Buscar

fundamentos das ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702793876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Enem 2013) A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como "Um príncipe em Nova York" e "Ace Ventura: um maluco na África"; em ambas, a África parece um lugar cheio de tribos doidas e rituais de desenho animado. A animação "O Rei Leão, da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chegava a contar com elenco de seres humanos LEIBOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010. A produção cinematográfica referida no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
		
	
	A diversidade e a política.
	
	A história e a natureza.
	 
	O exotismo e as culturas.
	
	O comércio e o ambiente.
	
	A sociedade e a economia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702910579)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O homem é um ser predominantemente cultural. Graças à cultura, ele superou sua limitação biológica. A partir desta afirmação pode-se afirmar que:
		
	
	Todos os animais produzem cultura.
	
	O homem determina suas ações pelo equipamento biológico.
	 
	O homem adquire cultura se tornando um ser social.
	
	A natureza humana determina ações humanas.
	 
	O homem nasce com a cultura.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702294681)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O criminoso nato seria caracterizado por uma cabeça com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escassa, rosto pálido". (Cesare Lombroso, psiquiatra italiano.) A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características biológicas (fenotípicas, somatológicas) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento?
		
	
	Determinismo geográfico
	
	Determinismo cultural
	 
	Determinismo biológico
	
	Determinismo social
	
	Determinismo econômico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702353153)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em determinada localidade do Rio de Janeiro, ocorreu processo administrativo de demarcação de Parque Nacional, com consequente determinação do Plano de conservação e manejo, além de desapropriações e retirada das populações locais residentes. Inconformados com a decisão da autoridade administrativa, determinado grupo identitário cultural de pescadores artesanais foi orientado por turistas a ajuizar ação judicial com o intento de anular o ato de desapropriação. Ocorreu, em sede recursal, reforma da decisão judicial original, com Acórdão motivado pela necessidade de ampliação dos pontos de vista morais, para além do ethos concreto de determinada comunidade ou da interpretação de mundo articulada em determinada tradição ou forma de vida, considerando "a importância da forma cultural das relações afetivas desse grupo àquele lugar (sua paixão pelo lugar) como fundamento lógico-cognitivo de sua cultura e identidade coletiva", argumentando ainda pela importância da participação desse grupo na definição das práticas de manejo naquela Unidade de Conservação, considerando as práticas tradicionais de manejo que historicamente esse grupo tem se utilizado na conservação daquele lugar. Considerando a motivação da decisão judicial acima descrita, é correto afirmar tratar-se:
		
	 
	relativismo cultural
	
	iluminismo cultural
	
	absolutismo cultural
	
	etnocentrismo cultural
	
	mera hermenêutica jurídica, sem argumentos de raiz cultural
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702100876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo: (...) São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a "raças" ou a outros grupos humanos. Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros; que os alemães têm mais habilidade para a mecânica; que os judeus são avarentos e negociantes; que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros; que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes; que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis; que os ciganos são nômades por instinto, e, finalmente, que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a imprevidência dos índios e a luxúria dos portugueses. (...) Extraído de LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p. 17. O texto acima fala sobretudo de:
		
	
	determinismo geográfico.
	
	determinismo ambiental
	
	determinismo cultural.
	
	determinismo morfo-social.
	 
	determinismo biológico.

Outros materiais