Buscar

Relatorio Soluçoes

Prévia do material em texto

preparo de Soluções
Disciplina: Laboratório de Química 		Profª.: Araceli Seolatto
Componentes:	Elionay Vinicius De Oliveira
 	Ewerton Moura Rodrigues
 	Marco Túlio Oliveira Pontes Moura
Introdução
	As soluções são misturas homogêneas entre um soluto e solvente, o solvente sempre está em maior proporção que o soluto. As técnicas de preparo de soluções envolvem a pesagem de um solido em balança analítica ou a transferência de um liquido, sendo ambos diluídos em água destiladas conforme a concentração desejada. 
	A concentração da solução é uma relação entre massa de soluto e o volume de solvente e pode ser expressa em diferentes unidades de concentração,sendo mais comum expressar a concentração em mol.L-1.o soluto é uma substância química que deve atender certas exigências para que se possa obter uma concentração a confiável do mesmo. Os solutos chamados de primários possuem alto grau de pureza (99,9%) e atendem as exigências para o preparo de soluções, muitos outros devem ser padronizados por técnicas analíticas para determinar a verdadeira concentração em solução. Muitas soluções são obtidas por diluição das soluções estoques, o processo de diluição permite obter com maior precisão soluções com baixa concentração.
OBJETIVO
Conhecer os procedimentos para preparo de soluções e diluições de soluções.Realizar cálculos de concentração.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais e reagentes
Balança
Balões volumétricos de 100 mL
Vidro de relógio
Espátula
Papel de filtro
Pipetas de 10 mL
Pêra de borracha
Béquer de 50 ml 
Bastão de vidro
Água destilada
Hidróxido de sódio P.A.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
PREPARO DE SOLUÇÕES
Solução A: Foram pesados 0,2 g de KMnO4 na balança dentro de um vidro de relógio, ela foi transferida para um béquer e adicionado por volta de 50 mL de solvente sendo misturado continuamente com o bastão de vidro até estar totalmente solubilizado, após isto a solução foi transferida para um balão volumétrico e foi adicionado o restante de água até completar 100 mL de solução, depois a solução foi transferida para um recipiente de armazenagem e a mesma foi devida mente rotulada.
.
Solução B: Pipetou-se aproximadamente,10 ml da solução de Permanganato de potássio preparada anteriormente e transferir para balão de 100 ml, completou-se o volume da solução com água destilada, observou-se o menisco, verteu-se a solução para homogeneizar. 
OBSERVAÇOES POS EXPERIMENTOS 
Solução A
	Após ter sido calculado a massa necessária de KMnO4 (como mostra a conta abaixo), foram pesados 0,2 g de KMnO4 na balança dentro de um vidro de relógio, ela foi transferida para um béquer e adicionado por volta de 50 mL de solvente sendo misturado continuamente restante de água até completar 100 mL de solução, resultando numa solução de 2g/L.
				
	C(q/L)
	=
	m(g)
	
	
	V(L)
	2
	=
	m
	
	
	5x10-2
	m
	=
	0,1g
Solução A 
	Agora (como mostra a conta abaixo) foi pesado 0,2g de KMnO4 e repetido o processo da solução anterior.
0,4 g de NaOH		 	100 mL de solução
 		 x 		 10 mL de solução 
x = g de NaOH
 
 A solução obtida apresentava coloração transparente que quando agitada não deixava uma boa passagem para luz, alterando seu caminho.
Solução B
	Pipetou-se 10 ml da solução anterior e logo após transferiu-se para o béquer e adicionado por volta de 50 mL de água para a diluição do soluto, então foram colocados a pré solução de 50 ml no balão volumétrico e acrescentado a massa de água destilada para completar a solução (calculo mostrado abaixo também) e foi adicionado água até a solução ter 50 g,e então a mesma foi homogeneizada.
0,2 g de KMnO4	 	 100 mL de solução
 		 x 	 50 mL de solução
x = 0,1 g de KMnO4
msolvente(g) = msolução(g) - msoluto(g) 
msolvente = 50,0 – 5,0
msolvente = 45.0 g de água
	Mais uma vez, a solução obtida apresentava coloração transparente que quando agitada não deixava uma boa passagem para luz, alterando seu caminho.
 	O calculo da concentração da solução utilizando uma solução preparada a com 15 ml da solução B diluiu-se 50 ml de solução. 
 0,1 g de KMnO4	 	 15 mL de solução
 		 x 50 mL de solução
 x = 0,33 g de KMnO4
O calculo da concentração da solução A e B em ppm:
 
solução A: 200 ppm 
 solução B: 100 ppm
O calculo das concentrações em %
 158,03 g/mol ------ 100% 
 0,33 g/mol------- %
	Tabela 1. Concentração das soluções preparadas
	Solução
	Massa (g)
	Soluções
	Concentração 
	1
	0,2
	100,0 mL
	0,2 g/L
	2
	0,2
	10,0 mL
	0,1 % p/v
Conclusão
            Depois de fazer todos os cálculos, produzir todas as soluções, o objetivo da prática foi alcançado. As soluções foram feitas conforme os cálculos e as técnicas ensinadas teoricamente. Os materiais estavam em boas condições e havia tudo que era necessário para a prática. A prática foi totalmente produtiva.
Referências bibliográficas
SKOOG,D,A.; West,D.M; Holler, F.J; Crouch,S.R. Fundamentos de Química analítica, 8ª Ed.Pioneia Thomson Learning: São Paulo.p.406,2006.

Continue navegando