Buscar

Texto História

Prévia do material em texto

DENSCONSTRUINDO A HISTÓRIA
	Na infância, uma das brincadeiras mais comuns para a maioria das pessoas é o chamado “telefone sem fio”, que desenvolve alguns sentidos importantes para a criança, mas que de pano de fundo temos claramente uma aula de que nenhuma mensagem passada boca-a-boca permanece como no primeiro anúncio. Este exemplo simples nos remete a pensar que a historia como é apresentada hoje pode não ser como de fato aconteceu. Uma importante ferramenta que se levanta é a desconstrução da história.
A “desconstrução” não é exclusiva dos pesquisadores do passado, mas desconstruir assume parte primordial também nas bases que preconizam o estudo do direito, da sociologia e filosofia, entre outros. Pois assim sendo, os questionamentos levantados acerca dos mais aprofundadas vertentes do saber causam não desconforto e muito menos descrédito, mas a busca por maiores firmamentos nos conhecimentos já adquiridos e respeito por aqueles que se dedicaram ao estudo de cada ciência antes da geração atual. A desconstrução é sem duvida um dos melhores métodos de investigação e as perguntas geradas se transformam em conhecimento.
	Este artifício aplicado na história levanta debates que produzem uma busca pelo passado bastante benéfica sob uma ótica crítica, a qual a priore não aceita qualquer conjectura, mas procura tomar em mãos ferramentas para se obter uma tese mais relevante. Para alguns grupos, o método de desconstrução da história pode não ser tão vantajoso, uma vez que ele desfaz determinados paradigmas e desmascara determinados grupos políticos, religiosos ou sociais.

Continue navegando