Buscar

Saúde do Homem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Saúde
do
Homem
Os homens brasileiros vivem em média, 7,2 anos a menos que as mulheres
São mais suscetíveis às doenças cardiovasculares, possivelmente pelos comportamentos de risco mais frequentes, procuram menos os serviços de saúde, por limitação de tempo e, principalmente, pela falsa autopercepção da sua infalibilidade física e mental.
70% das pessoas do sexo masculino que procuram
 um consultório médico tiveram a influência da 
mulher ou de filhos. 
 “Desde cedo, as meninas aprendem que têm que procurar o ginecologista quando ficam menstruadas. Quando ficam adultas, não pensam duas vezes quando têm que sair mais cedo do trabalho para fazer um exame preventivo ou levar o filho ao médico”
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. (2009)
Profissionais da atenção básica são fundamentais como o primeiro contato da população com o sistema de saúde e devem estar capacitados e alertas para identificar os principais sinais e sintomas da doença e providenciar o encaminhamento para confirmação diagnóstica. 
Ministério da Saúde é a favor da abordagem integral da saúde dos homens, e recomenda aos gestores Estaduais e Municipais, implementar estratégias educacionais, de comunicação e divulgação de informações com foco na prevenção, promoção e atenção a saúde do homem.
Novembro azul.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
Foram estimados cerca de 69 mil casos da doença só no ano de 2014;
Em 2012, os números de óbitos por infarto e agressão por arma de fogo foram, respectivamente, quatro e três vezes maiores do que os óbitos por câncer de próstata. 
PONTO IMPORTANTE: Homens devem receber orientações corretas quanto aos riscos e benefícios que envolvem o rastreamento.
Você sabe como é feito o exame para detecção do câncer de Próstata?
Antígeno Prostático Específico (PSA) no Diagnóstico do Câncer de Próstata
*O PSA é uma proteína produzida pelas células da próstata. O PSA é encontrado normalmente no sêmen mas também existe uma pequena quantidade encontrada no sangue.
*Se o nível do PSA de um paciente é elevado, o médico pode sugerir a repetição do exame após um determinado intervalo de tempo ou a realização de uma biópsia da próstata para fechar o diagnóstico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais