Buscar

Asfalto modificado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Asfalto modificado
Usada em recapeamentos e tratamento de superfícies, tecnologia resulta em pavimentos com espessura menor e com melhor desempenho em relação às estruturas convencionais
 
O asfalto altamente modificado - highly modified asphalt (HiMA) - é obtido por meio da mistura de polímeros especiais ao asfalto. O resultado dessa mistura melhora o desempenho do pavimento em relação à deflexão de sua condição estrutural, ao trincamento, às trilhas de roda, entre outros. Com o aumento da concentração de polímeros tipo SBS (estireno-butadieno-estireno), o asfalto é transformado gradualmente em asfalto-elastomérico. As propriedades elastoméricas da mistura são mantidas em uma amplitude de temperatura que varia de -30 °C a 70 °C. Isso elimina o comportamento frágil do asfalto em baixas temperaturas e reduz a deformação permanente em altas temperaturas.
A grande flexibilidade do ligante no HiMA é a principal garantia de maior resistência à fadiga. Isso propicia estruturas de pavimentos mais esbeltas e com maior durabilidade. A tecnologia HiMA pode ser aplicada em camadas de rolamento, recapeamentos, bases de asfalto e tratamento de superfícies.
 
	
 
1. Asfalto HiMA
Alguns polímeros podem ser incorporados ao asfalto em altos teores - mais de 7% (em peso) -, o que produz ligantes com baixa viscosidade e fácil aplicação. Os polímeros SBS (estireno-butadienoestireno) de última geração mudam drasticamente o comportamento do HiMA: segundo a Kraton, fornecedora de polímeros, o SBS pode absorver até dez vezes seu peso quando incorporado ao asfalto. O asfalto altamente modificado se comporta como uma rede polimérica contínua e resistente, cujas propriedades incluem alto ponto de amolecimento, elevado módulo e grande recuperação elástica. A criação dessa rede polimérica contínua no asfalto retarda significativamente o desenvolvimento e a propagação de fissuras em camadas de rolamento devido ao cisalhamento.
2. Aplicações
O ligante HiMA, ao combinar alto desempenho mecânico e baixa viscosidade, permite o uso da tecnologia em diversas aplicações em pavimentos:
Camadas de rolamento
O alto teor de polímero permite a construção de pavimentos estruturais com espessura reduzida e com desempenho igual ou superior aos convencionais quanto à fissuração e à deformação tipo "trilha de roda".
Camadas de base e binder
Devido à sua alta resistência à fadiga, a tecnologia HiMA possibilita o dimensionamento de camadas menos espessas e com maior durabilidade. Com algumas novas gerações de polímeros é possível modificar asfaltos duros (os quais são pouco compatíveis com polímeros) empregados em camadas de base.
Tratamentos superficiais 
Tratamentos superficiais a quente também podem empregar misturas HiMA. A grande capacidade elástica e a alta coesão aliadas à baixa viscosidade são adequadas para essa finalidade.
3. Desempenho e espessura 
Análises feitas pelo Centro Tecnológico de Infraestrutura Viária (CTVias) indicam que misturas com asfalto altamente modificado melhoram significativamente o comportamento do pavimento quanto à deformação plástica (representada pela diminuição das trilhas de roda), quanto à fadiga (representada pela diminuição do trincamento) e quanto ao conforto (representada pela redução da irregularidade longitudinal). Além isso, as soluções com HiMA podem ser dimensionadas com espessuras menores (para as mesmas condições de ruptura). Por conta dessa redução de espessura, são necessárias quantidades menores de materiais pétreos e, consequentemente, menor dispêndio com o transporte desses insumos.
4. Pavimentação
Pavimentos asfálticos executados com ligantes altamente modificados são mais eficientes do que aqueles tradicionais. Por isso, para uma mesma condição em relação aos critérios de ruptura do pavimento há equivalência de solução com espessuras menores.
4.1 Execução das camadas 
A adoção de ligante altamente modificado não altera o modo de execução do pavimento. Os polímeros foram desenvolvidos exclusivamente para melhorar as características do ligante asfáltico sem que sejam necessárias alterações no processo executivo do pavimento como um todo. Portanto, são empregadas as mesmas camadas para as duas soluções. A diferença está associada ao ligante. Todo o cuidado quanto à incorporação do polímero ao ligante está vinculado ao processo de modificação de ligantes asfálticos, sendo esta tarefa de responsabilidade dos distribuidores de materiais asfálticos em suas unidades de produção.
 
	Cálculo e projeto 
O cálculo pode ser feito com softwares de análise, com os quais se calculam os principais parâmetros técnicos responsáveis pelos índices de performance da solução. Os dados são visualizados ao longo de todo o período de vida útil do pavimento e permitem que sejam feitas as comparações entre diferentes soluções.

Outros materiais