Buscar

casos concretos 1 a 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula: Quotas na Sociedade Limitada. 
DIREITO EMPRESARIAL II - CCJ0027 
	Título 
	
	Quotas na Sociedade Limitada. 
	
	
	
	
Número de Aulas por Semana 
	Número de Semana de Aula 
	
	2 
	
	
	
	
	Tema 
	
	Quotas na Sociedade Limitada. 
	
	
	
	
	Objetivos 
	
	Conceituar quotas nas sociedades limitadas. 
Identificar as características das quotas nas sociedades limitadas. - Enumerar as formas de sucessão, penhora e cessão das quotas nas sociedades limitadas. 
 
 
	
	
	
	
	Estrutura do Conteúdo 
	
	1.5 
	Das 
	quotas. 
	 
	
	1.5.1 
	Conceito 	e 
	Características. 
	 
	
	1.5.2 
	Sucessão 	das 
	quotas. 
	 
	
	1.5.3 
	Penhora 	das 
	Quotas. 
	 
	
	1.5.4 
1.5.5 Responsabilidades 
	Cessão 	das do cedente de quotas. 
	Quotas. 
	 
	
	
	
	Aplicação Prática Teórica 
	
	CASO CONCRETO (EXAME DE ORDEM UNIFICADO) 
No dia 03.01.2012, Maria e Joana assinaram ato constitutivo de uma sociedade limitada empresária denominada Arroz de Festa Ltda. Nesta data, Maria integralizou 5.000 (cinco mil) cotas, representativas de 50% (cinquenta por cento) do capital social da sociedade, ao valor nominal de R$1,00 (um real) cada uma, enquanto Joana integralizou 1.000 (mil) cotas à vista e se comprometeu a pagar o restante (4.000 quotas) após 6 (seis) meses. No dia 16.01.2012, Maria e Joana levaram os documentos necessários ao registro da referida sociedade à Junta Comercial competente, que procedeu ao arquivamento dos mesmos uma semana depois. Em função de enfrentarem certa dificuldade inicial nas vendas, Maria e Joana não conseguiram adimplir o contrato de aluguel da sede, celebrado em dia 05.01.2012, o que implicou a contração de uma dívida no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais). 
O proprietário do imóvel em que está localizada a sede, Miguel, formula as seguintes indagações: 
A) A sociedade Arroz de Festa Ltda. era regular à época da celebração do 
	
	
	
	
A) A sociedade Arroz de Festa Ltda. era regular à época da celebração do contrato de locação ? sim, era regular e possuía personalidade jurídica no momento da celebração do contrato. B) Miguel pode cobrar de Maria a integralidade da dívida de Arroz de Festa Ltda.? 
Não . mas pode cobrar ate o limite do capital ainda não integralizado por joana , pois os sócios de uma sociedade limitada respodem solidariamente pela integralização do capital nos termos da parte final do art 1052 cc
	
	contrato de locação? 
B) Miguel pode cobrar de Maria a integralidade da dívida de Arroz de Festa Ltda.? 
 
QUESTÃO OBJETIVA 1 (EXAME DE ORDEM UNIFICADO) 
Terezinha, sócia minoritária e administradora da sociedade Z & Cia. Ltda., com participação de 23% no capital social, foi excluída da sociedade por ter se apropriado de bens sociais e alienado-os de forma fraudulenta. A exclusão extrajudicial observou todos os requisitos legais, tendo sido inclusive, aprovada em assembleia própria, com quórum superior à metade do capital social. Após a deliberação, foi alterado o contrato social com a nova composição societária e realizado o arquivamento na Junta Comercial. Efetuado o registro da alteração contratual, Deverá 
realizar a liquidação das quotas de Terezinha, com base último balanço aprovado; a ex-sócia não responderá pelas obrigações sociais anteriores porque, na sociedade limitada, sua responsabilidade é restrita ao valor do capital social. 
ser dissolvida, cabendo aos sócios remanescentes investir o liquidante em suas funções; a ex-sócia receberá o valor de suas quotas, apurado com base em balanço especial, no curso da liquidação, após o pagamento aos credores. (C) reduzir compulsoriamente o capital, sendo vedado aos demais sócios suprir o valor da quota de Terezinha; esta responderá subsidiariamente pelas obrigações sociais até dois anos contados da data da deliberação que a excluiu da sociedade. 
(D) realizar a liquidação das quotas de Terezinha, com base em balanço especial; a ex-sócia responderá pelas obrigações sociais anteriores, até dois anos após a averbação da resolução da sociedade na Junta Comercial. 
 
QUESTÃO OBJETIVA 2 - (MAGISTRATURA/MG ) 
 
Com relação à sociedade limitada, assinale a alternativa correta. 
Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas e cada um responde individualmente pela integralização do capital social. 
A sociedade limitada rege-se, nas omissões das disposições específicas do Código Civil, pelas normas da sociedade simples. Todavia, o contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade em comandita simples. (C) Pode o contrato instituir conselho fiscal composto de três ou mais membros e respectivos suplentes, sócios ou não, residentes no País e eleitos pela assembleia anual. Nesse caso, haverá restrição a alguns dos poderes da assembleia dos sócios. 
(D) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais