Buscar

Prova Constitucional 2. 3° semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No que se refere ao processo legislativo ordinário ou comum, podemos afirmar:
A iniciativa do projeto de lei é privativa quando a CF oferta a apenas um dos legitimados a prerrogativa de apresentar projetos de lei acerca de determinada matéria. Já a iniciativa concorrente é aquela que se dá quando o projeto de lei pode ser apresentado por qualquer dos legitimados do art. 61 da CF, o que se difere da iniciativa comum, que ocorre quando dois ou mais legitimados (não todos) podem apresentar projeto de lei.
A sanção presidencial caracteriza-se como a aquiescência com os termos do projeto de lei, sendo manifestada de forma expressa pelo Presidente da República, ou de forma tácita quando vencido o no prazo de quinze dias úteis sem manifestação do chefe do Poder Executivo.
O veto presidencial, da mesma forma, deverá ser manifestado no prazo de quinze dias, não havendo possibilidade de veto tácito. Outrossim, o veto é absoluto, não havendo possibilidade de derrubada.
O veto pode ser jurídico, quando o Presidente da República entende que o projeto não é conveniente ou oportuno, ou político, quando apresenta inconstitucionalidade. Ainda, não é possível o veto de palavras ou expressões, de modo que o veto deve debruçar-se sobre artigos, parágrafos, incisos ou alíneas inteiras. 
O processo legislativo da emenda constitucional é marcado por regras próprias. Acerca do tema, assinale a alternativa correta:
Possuem legitimidade para propor projeto de emenda à Constituição Federal o Presidente da República, mais da metade as Assembleias Legislativas das unidades federadas e qualquer senador ou deputado.
O quórum para aprovação da proposta de emenda à constituição será de três quintos, com votação em apenas um turno em cada casa legislativa.
A proposta de emenda constitucional rejeitada não poderá ser reproposta na mesma sessão legislativa, salvo mediante proposta da maioria absoluta, conforme determinação constitucional prevista no art. 67 da CF.
A segunda fase do processo legislativo da emenda constitucional é marcada pelo debate ou discussão que se dará, essencialmente, nas Comissões (Comissão de Constituição e Justiça e Comissão Temática), que poderão ofertar parecer terminativo, mas não poderão aprovar o projeto sem que seja ele encaminhado ao plenário.
As imunidades são prerrogativas (e não privilégios) ofertadas pela Constituição Federal com a finalidade de garantir a independência do parlamento e a liberdade de atuação do parlamentar. Acerca do tema, podemos afirmar:
Os parlamentares são invioláveis em razão de suas palavras, votos e opiniões, não podendo ser responsabilizados penal, civil, administrativa ou politicamente. Contudo, o parlamentar municipal possui tal prerrogativa, apenas na circunscrição do município em que atua. Por essa razão, tal imunidade é conhecida como imunidade relativa.
Nos crimes praticados por parlamentares federais após sua diplomação, recebida a denúncia pelo Supremo Tribunal Federal, deverá tal tribunal dar ciência à casa legislativa respectiva, que poderá, por iniciativa de qualquer partido político representado na casa, e por maioria absoluta, se manifestar pelo sobrestamento da ação penal.
A imunidade relativa não desobriga o parlamentar a testemunhar sobre fatos que soube em razão do exercício de sua função.
Os parlamentares federais não podem sofrer qualquer tipo de prisão, nem mesmo em caso de flagrante por crime inafiançável.
No que se refere ao Poder Executivo e Judiciário, é incorreto afirmar:
No Brasil o Poder Executivo é exercido por uma única autoridade em regime de governo presidencialista, no qual o presidente da república é chefe de estado e chefe de governo.
A sucessão em sentido restrito não se confunde com a substituição. Nesta, ocorrerá apenas em caso de impedimento temporário, naquela, a vacância será definitiva, de modo que apenas o vice-presidente poderá suceder o cargo. Em caso de impossibilidade do vice, e sendo a vacância declarada nos dois primeiros anos do mandato, assumirá o presidente da câmara dos deputados, que convocará eleições diretas no prazo de noventa dias.
São requisitos para ser Presidente da República, ser brasileiro nato ou naturalizado, possuir idade mínima de trinta e cinco anos, ter notável conhecimento jurídico e reputação ilibada.
São garantias funcionais de independência do Poder Judiciário, a vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsidio. 
Acerca do Sistema de Segurança Pública podemos afirmar:
Os órgãos policiais dividem-se em Policias Judiciárias, que tem por finalidade a repressão ao crime através da investigação criminal, e em Polícias Administrativas, as quais atuam na fase de prevenção ao crime.
A Polícia Federal compete a investigação de crimes de repercussão interestadual que exijam repressão uniforme, sendo chefiados por Delegados de Polícia de carreira, possuindo independência funcional, administrativa e financeira.
Compete às policias militares a preservação da ordem pública, bem como a apuração de infrações penais comuns através de métodos próprios de investigação criminal.
A Polícia Civil, chefiada por Delegados de Polícia de carreira, compete a apuração de infrações penais comuns por intermédio de Inquérito Policial e Termo Circunstanciado, atuando como polícia preventiva.
O Presidente da República apresentou projeto de lei complementar acerca de determinado assunto de sua iniciativa privativa. Ao longo do processo legislativo não foi apresentada qualquer emenda parlamentar, de modo que não houve qualquer alteração ao projeto originalmente proposto. Assim, o Presidente do Senado, promulgou o projeto de lei sob o argumento de que o projeto não demandaria sanção do chefe do Poder Executivo, em vista da ausência de emendas. Disserte acerca do tema, indicando se houve respeito ao devido processo legislativo.

Continue navegando