Buscar

AVALIANDO MENTAL

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0078_SM_201301069736 V.1  
	Aluno(a): MARTILIANA LÚCIA TEIXEIRA DE MACEDO
	Matrícula: 201301069736 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 29/03/2017 20:31:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301845263)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O CAPS tem por função acolher as demandas de localidades específicas, através de intervenção multidisciplinar e interdisciplinar, além de 
		
	
	(C) promover a reinserção social do portador de sofrimento mental através do fortalecimento de seus laços familiares e comunitários.
	
	(D) acolher em atendimento portadores de sofrimentos mentais leves e instáveis, preservando seus laços sociais através de afastamento recorrente.
	
	(B) promover o afastamento esporádico de portadores de sofrimento mental através de ações intersetoriais.
	
	(A) organizar a rede de atenção municipal. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301265575)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No inicio do século XX, é fundada nas terras doadas pela baronesa da Taquara em Jacarepaguá a Colônia Juliano Moreira (1924). Esse grande Nosocômio apesar de ser criado com os princípios mais modernos da época no que se refere a assistência psiquiátrica, reproduzia o conceito de assistência voltado para: 1- O isolamento social e a reclusão do portador de transtorno mental; 2- A utilização de métodos assistenciais baseados nos princípios do alienismo, com práticas pouco ortodoxas como castigos e privações. 3- O tratamento focado no sujeito, respeitando sua individualidade e sua cidadania. 4- A assistência como prática para se trabalhar a reinserção social dos pacientes internados. Marque a alternativa correta: 
		
	
	Estão corretas as afirmativas I e IV;
	
	Estão corretas as afirmativas II E III; 
	
	Estão corretas as afirmativas II e IV;
	
	Estão Corretas as afirmativas I E III. 
	
	Estão corretas as afirmativas I e II;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301265614)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os Caps são importantes dispositivos de atenção psicossocial e tem como principal missão, com exceção de:
		
	
	Prestar um cuidado baseado na subjetividade do sujeito portador de transtorno mental grave;
	
	Ser a Unidade de atenção que se destina ao cuidado intensivo e baseado na clínica do sujeito, disponibilizando os recursos necessários para isso.
	
	Ser a Unidade que irá distribuir as internações nos hospitais psiquiátricos de longa permanência;
	
	Ser a Unidade de saúde mental ordenadora dos recursos assistenciais destinados à saúde mental de um determinado território;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301845288)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dentre as responsabilidades compartilhadas entre as equipes matriciais de Saúde Mental e da Atenção Básica, assinale a opção que NÃO se aplica: 
		
	
	(D) Trabalhar o vínculo com as famílias, tomando-as como parceiras no tratamento, e buscar constituir redes de apoio e integração.
	
	(C) Discutir casos identificados pelas equipes da Atenção Básica que necessitem de uma ampliação da clínica, em relação às questões subjetivas.
	
	(B) Desenvolver ações compartimentalizadas no atendimento a casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e de outras drogas, pacientes egressos de internações psiquiátricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicídio e vítimas de violência doméstica intrafamiliar.
	
	(A) Evitar práticas que levem à psiquiatrização e medicalização de situações individuais e sociais comuns à vida cotidiana.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301265115)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O jovem médico Philippe Pinel na segunda metade do século XVIII foi o primeiro a dar um cuno médico a loucura. Com isso ele sistematizou a assitência aos portadores do transtorno mental tendo como base a dinâmica da vida familiar. A esse tratamento Pinel deu o nome de:
		
	
	Tratamento Moral;
	
	tratamento Familiar;
	
	Tratamento Endofamiliar;
	
	Tratamento psicossocial;

Continue navegando