Psicologia ciencia e profissao
54 pág.

Psicologia ciencia e profissao

Disciplina:Psicologia: Ciência e Profissão450 materiais13.433 seguidores
Pré-visualização19 páginas
São Paulo/2017

MÓDULO 0

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DOS MÓDULOS
 
            A disciplina PCP (Psicologia: Ciência e Profissão) oferece aos alunos informações básicas sobre as diversas atividades dos psicólogos, na clínica particular, nas organizações, nas escolas, nas instituições, nos hospitais e na pesquisa. Além disso, os alunos entram em contato, através de exemplos práticos, com atuações de psicólogos trabalhando em diversos contextos, para descrever e refletir sobre essas atuações. A reflexão sobre essas atividades colocará em evidência, principalmente, sua abrangência e relevância social. 
 
OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA
- Identificar e descrever as principais atividades profissionais de psicólogos, em diversos contextos de atuação.        
- Refletir e discutir sobre a atuação dos psicólogos contemporâneos, tendo como referência a função social da profissão, isto é, os efeitos e implicações da atuação do psicólogo sobre a sociedade brasileira, em termos de sua abrangência e relevância.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA
- Caracterizar as principais atividades profissionais dos psicólogos exercidas nos contextos da clínica particular, das organizações, das escolas, das instituições e dos hospitais.
- Refletir e discutir sobre o conceito de função social da atuação do psicólogo.
- Aplicar o conceito de função social na análise das principais atividades profissionais do psicólogo.
 
ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL DOS MÓDULOS ONLINE
           
            O material com o qual você entrará em contato a seguir foi organizado em torno de 8 módulos de estudo que abrangem o conteúdo da disciplina, para cada bimestre e suas respectivas avaliações (NP1 e NP2 - a SUB compreende o conteúdo de todo o semestre) para os alunos que não cursam a disciplina PCP presencialmente (que estão em dependência, em adaptação ou cursando o 10º semestre online).
            O conteúdo de cada módulo é apresentado a seguir.
Módulo 0. Apresentação da disciplina e instruções.
NP1:
Módulo 1. A diversidade da ciência psicológica.
Módulo 2. A diversidade dos contextos de atuação do psicólogo.
Módulo 3. A diversidade da atuação do psicólogo: principais atividades
Módulo 4. A atuação do psicólogo em contextos específicos: Saúde.
NP2:
Módulo 5. A atuação do psicólogo em contextos específicos: Educacional, Organizacional e Pesquisa.
Módulo 6. A função social da atuação do psicólogo.
Módulo 7. Análise das características principais da atuação prática do psicólogo: I
Módulo 8. Análise das características principais da atuação prática do psicólogo: II
 
OBSERVAÇÃO: Alunos regularmente matriculados no 1º semestre que cursam presencialmente a disciplina ED (Estudos Disciplinares) e alunos do 10º semestre online que precisam cumprir ED encontram os exercícios dessa disciplina reunidos exclusivamente no Módulo 9.
             
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (disponível para cópia na Biblioteca e no Xerox do Campus):
            Todo o material que se apresenta a seguir tem como fonte de referência a Coletânea de Textos Didáticos que é utilizada nas aulas presenciais regulares de PCP, cuja indicação está abaixo. Em cada módulo, quando for o caso, será indicado o texto da coletânea ou a parte dela, que deve ser utilizada especificamente. Em alguns módulos há, também, indicação de bibliografia para aprofundamento
 
BETTOI, W. Psicologia: Ciência e Profissão: coletânea de textos didáticos. Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Paulista – UNIP, São Paulo, 2016.
 
