Buscar

Ligações quimicas

Prévia do material em texto

FEA – Fundação Educacional de Andradina
Curso de graduação em Medicina Veterinária 
Mariângela Ignácio de Souza
FORÇAS INTERMOLECULARES
Mirandópolis
2017
Mariângela Ignácio de Souza
FORÇAS INTERMOLECULARES
Trabalho apresentado no curso de
 Graduação em Medicina Veterinária 
da Fundação Educacional de Andradina.
Profº Me. Willian P. Gomes
Mirandópolis
2017
Sumário
Resumo
Este trabalho trate-se da interação entre as moléculas no estado sólido ou líquido, que são chamadas de forças intermoleculares. Há quatro tipos de forças intermoleculares, que consiste em Dipolo- Dipolo, Dipolo-Dipolo Induzido e Dipolo induzido-Dipolo induzido, e a Ligação de Hidrogênio. Veremos suas características, ocorrências, e a ordem de intensidade dessas forças.
Polaridade
Para que haja um total entendimento das forças intermoleculares, precisa-se rever conceitos de polaridade molecular. A polaridade está relacionada á distruibuição dos elétrons ao redor dos átomos,e se a distruibuição for assimétrica, a molécula será polar, caso a distribuição seja simétrica, a molécula em questão será apolar. Essa distribuição está relacionada intimamente também com a diferença de eletronegativadade, se houver diferença na força eletromagnética, a molécula será polar, se caso não, será apolar.
Forças intermoleculares
Consiste em forças de atração que ocorrem entre molécula no estado sólido e líquido apenas, pois no estado gasoso, as moléculas estão muito afastadas uma das outras, e é considerado que não há forças de atração intermolecular.
Vale resaltar que as forças intermoleculares, ou ainda chamadas de ligações secundárias, não são uma ligação entre as moléculas e sim apenas uma interação muito forte entre elas.
Há quatro tipos de forças intermoleculares : 
I)Dipolo – Dipolo :
Ocorre em moléculas polares, onde uma suas extremidades apresentam polos, um negativo e outro positivo, o lado positivo da molécula atrai o negativo de outra molécula, e assim sucessivamente, fazendo valer a Lei de atração e repulsação.
Essa força de atração é que possibilita o estado líquido.
Ex:
II)Dipolo – Dipolo induzido: 
É a interação entre moléculas polares e apolares, e esta é possível devido as moléculas polares que conseguem distorcer a distribuição de carga de outras moléculas vizinhas, através de uma polarização induzida, sendo a interação mais fraca entre todas.
É a interação responsável pela solubilidade de gás  O2 (polar) em H2O (apolar).
Ex:
III)Dipolo induzido – Dipolo induzido:
Interação entre moléculas apolares, devido ao constante movimento das mesmas, permitindo que em determinado momento, as moléculas apolares consigam induzir um dipolo na molécula apolar mais próxima, e esta será polarizada, sugerindo que as moléculas apolares têm um potencial de formar dipolos temporários.
Essa relação possibilita a aderência das patas da lagartixa em qualquer superfície, pois há a junção da força das moléculas apolares, e a grande superfície de contato das patas, que possuem inúmeros pelinhos, e esses fatores são suficientes para suportar o peso da lagartixa.
Ex:
IV)Ponte de hidrogênio:
Esse tipo de interação ocorre quando um dos três átomos mais eletrone 
gativos ( F, O e N), estão ligados a um átomo de H, pois nessa situação, as cargas parciais formadas são muito intensas. O maior exemplo desse tipo de interação, é da molécula de H2O, onde essa relação faz com que a água tenha propriedades muito importantes, como a tensão superficial, e também proporciona o mecanismo de tensão e coesão que é vital para o transporte de substâncias nos seres vivos e a comunicação entre as duas fitas do DNA.
Ex:
Ordem crescente da intensidade das forças intermoleculares 
Dipolo – Dipolo induzido < Dipolo induzido – Dipolo induzido < Dipolo – Dipolo < Ponte de hidrogênio
Conclusão
Através do trabalho exposto, concluí- se que as forças intermoleculares são vitais para o funcionamento do corpo dos seres vivos, pois as biomoléculas são mantidas em sua estrutura tridimensional através dessas interações, e esta estrutura é a responsável pela atividade biológica específica dessas moléculas, sendo assim, todos os processos orgânicos vitais estão relacionados com o reconhecimento molecular específico inter e intramolecular. Além de fazer parte dos mecanismos de sustentação de vários insetos e répteis, é um fator importante para pontos de ebulição e fusão, solubilidade, viscosidade e densidade.
Bibliografia
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/polaridade-das-moleculas.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_intermolecular
http://www.mundovestibular.com.br/articles/3266/1/AS-FORCAS-DE-INTERACAO-ENTRE-AS-MOLECULAS/Paacutegina1.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe5PAAL/interacoes-intermoleculares

Continue navegando