guerra, a peste e a fome dizimaram mais de 1/3 da população da Europa e há menos pessoas no continente e mais heranças e riquezas. Então há dinheiro sobrando para investir em arte, ciência e cultura. Cidades são reformadas. A Europa vira um “canteiro de obras”.
Todas essas transformações irão influenciar a cultura em geral, especialmente a arte e a filosofia. As ideias do período são o Humanismo, o Racionalismo, o Antropocentrismo e o Individualismo. A arte resgata elementos clássicos Greco-romanos. Cansados dos barbarismos nórdicos dos góticos, os italianos especialmente, operam uma volta às suas raízes mediterrâneas. Cidades como Firenze (Florença), Pádua, Veneza, Gênova e Roma são o berço do Renascimento artístico. Referências e misturas de temas cristãos e de mitologia grega são comuns. Pela primeira e talvez única vez na história a arte une-se com a ciência e ganha um status nunca antes visto. Os estudos em escultura alavancam a anatomia e a medicina. A pintura, com a descoberta da perspectiva faz avançar os estudos em ótica e geometria. Os primeiros cadernos de anatomia foram de Leonardo Da Vinci.Há desenhos detalhados de partes do corpo humano e descrições de laboratório. Michelângelo ficou conhecido como o exímio escultor do “Moisés” da Basílica de São Pedro em Roma. 
As características estéticas da arte renascentista é o EQUILÍBRIO FORMAL. Tal conceito pode ser entendido de diversas formas. Na arquitetura significa que há uma harmonia entre altura e largura, horizontal e vertical, além da simetria e proporção. Os elementos clássicos e suas proporções humanas são resgatados. Anula-se os “delírios verticais” do Gótico. Na música há o equilíbrio entre notas agudas e graves, sem a preponderância de uma sobre a outra. Na poesia surge o soneto, poema de versos proporcionais e matematicamente perfeitos. Na escultura e na pintura há um perfeito equilíbrio de massa pictórica. O conceito APOLÍNEO, RACIONAL, MASCULINO e da ORDEM domina a arte renascentista.
Artistas: Michelângelo Buonarotti, Leonardo Da Vinci, Rafael Sancio, Donato de Bardi (Donatello).
EXERCÍCIOS:
Leia os textos abaixo, analise as imagens com atenção e responda às questões propostas: 
 Observe as imagens a seguir, leia o texto proposto e analise as afirmativas abaixo. Depois, “se jogue” nas alternativas abaixo e assinale a correta:
12 3
Fig.1: Biblioteca Laurenziana, Michelangelo Fig.2: San Lorenzo, Michelangelo Fig.3: Cúpula de San Pietro, Michelangelo
“O que entendemos por matéria? Toda arte do Renascimento, até Michelangelo, procura a unidade de uma idéia ou de uma vontade criadora na visão da natureza e de seus fenômenos infinitamente variados. Na arte de Michelangelo, ao contrário, não há sinal de uma observação empírica, nem de nenhum outro interesse pelo espetáculo da natureza. Assim como sua pintura e escultura não deixam entrever nenhum elemento sensorial, emotivo ou naturalista, da mesma maneira sua arquitetura não revela nunca o problema estático ou estrutural, a referência a uma necessidade prática ou técnica. O ponto de partida é sempre a massa, o peso; isso indica que a matéria não é considerada na multiplicidade infinita de seus aspectos físicos, mas reduzida ao denominador comum da massa, que serve como contraponto dialético do desenho, ou da idéia.” (ARGAN, G.C. Clássico anticlássico: o Renascimento de Brunelleschi a Bruegel.São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 314).
Observa-se na obra de Michelangelo uma preocupação principal com a concretude, a estabilidade e a clareza na concepção de um espaço humano, planejado e estático;
Michelangelo era um naturalista que projetava o espaço incorporando e fundindo “homem” e “natureza”. Criou uma arquitetura que tinha por base a observação empírica do natural;
A arquitetura de Michelangelo adotava como “partido” ou “conceito” a distribuição proporcional de volumes, num jogo compositivo onde massa e peso eram imperativos,
O espaço fluido de Michelangelo-arquiteto era expressão de uma arquitetura cuja monumentalidade era um contraponto dialético entre profusão e exagero de um lado e movimento e instabilidade de outro.
Assinale a alternativa correta:
Somente a afirmação (I) está correta;
As afirmações (I) e (II) é que estão corretas;
Pára, vai... as afirmações corretas são a (II) e a (III);
Humm... não sei não, mas creio que as únicas corretas sejam a (I) e a (III),
Imagina! Aahahahaha... está mais do que claro que as afirmativas corretas são a (II) e a (IV).

Outros materiais