Buscar

casos concreto direito civil 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Título 
SEMANA 1
Descrição 
Caso Concreto 1
Lei atentamente a assertiva adiante:
À luz do Código Civil de 1916, afirmou Caio Mário da Silva Pereira: "a ordem jurídica oferece a cada um a possibilidade de contratar, e dá-lhe a liberdade de escolher os termos da avença. Segundo as suas preferências. Concluída a convenção, recebe da ordem jurídica o condão de sujeitar, em definitivo, os agentes. Uma vez celebrado o contrato, com observância dos requisitos de validade, tem plena eficácia, no sentido de que se impõe a cada um dos participantes, que não têm mais a liberdade de se forrarem às suas consequências, a não ser com a cooperação anuente do outro. Foram as partes que acolheram os temor de sua vinculação, e assumiram todos os riscos. A elas não cabe reclamar, e ao juiz não é dado preocupar-se com a severidade das cláusulas aceitas, que não podem ser atacadas sob a invocação de princípio de equidade". 
À luz das novas disposições do Código Civil/2002:
A assertiva acima ainda guarda alguma validade face à nova ordem jurídica civil e constitucional? Fundamente a sua resposta.
R. Há que se levar em consideração ainda na atual ordem jurídica os princípios da vinculação e obrigatoriedade dos contratos (pacta sent. servanda), porém com novo contorno. Tendo em vista a mitigação da autonomia da vontade e a consolidação da autonomia privada, significa dizer que a constitucionalização do direito civil e a publicitação do direito privado colocaram a pessoa humana no epicentro das relações jurídicas, razão pela qual o estado passou a intervir nos contratos para impedir qualquer tipo de lesão aos direitos fundamentais bem como assegurar a dignidade humana. Nesse sentido foram erguidos os princípios da função social dos contratos e da boa-fé objetiva exigindo das partes levar em conta o bem comum. Portanto a liberdade contratual (faculdade para definir as cláusulas do contrato) passou a sofrer limitações a fim de evitar o abuso do direito e adequar os negócios jurídicos ao principio precaução e prevenção tomando por base as perspectivas de uma sociedade marcada por riscos e ambivalências antes exposto entende-se que a declaração do professor Caio Mario não se adequa aos vetores da constituição federal de 1988 e do código civil de 2002, exceto naquilo que consiste na liberdade contratual (faculdade de escolher com quem contratar)
Elabore um conceito de função social do contrato, indicando se a função social do contrato pode justificar inadimplemento contratual.
R: A função social ou princípio da função social dos contratos consiste numa dimensão intersubjetiva e também coletiva dos interesses afetos ao contrato. Significa dizer que é preciso ter em consideração não só os interesses de dos contratantes como também da sociedade uma vez que é possível que os efeito do negócio jurídico além de atingir a esfera individual poderá recair sobre direitos meta individuais, assim sendo o princípio da função social funciona como baliza da liberdade contratual com o propósito de preservar o bem comum.
 Vale salientar que diante do exposto sua eficácia tem tanto natureza intrínseca ou interna bem como extrínseca ou externa. Portanto o professor Winz Edson fachin assevera ao afirmar que a inobservância do princípio da função social dos contrato justificaria o inadimplemento contratual tendo como fundamento a nulidade do pacto assim firmado
Questão objetiva 1
(TJMS - Juiz Substituto - 2009) A propósito dos contratos, examine as assertivas abaixo e indique a alternativa correta:
Obrigação e contrato se confundem porque deste advém o acordo de vontades que visa a constituição, modificação ou extinção de direitos; em suma, um conjunto de obrigações a serem cumpridas pelas partes.
Nem toda relação jurídica contratual possui, além das partes e do consensualismo, um objeto.
O objeto da relação jurídica patrimonial pode ser imediato ou mediato, sendo o primeiro o contrato propriamente dito e o último, o bem da visa suscetível de apreciação econômica.
O objeto mediato se limita ao seu aspecto econômico e ao fato de ser corpóreo.
Vale, em regra, o contrato que implique transmissão de direitos autorais.
Questão objetiva 2
(MPRS - 2001) A superação do paradigma voluntarista do contrato encontra-se justificada pela:
Utilidade social do contrato.
Objetivação do vínculo contratual.
Concepção da causa como função econômico-social do contrato.
Justiça da relação contratual no caso concreto.
Expansão das hipóteses de vícios do consentimento.
Assinale a alternativa correta:
A- Somente as alternativas I e III estão corretas.
B - Somente as alternativas II e III estão corretas.
C - Somente as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
D - Somente as alternativas I, II, IV e V estão corretas.
E - Somente as alternativas I e IV estão corretas.

Outros materiais