Buscar

ATIVIDADES FUNDAMENTO DA CIENCIA SOCIAL PLANOS DE AULADO 1 AO 5

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Respostas de Atividades dos planos de aula.
 Eveline Suelen Justen de Siqueira
 1°Periodo 
 Direito
 Professor: Regiane Aparecida
Curitiba, PR
2017
RESPOSTAS DO PLANO DE AULA 1
Questão discursiva: Leia o diálogo a seguir. - Hoje o sol está de rachar! - É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor? - que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor! 
 
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência. 
R: Senso comum: aquilo que é passado de um para outro, é a sabedoria popular, não tem comprovação, experimento, observação. Foi o legado dos mais velhos para os mais jovens. Cultura de gerações. 
Conhecimento Científico: passado para nós após observação, experimentos, comprovações de pesquisas.
 
Questão de múltipla escolha: Foram os gregos que, rompendo com o senso comum, com a tradição e o misticismo, desenvolveram uma reflexão laica e independente, própria do espírito especulativo, que se debruçava sobre o mundo procurando entendê-lo em sua objetividade? (Cristina Costa. Sociologia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2005). Esse conhecimento, denominado filosófico, tem como importante característica: 
 E) A contínua busca do conhecimento por meio do questionamento, da reflexão.
RESPOSTA DO PLANO DE AULA 2
Questão discursiva: 
Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a matéria prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa complexidade. 
R: Ciências sociais tem um estudo mais complexo, porque aborda o ser humano as diferentes significações dada a vida em sociedade. Lida com a subjetividade das pessoas que explica as relações sócias no cotidiano. E não existe uma sobriedade nas ciências sociais. 
Questão de múltipla escolha: As Ciências Sociais compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. A Antropologia tem como principal preocupação a análise: 
A). Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes e crenças de diferentes grupos sociais.
 
RESPOSTAS PLANO DE AULA 3
Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: Em 1883, Franz Boas foi estudar os esquimós e passou um tempo convivendo com eles. O autor fez as seguintes observações no seu diário: "Frequentemente me pergunto que vantagens nossa "boa sociedade" possui sobre aquela dos "selvagens" e descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo. Onde, entre nosso povo, poder-se-ia encontrar hospitalidade tão verdadeira quanto aqui ... nós, "pessoas altamente educadas", somos muito piores relativamente falando ... Creio que, essa viagem tem para mim uma influência valiosa, ela reside no fortalecimento do ponto de vista da relatividade de 
Toda formação (...)" (Trecho extraído do livro Antropologia cultural/Franz Boas. Celso Castro (org). Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 2004). 
Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa?
R: Observação, etnografia e contra todo determinismo, não a ser o aspecto cultural
 
 Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas. 
 R: foi conhecer outra cidade, olhando sobre o ponto de vista dos habitantes de lá, a sua sociedade, conhecer a sociedade onde estava com os olhos das pessoas de lá, se colocando como eles.
Questão de múltipla escolha: O criminoso nato seria caracterizado por uma cabeça com pronunciada assimetria craniana, fronte baixa e fugidia, orelhas em forma de asa, zigomas, lóbulos occipitais e arcadas superciliares salientes, maxilares proeminentes (prognatismo), face longa e larga, apesar do crânio pequeno, cabelos abundantes, mas barba escassa, rosto pálido". (Cesare Lombroso, psiquiatra italiano.) A descrição acima evidencia um tipo de pensamento típico do século XIX, no qual características biológicas (fenotípicas, somatológicas) determinariam comportamentos sociais. Como ficou conhecido, na Antropologia, esse tipo de pensamento? 
 D) Determinismo biológico 
RESPOSTAS PLANO DE AULA 4
Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: Em plena Nova York surge um Capitão-América diferente: Seu nome é Vishavjit Singh. Ele é praticante do Siquismo, uma religião indiana e uma das características dos sikhs (os praticantes dessa religião) é o uso do turbante. Vestido de Capitão América e usando um turbante azul na cabeça ele diz: ?Quero desafiar as percepções das pessoas, elas tomam um choque quando me veem. ? Singh é um engenheiro de software pela manhã e um cartunista apaixonado à noite. Em suas histórias em quadrinhos, que ele expõe em um site da internet chamado SIKHTOONS.COM, ele já havia inventado o super-herói de turbante. Seus cartoons descrevem como é a vida dos sikhs nos Estados Unidos, enfocando o patriotismo que ele sente pelo país em que nasceu (ele é americano) e o orgulho pela religião a qual pertence. Vishavjit criou o personagem do Capitão-América de turbante juntado os aspectos culturais das sociedades americana e indiana, para assim lutar contra a intolerância. Diz ele: "Eu percebi que eu tinha que desenhar algo novo e o novo filme Capitão América me deu uma ideia. Que tal um super-herói que tem uma barba e um turbante e que luta contra a intolerância?" Confundido com sendo um muçulmano e alvo de intolerância, Vishavjit resolveu desafiar as pessoas e dar um passo além: não só desenhou como se vestiu com as roupas de seu personagem. ?Quando eu coloquei a fantasia pela primeira vez, foi um dos dias mais incríveis da minha vida, foi como se um interruptor tivesse sido ligado, estranhos estavam me abraçando, policiais me pediam fotos, eu estava sendo arrastado para casamentos". Texto traduzido e adaptado de http://www.bbc.com/news/magazine-30941638 (01/2015) e http://www.huffpostbrasil.com/entry/red-white-and-beard-documentary_n_6509368 (01/2015) 
 
A matéria acima retrata as contradições de um fenômeno contemporâneo chamado multiculturalismo.
Em que consiste esse fenômeno? 
R: Fenômeno que consiste em estabelece a coexistência de várias culturas em um mesmo espaço territorial e nacional, se baseia no reconhecimento das diferenças sociais como algo positivo, na convivência de diversas culturas em uma sociedade sem hierarquização delas. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes, etc., posto que se trate de indivíduos de etnias diferentes entre si. O discurso quando aborda a igualdade, apenas se refere à igualdade de direitos, perante a Lei.
Apresente, justificadamente, exemplos de ações na sociedade contemporânea em que se verifique a valorização da diversidade cultural. 
R: Podemos citar Políticas Públicas de inclusão de setores na sociedade que historicamente foram tratados de maneira desigual, como a adoção de cotas raciais nas universidades públicas, o reconhecimento das uniões homoafetivas, a valorização da cultura indígena etc..
 
Questão de múltipla escolha: Leia o artigo transcrito da Constituição da República Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações dasculturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal: 
 
C). Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural. 
Respostas plano de aula 5
Questão discursiva: "Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca? Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês." (Cecil Rhodes, colonizador britânico). 
O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típica do século XIX. Indaga-se:
Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX? Justifique sua resposta.
R: Era vista como etnocêntrica é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades
 Qual a forma de pensamento embasava essa visão, e que papel esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
R: Darwinismo social, papel de dominação, justificou eles achando que estava fazendo o certo.
 
Questão de múltipla escolha: (Adaptada de Uni centro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII e que se estenderam no século XIX só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. (DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persson Prentice Hall, 2004). Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
 
E) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais

Continue navegando