Buscar

UNIDADE II - Tele Aula + Questionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual será uma das razões por se condenar o uso da cartilha nos dias de hoje?
Sua linguagem é irreal.
Uma prática pedagógica que seja relevante para assegurar o processo de ensino/aprendizagem deve: Proporcionar à criança o contato com diversos portadores proporcionar à criança o contato com diversos portadores textuais, tais como: livros literários, revistas, jogos, jornais, internet e textos variados.
O termo consciência fonológica refere-se a: um conjunto de habilidades relacionadas à capacidade da criança refletir e analisar a língua oral, capacidade essa que será desenvolvida ao longo do processo de aquisição do sistema de escrita.
Por que a leitura e a escrita são considerados os conteúdos centrais da escola?
Porque têm a função de incorporar a criança à cultura do grupo em que ela vive.
(ENADE 2011, Questão 15) No que se refere à aprendizagem inicial da língua portuguesa, alfabetização e letramento são processos independentes
PORQUE A alfabetização é o desenvolvimento de competências e habilidades para o uso efetivo da língua portuguesa em práticas sociais, enquanto o letramento é a aprendizagem do sistema de utilização das letras, na escrita.
Acerca dessas asserções (afirmações), assinale a opção correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A criança cuja resposta para “qual palavra é maior, aranha ou boi?” é boi, com a justificativa “acho que é boi porque o boi é maior que a aranha”, ainda crê no fenômeno chamado de: Realismo Nominal
A criança percebe e entende o mundo que a cerca. Na mais tenra idade, ela tem de se relacionar com determinadas heranças culturais e momentos históricos que fazem parte do mundo e com as pessoas a sua volta. Para isso, ela utiliza as várias formas de expressão de que dispõe: a fala, a expressão corporal, o desenho e a escrita. No processo de aquisição da escrita, a criança aprende a língua escrita de maneira ativa, retirando das relações sociais e do meio em que vive as informações necessárias para se apropriar desse objeto de conhecimento.
Considerando o texto acima e a perspectiva da psicogênese da língua escrita de Emilia Ferreiro, coloque (V) verdadeiro ou (F) falso nos itens a seguir.
(f) A criança que vive no meio urbano raramente está exposta a estímulos gráficos, por isso seu interesse pela escrita demora a despertar.
(v) A criança é capaz de formular várias hipóteses de escrita por observar as pessoas escrevendo e as variadas formas de comunicação escrita que existem em seu meio.
(v) A língua é um patrimônio de uma cultura, e sua representação gráfica faz parte dessa cultura.
(v) As práticas sociais, assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.
Ao desenvolver a pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro nos fala da criação de hipóteses criadas pelos alunos durante a aprendizagem da leitura e da escrita, de acordo com os estágios de conhecimento de cada uma. Pode-se relacionar essa ideia com o que Piaget chamou de: erro construtivo.
A professora Luciana utiliza poesias da tradição oral para fazer as crianças refletirem na segmentação das palavras. Ela tem o hábito de registrar os textos num papel, afixá-lo e, então, apresentá-los para que os alunos observem as características do sistema notacional, e também pergunta quais são as palavras que rimam, por que rimam, e coloca o dedo em baixo de cada segmento para que eles observem suas partes. Exemplo: ro-da. Essas atividades contribuem para que seus alunos pensem sobre as palavras e sobre suas partes orais e escritas.
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA/ EM FRENTE DE UMA SACADA/ O CRAVO SAIU FERIDO/ E A ROSA DESPEDAÇADA.
Esse trabalho irá desencadear: a consciência fonológica.
As afirmações a seguir tratam do processo de alfabetização e do papel do professor nessa construção. Leia-as com atenção e depois assinale F (falso) ou V (verdadeiro) na frente de cada uma delas.
(    V       ) Organizar a sala de aula de maneira que a leitura e a escrita estejam presentes, mesmo antes de a criança ler e escrever convencionalmente.
(      V     ) Considerar o conhecimento prévio das crianças, pois, embora pequenas, trazem para a escola o conhecimento já adquirido.
(      V     ) Propor aos alunos práticas de leitura e escrita, contemplando a diversidade dos estilos de texto.
(      F     ) No início do processo de alfabetização, ignorar a apresentação de versos e/ou poesias, musicadas ou não.
(     V      ) Utilizar textos reais, que circulam na sociedade.
No que diz respeito ao oferecimento de teorias fundamentais à compreensão do processo de alfabetização, diferentes pensadores podem contribuir com a formação do professor. Assim:
I. segundo as proposições piagetianas, a criança se apropria de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é descobrir, inventar, modificar.
III. segundo Emilia Ferreiro, o que leva a criança à alfabetização é a compreensão do funcionamento do código linguístico.
IV. segundo as proposições piagetianas, o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de aprendizagem.
São situações favorecedoras da leitura e escrita e ainda aproximam o alfabetizando de práticas sociais:
I. Ler e escrever, diante dos alunos, os mais variados tipos de texto, contribui para que construam o significado social da leitura e da escrita.
III. Interpretar figuras e/ou situações do cotidiano é um excelente exercício de representação.
Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve: selecionar, além de materiais produzidos para o uso escolar, os diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, cumprindo a mesma função que exercem fora da escola.
“[...] não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder, também, às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente”. É dessa maneira que a professora e pesquisadora Magda Soares nos apresenta a concepção de: Letramento

Continue navegando