Buscar

AV1 Simulado de Nutrição Miriam Veiga

Prévia do material em texto

Aluno: MIRIAM DA VEIGA SOUZA 
	Matrícula: 201201034973
	Disciplina: SDE0132 - NUTRIÇÃO   
	Período Acad.: 2017.1 (G) / EX
AULA 1
1- Um dos principais focos de interesse dos estudos epidemiológicos da atualidade é a relação entre o comportamento alimentar e a mudança no perfil epidemiológico e nutricional da população brasileira. A partir de uma simples ida ao supermercado observamos os hábitos alimentares das pessoas, das famílias brasileiras que são baseados na pessoa que ficou encarregada de comprar os alimentos. Por isso, que a escolha do alimento, sem dúvida alguma, é uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana. Mas, para fazer uma boa escolha é preciso conhecer a composição nutricional dos alimentos e ter em mente as Leis da Alimentação. Sobre as Leis da Alimentação NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
 A Lei da Adequação está relacionada ao período fisiológico do organismo ao qual se destina (gestação, infância, adolescência, envelhecimento), ou seja, a dieta deve fornecer um aporte calórico acima das recomendações nutricionais relacionadas ao período fisiológico do organismo ao qual se destina.
2 - Com relação às Leis da Alimentação, a lei da adequação refere-se à dieta que deverá estar adequada:
 ao período fisiológico atual do organismo ao qual se destina.
3 - As transformações observadas na sociedade contemporânea acabaram "distorcendo" muitas concepções de alimentação saudável. O comportamento alimentar humano está inserido nessas transformações. Além disso, vale a pena destacar que os alimentos e os sentidos do paladar e do olfato desencadeados por eles nos fazem voltar no tempo e recordar diversas situações e sensações, principalmente da infância. Nesse contexto está inserida a obra intitulada À la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido) do famoso escritor francês Marcel Proust que faz uma viagem de volta ao passado com suas recordações da infância desencadeadas pelo gosto das madeleines acompanhadas com chá. Sobre o comportamento alimentar assinale a alternativa INCORRETA:
 A difusão de concepções de alimentação saudável através de publicidade e propaganda não influenciam a construção dos hábitos alimentares e o comportamento alimentar na sociedade contemporânea.
4 - Sabemos que existe uma grande diversidade de alimentos tanto de origem animal quanto de origem vegetal. Entretanto, não existe um alimento específico que contenha todos os nutrientes. Devido a isso, nossa alimentação diária deverá ser variada e colorida para que possamos obter todos os nutrientes necessários ao organismo humano. Essa afirmação ratifica a importância de:
 Conhecer a composição nutricional dos alimentos para escolher adequadamente os alimentos.
5 - O retardo na velocidade do esvaziamento gástrico e aumento na incidência de refluxo gastroesofágico podem estar relacionados a alguns fatores dentre os quais podemos citar:
 a presença de gordura no quimo.
6 - O enfermeiro deve conhecer todas as etapas relacionadas à nutrição humana a fim de educar seus pacientes. A nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, os nutrientes e a maneira pela qual os nutrientes agem no organismo humano. Várias etapas são necessárias para que o organismo humano possa utilizar adequadamente os nutrientes provenientes da alimentação. As primeiras etapas fundamentais são:
 Escolha e preparo dos alimentos.
7 - Todo alimento que para seu consumo é necessário apenas a remoção das partes não comestíveis e os tratamentos para sua perfeita higienização e conservação é chamado de alimento in natura. Devemos ter uma ingestão adequada destes alimentos devido à presença de fibras, vitaminas e minerais. Atualmente, há um predomínio da ingestão de alimentos refinados, processados e industrializados, levando a uma série de prejuízos à saúde humana COM EXCEÇÃO DE:
 aumento na saciedade.
		8 - As mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida e o envelhecimento da população têm contribuído para o crescente aumento na incidência das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e no mundo. Assinale qual é a única CORRETA com relação a dieta nas doenças: 
 As principais causas da pandemia de obesidade estão relacionadas ao estilo de vida inadequado, como hábitos alimentares incorretos e sedentarismo. 
9 - Com relação às Leis da Alimentação, a lei da quantidade refere-se aos alimentos que compõem a dieta, os quais deverão ser suficientes para:
 Suprir as necessidades energéticas.
10 - As etapas relacionadas à nutrição humana são imprescindíveis para que haja o correto aproveitamento dos nutrientes presentes nos alimentos. A formação do bolo fecal representa a última etapa relacionada à nutrição humana que é fundamental para:
	
	Excreção dos resíduos alimentares não digeridos e não aproveitáveis.
		
	
 AULA 2
	1a Questão (Ref.: 201201176756)
	Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (1) 
	
	A deficiência de ferro e das vitaminas B6, B12 e ácido fólico pode levar à:
		
	
	Osteoporose.
	
	Trombose.
	
	Anemia.
	
	Hipoalbuminemia.
	
	Pelagra.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201176718)
	Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (1 de 1) 
	
	A etiologia do edema pode estar relacionada a fatores dietéticos. Assinale o nutriente que quando deficiente na dieta pode levar à diminuição da pressão oncótica plasmática:
		
	
	Glicose.
	
	Amido.
	
	Proteína.
	
	Triglicerídio.
	
