Buscar

PLANO DE ENSINO AULA 01 DTO DAS OBRIGAÇOES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE ENSINO
Direito Noturno – IESMT. Disciplina – Direito Civil. Matéria – Direito das Obrigações.
Período: 4º e 5º Semestre; Professora: Giovanna Santos;
AULA 01 DATA 5/02/2014.
Tema da aula: 
1. DO ADIMPLEMENTO E EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES
1.1. DO PAGAMENTO;	
NOÇÕES E ESPÉCIES DE PAGAMENTO
Bibliografia 
FIUZA, César, Direito Civil: curso completo, 8. ed., Belo Horizonte: Del Rey, 2004. 
FIUZA, Ricardo, Código Civil Comentado, 7. ed., São Paulo: Saraiva, 2010.
LISBOA, Roberto Senise, Manual de Direito Civil, volume 2: obrigações e responsabilidade civil, 3. ed., rev., atual. e amp., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume II: Teoria geral das Obrigações. 10. ed., São Paulo: Saraiva, 2013.
Direito das Obrigações:
NOÇÕES INTRODUTÓRIAS:
Principal efeito de uma obrigação é gerar para o credor o direito de exigir do devedor o cumprimento da prestação. Assim, podemos afirmar que a obrigação nasce para ser cumprida. 
Liberação pelo adimplemento:
Ensina os efeitos do adimplemento das obrigações, descrevendo os meios idôneos que o credor possui para obter o que lhe é devido, especialmente compelindo o devedor a cumprir a obrigação.
Extinguir a obrigação é, assim, o fim almejado pelo legislador.
O que estudaremos: a teoria do cumprimento, dos efeitos da inexecução e da tutela jurídica do credor que também engloba os efeitos que a relação obrigacional produz.
Podemos construir a seguinte afirmação – O Devedor se libera pelo cumprimento da obrigação quando efetua a prestação tal como devida, ou seja, no tempo e no lugar convencionado de modo completo e pela forma adequada. 
No entanto, se a prestação for prestada em atraso, p.e., mas se mostra proveitosa para o credor, ele poderá considerá-la cumprida, possuindo o direito de buscar eventual indenização dos danos causados pela mora!
DO PAGAMENTO:
A obrigação obedece um ciclo de vida – nascem (de diferentes fontes: lei, contrato, declarações unilaterais, atos ilícitos etc.) vivem e desenvolvem-se por meio de suas várias modalidades (dar, fazer, não fazer) finalmente, extinguem-se.
A extinção dá-se, em regra, pelo seu cumprimento, que o Código Civil denomina pagamento – segundo os romanos chamava-se solutio derivada da palavra solvere. 
PAGAMENTO – CONCEITO: cumprimento ou adimplemento da obrigação. O CC dá o nome de pagamento à realização voluntária da prestação debitória, tanto quando procede do devedor como quando provém de terceiro, interessado ou não na extinção do vínculo obrigacional, pois “qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la” (CC, art. 304) e “igual direito cabe ao terceiro não interessado, se o fizer em nome e à conta do devedor” (parágrafo único)
	Princípios aplicáveis ao cumprimento das obrigações:
Boa-fé ou diligência normal; - durante as tratativas, como também durante a formação e o cumprimento do contrato.
Ninguém pode beneficiar-se de sua própria torpeza obrigo-me, portanto, não somente pelo que está no contrato, mas, ainda, por todas as consequências, que segundo a lei e os usos derivem dele (Ler art. 422, do CC)
Da pontualidade. – prestação deve ser cumprida em tempo, no momento aprazado, mas de forma integral, no lugar e modo devidos, para desonerar o obrigado, salvo a onerosidade excessiva reconhecida em sentença (CC, art. 478 a 480), credor não está compelido a receber em partes ainda que seja divisível o objeto.
O pagamento é principal modo normal de extinção das obrigações e pode ser direito e indireto – meios indiretos de pagamento ex: pagamento por consignação e a dação em pagamento -;
Obrigação também se extingue por meios anormais de extinção sem pagamento como no caso de impossibilidade de execução sem culpa do devedor, do advento do termo, da prescrição, da anulação ou nulidade, da novação da compensação etc.

Continue navegando

Outros materiais