UTILIZAÇÃO DOS MÓDULOS
            As atividades a seguir constituem-se em uma oportunidade para que você reveja o conteúdo da disciplina através de comentários sobre os textos e exercícios disponibilizados online.
            Cada um dos módulos tem uma estrutura em que você encontrará:
            (A) a bibliografia básica e de aprofundamento, específica para o módulo. O texto básico deve ser lido antes de você iniciar a leitura dos módulos e antes de começar a fazer os exercícios. Tenha o texto ao seu lado ao iniciar seu trabalho online.
            (B) uma breve apresentação com comentários do professor sobre o texto a ser trabalhado naquele módulo específico. Nesta parte do módulo o objetivo é destacar alguns pontos do texto, chamar a atenção para conceitos “teóricos” importantes e levantar assuntos polêmicos abordados.
            (C) atividades de estudo e reflexão do texto específico. Nesta parte do módulo você encontra uma série de perguntas sobre o assunto ali discutido, cuja finalidade é fazer você estudar e refletir sobre o texto daquele módulo. Se preferir responder por escrito as perguntas apresentadas, este pode ser um procedimento útil no estudo do texto. Leia primeiro o texto, tente responder as questões de estudo e reflexão, volte ao texto, reformule sua resposta, se necessário, vá e volte das perguntas ao texto etc.
            Além dessas questões de estudo, uma questão de múltipla escolha será apresentada e a resolução dela será comentada no próprio texto.
            (D) exercícios de verificação da aprendizagem. Nesta parte do módulo você encontrará algumas perguntas de múltipla escolha sobre o assunto em discussão. O próprio sistema apresentará a você o resultado de sua resposta, correta ou incorreta.
           
            Bom trabalho e se precisar de alguma orientação ou explicação procure seu professor da disciplina nos encontros presenciais.       
            Este módulo 0, por se tratar da apresentação do material, não inclui exercícios. 

	

	MÓDULO 1
 
A DIVERSIDADE DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA

LEITURA OBRIGATÓRIA:
BETTOI, W. Psicologia: Ciência e Profissão: coletânea de textos didáticos. Curso de Psicologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Paulista – UNIP, São Paulo, 2016. Texto 1.
 
LEITURA PARA APROFUNDAMENTO:
FIGUEIREDO, L. C. Convergências e divergências: a questão das correntes de pensamento em psicologia Transinformação, 4 (1-2-3): 15-26, jan/dez, 1992.
FIGUEIREDO, L. C. As Matrizes do Pensamento Psicológico. Petrópolis: Ed. Vozes, 1991.
 
            O primeiro assunto que será apresentado no Texto 1 refere-se a uma questão que precisa ser abordada logo de início na sua formação de psicólogo. Essa questão diz respeito à própria área de conhecimento que você resolveu estudar.
            A pergunta que se coloca é a seguinte: Ao falarmos em Psicologia estamos falando de um corpo de conhecimento único, sólido, indivisível e coeso? O conhecimento sobre o fenômeno psicológico humano se apresenta em um único formato ou se configura em vários formatos, eventualmente bastante diferentes, constituindo-se em diferentes formas de pensar e conceber esse fenômeno? Ao invés de nos referirmos à “Psicologia” (no singular) seria mais apropriado falar nas “Psicologias”?
            Estas e outras interessantes questões são discutidas no texto que você vai ler. Ao final dele você encontrará um roteiro de atividades de leitura e reflexão sobre os assuntos abordados que poderá ser bastante útil nesta sua primeira atividade de leitura da disciplina.
A Diversidade Característica da Ciência Psicológica
            A leitura atenta do Texto 1 fará você perceber que os autores concebem a Psicologia como tendo uma característica que poderia distingui-la de outras ciências, ou áreas de conhecimento. Essa característica é a sua diversidade em relação a como diferentes “Psicologias” procuram conhecer não o mesmo fenômeno psicológico, mas diferentes objetos e o fazem cientificamente usando diferentes métodos e procedimentos. Em outras palavras, diferentes Psicologias estabelecem diferentes objetos de estudo e diferentes métodos de estudo para abordar os fenômenos psicológicos. Este é “o” formato da Psicologia, sua característica distintiva: ela é um “espaço de dispersão”, o conhecimento psicológico apresenta-se fragmentado entre várias abordagens ou linhas de pensamento sobre os fenômenos psicológicos humanos.
            É importante que
Nátaly Figlioli fez um comentário
  • meu deus, alguem pfff tem as justificativas hauahauah
    0 aprovações
    Nathalia Ribeiro fez um comentário
  • Alguém tem a justificativa do modulo 9 ?
    1 aprovações
    edilson goes fez um comentário
  • prefixo 11995630607
    0 aprovações
    edilson goes fez um comentário
  • justificativa? meu Zap 995630607
    0 aprovações
    Willian Rodrigues fez um comentário
  • Alguém tem as justificativas do módulo 9?
    0 aprovações
    Carregar mais