Buscar

Avaliação abaerta A1

Prévia do material em texto

Questão A
Botomé (1981) examina que o conhecimento constitui matéria-prima para viabilizar novas formas de intervir em aspectos da sociedade. No entanto, de acordo com essa concepção, nem todo benefício produzido é de uso direto, imediato ou mecânico na sociedade. Um exemplo disso é a produção de conhecimento científico que, em algumas situações, é utilizado para orientar intervenções práticas na sociedade décadas depois. Considerando as contribuições de Botomé, a professora de História Janaína elaborou uma atividade de observação dos prédios tombados como patrimônio histórico do município onde trabalha, porém não apresentou nenhuma aula introdutória sobre o assunto, visando explorar os conhecimentos trazidos pelos alunos. Ao retornar da atividade com os alunos, solicitou que eles apresentassem um relato verbal apontando as principais características observadas nesses prédios e as contribuições da experiência para eles como alunos e para a História do município. Paulo se manifestou e argumentou que a experiência não foi gratificante porque não gostou de ver prédios antigos e mofados e que estes deveriam ser derrubados, favorecendo o desenvolvimento local. Tendo em vista os conhecimentos adquiridos nas aulas de Psicologia da Educação, principalmente quanto às contribuições de Botomé, reflita sobre o episódio e descreva as três características fundamentais que devem funcionar como um orientador no processo de ensinar, para que as pessoas sejam capazes de intervir de modo a produzir tais resultados em sociedade. Responda também: de que forma você, enquanto professor(a) da turma, agiria frente a essa situação?   
R- Botomé (1981) evidencia que é a esse respeito é necessário ter claro: 
(1) o que é preciso produzir como efeito das ações dos atuais discentes, quando estiverem “formados”, 
(2) com que elementos da realidade os discentes terão de lidar, quando estiverem “formados”, para produzir esses efeitos 
(3) o que os discentes precisarão estar aptos a fazer para lidar com esses elementos da realidade de forma a gerar resultados que sejam relevantes para a própria vida e para os demais.
Sendo assim se constata a importância de fazer o planejamento não se baseando apenas no conhecimento a ser transmitido, deve se levar em consideração a realidade do aluno, para assim adequar o conteúdo e poder produzir resultados reais na vida do individuo, pois a educação tem como função ensinar as pessoas como utilizar seus conhecimentos para viver melhor em sociedade. Na maioria das vezes o aluno não consegue fazer a interpretação imediata, pois acaba tendo uma visão limitada, por não entender o contexto da situação. Então eu quanto professora esclareceria para o aluno em primeiro lugar a importância da historia num contexto geral, aspectos como cultura, arquitetura, politica, religião que foram imprescindíveis para a formação da sociedade atual. Para que assim ele visse o lugar a ser visitado com o âmbito de compreender o quanto as pessoas que ali estiveram anteriormente foram importantes pra a construção das características da população contemporânea, o fazendo criar uma ponte entre assuntos e pensamentos do presente e do passado.
Questão B
Piaget, em seus trabalhos sobre a relação entre aprendizagem, conhecimento e desenvolvimento, aponta para estudos indicativos que esses três elementos têm implicações diretas na motivação de uma criança para aprender. Diante do exposto, elabore um texto reflexivo, entre 10 a 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres), comentando sobre as questões de motivação e as necessidades do sujeito conforme a teoria do autor.
R- A teoria de Piaget é interacionista, pois intende que o conhecimento é baseado na interação entre o a pessoa e o meio em que vive. 
Pra ele a aprendizagem decorre das quatro fazes de desenvolvimento: 
Maturação: É geneticamente herdado e pré definido fisiológico.
Experiência física: É o contanto físico que sem tem com o objeto.
Transmissões culturais: São fatores relacionados ao meio que se vive.
 Fator da equilibrarão: É o que define as fazes precedentes, pois é nela que a criança reorganiza os conteúdos antigos com os recém assimilados.
Assim entende-se que o que o individuo aprende é confrontado com a estrutura que ela possui.
Quando se trata de algo que seja necessidade da criança, ela consegue aprender sem que seja preciso uso de fatores motivacionais externos para chamar sua atenção sendo assim o interesse é espontâneo. Já quando esse conteúdo não faz parte da necessidade dela, o objeto a entre-la será mais absorvido do que o conteúdo ensinado, assim quando se lembrar do objeto fará a lição ao conteúdo, um exemplo disso é na alfabetização infantil onde as letras são ensinadas ligando-as a objetos que se iniciem com a mesma letra (a- abelha; b- bola...). Assim induzindo o individuo formar o raciocínio lógico dedutivo.

Continue navegando

Outros materiais