Buscar

Unidade I - Questionário + Tele Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Educação Infantil é importante para o desenvolvimento da criança desde os primeiros meses de vida e é preciso estabelecer critérios mínimos de qualidade, mas essa qualidade depende de quais fatores?
Da adequação do trabalho às necessidades específicas da clientela.
II. Da autonomia de cada instituição para satisfazer as necessidades de cada comunidade. III. Da oferta de oportunidades semelhantes à população infantil.
A adaptação da criança pode ser facilitada se o professor proporcionar: 
II. O conhecimento dos espaços e das pessoas que convivem no ambiente escolar. III. A exploração do ambiente.
A definição de uma proposta pedagógica para a creche ou pré-escola deve considerar: A atividade educativa como ação intencional orientada para a ampliação do universo cultural das crianças.
A presença de alguém de confiança da criança dentro da escola nos primeiros dias, embora pareça inconveniente para alguns professores, é necessária, pois: I. A criança, gradualmente, estabelecerá vínculo afetivo com o professor por intermédio dessa pessoa. IIII. Ela será o elo entre as crianças e o professor.
As crianças têm entrado na escola de Educação Infantil cada vez mais cedo e se deparam precocemente com: I. Um ambiente bastante diferente daquele que ela frequentou até então. III. A obrigatoriedade de dividir o espaço e a atenção dos adultos.
As crianças, ao ingressarem na escola, trazem consigo muitos hábitos que adquiriram em casa. Esses hábitos devem ser: II. Encarados apenas como hábitos que, na escola, podem não ter espaço em função do número elevado de crianças ou da organização física da sala.
 
O ingresso da criança na escola, o momento em que ela precisa separar-se de pessoas que lhe são, normalmente, bastante queridas, para se acostumar à rotina de uma instituição é difícil, pois ela não está acostumada I. Uma série de horários e regras de convivência, que precisam ser cumpridas. II. Divisão e uso coletivo dos materiais.
Pesquisas sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil revelam que pensar em uma proposta pedagógica para creches e pré-escolas envolve organizar condições para que as crianças: Construam exclusivamente sua identidade pessoal, o que envolve um aprendizado de direitos e deveres.
A noção de identidade, a construção do eu é demorada e ocorre por etapas. A primeira delas, durante o primeiro ano de vida, é marcada por:
Reconhecimento de sua imagem em espelhos, fotografias, entre outras representações.
 
Diante das ideias a respeito da dissociação do eu e comparando-as com as primeiras experiências escolares das crianças, percebe-se um grande descompasso na escola de Educação Infantil, afinal: I. Em um momento importante de diferenciação entre o eu e o outro, os materiais no ambiente escolar são de todos, o tempo todo. III. Geralmente, todas as crianças fazem a mesma coisa, ao mesmo tempo.
Toda ação educativa possui uma fundamentação teórica e é por isso que o estágio ajuda o aluno a significar a prática e relacioná-la com a teoria estudada.
O desenvolvimento infantil, segundo as teorias construtivistas, sofre uma evolução progressiva em etapas nas quais as crianças avançam e retrocedem.
O descanso entre períodos de atividades é importante para as crianças. Nesse sentido é correto afirmar: É necessário um ambiente para repouso, conforme as necessidades das crianças
Refletir sobre a qualidade na escola de Educação Infantil é importante, porque é preciso delinear uma identidade para esse nível de ensino.

Outros materiais