	Ácido Graxo.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201176767)
	Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (1) 
	
	Na Semana Científica da Saúde, um grupo de alunos de graduação apresentou um pôster com as funções dos micronutrientes no organismo humano. Dentro desse contexto, analise as afirmações: I A vitamina A é importante para a integridade e acuidade visual. II A vitamina D é importante para a mineralização óssea. III A vitamina K é importante para a coagulação sanguínea. IV A vitamina E é um dos micronutrientes antioxidantes. Agora marque a afirmativa CORRETA: 
		
	
	Apenas a afirmação I é falsa.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação IV é falsa
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201176751)
	Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (1) 
	
	A sudorese representa uma maneira eficaz de dissipar o calor originado nos músculos durante o exercício. Entretanto, através do suor perde-se água e eletrólitos. Devido a isso, recomenda-se a ingestão de repositores hidroeletrolíticos em vez de água pura em exercícios de longa duração como a maratona para a prevenção da:
		
	
	Hiponatremia.
	
	Manutenção do balanço hídrico positivo.
	
	Manutenção da temperatura corporal.
	
	Manutenção do balanço hídrico nulo (igual a zero).
	
	Hipotermia.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201177502)
	Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (1 de 1) 
	
	Os carboidratos são compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio em várias combinações e correspondem aos macronutrientes que devem estar presentes em maior quantidade na alimentação humana. Assinale a alternativa que contém os dissacarídeos. 
		
	
	Lactose, sacarose e maltose.
	
	Glicose, frutose e amido.
	
	Galactose, frutose e maltose.
	
	Sacarose, glicose e pectina.
	
	Glicose, frutose e galactose.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201176722)
	Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (1 de 1) 
	
	Dietas da moda para perda de peso, como as hipolipídicas, podem trazer sérias consequências ao organismo humano como a deficiência de vitaminas como A, D, E e K, pois tais vitaminas são:
		
	
	Hidrossolúveis sendo absorvidas juntamente com a gordura dietética.Insolúveis em água sendo excretadas através da urina.
	
	Solúveis em gordura, mas não precisam da gordura dietética para serem absorvidas.
	
	Lipossolúveis sendo absorvidas juntamente com a gordura dietética.
	
	Insolúveis em gordura precisando do ferro dietético para serem absorvidas.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201176771)
	Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba (1) 
	
	A infância é uma fase no ciclo da vida fundamental para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Dietas monótonas, repetitivas, coloridas artificialmente e ricas em "calorias vazias" encontradas nas balas, doces e refrigerantes fazem com que o índice de obesidade infantil aumente cada vez mais. Os alimentos de origem vegetal contêm uma série de pigmentos carotenoides que além de serem responsáveis pela variedade de cores exercem função antioxidante. Dentre esses pigmentos podemos destacar o beta-caroteno e o licopeno encontrados respectivamente em: 
		
	
	Cenoura e tomate.
	
	Abóbora e brócolis.
	
	Agrião e banana.
	
	Alface e laranja.
	
	Arroz e feijão.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201152348)
	Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (1 de 1) 
	
	O Índice Glicêmico (IG) é um fator que diferencia os carboidratos e deve ser considerado quando da orientação nutricional ao paciente diabético. Em relação ao Índice Glicêmico, qual das afirmativas abaixo é correta?
		
	
	Cereais integrais apresentam IG alto e não devem ser consumidas pelos diabéticos.
	
	Pacientes diabéticos precisam dar preferência aos alimentos com IG maior de 90.
	
	Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina são chamados de alimentos com alto valor glicêmico.
	
	A forma de preparo dos alimentos não altera o IG dos mesmos.
	
	O IG está relacionado com a velocidade com que os carboidratos entram na corrente sanguínea.
Aula 3
	1a Questão (Ref.: 201201176812)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	O grupo de alimentos integrais (cereais, massas e pães) estão na base da pirâmide alimentar e são fontes principalmente dos seguintes nutrientes:
		
	
	Vitamina E e ácidos graxos essenciais.
	
	Vitamina C e proteína de alto valor biológico.
	
	Lipídios, ferro e zinco.
	
	Carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B.
	
	Ácidos graxos saturados e colesterol.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201306081)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	No Guia Alimentar da Pirâmide, os alimentos estão agrupados primariamente de acordo com os nutrientes que eles fornecem, e não apenas pela quantidade de calorias. Assinale a opção que contém os principais nutrientes encontrados no grupo dos Alimentos Integrais (Pães, arroz, cereais e massas):
		
	
	Vitamina E, ácidos graxos essenciais.
	
	Vitamina A, C e folato, potássio, fibras.
	
	Proteínas de baixo valor biológico, Vitamina E, Ácidos graxos essenciais.
	
	Cálcio, Proteínas de alto valor biológico, Vitaminas A e D.
	
	Carboidratos complexos, Vitaminas do complexo B, fibras.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201176802)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Na Pirâmide Alimentar, o grupo de peixes, ovos e frango são fontes principalmente dos seguintes nutrientes, EXCETO:
		
	
	zinco.
	
	ácidos graxos essenciais.
	
	ferro.
	
	amido.
	
	proteínas de alto valor biológico.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201176797)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	O motivo pelo qual no primeiro nível da nova proposta da Pirâmide Alimentar estarem apenas os cereais integrais, assim como as massas e pães confeccionados com farinhas integrais relaciona-se à:
		
	
	Importância das fibras na saúde humana.
	
	Importância da vitamina D na mineralização óssea.
	
	Importância da sacarose como fonte de energia.
	
	Importância do cálcio na mineralização óssea.
	
	Importância das gorduras como fonte de energia.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201177212)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	João, 54 anos, sedentário e recém-infartado, pretende mudar de estilo de vida. Irá iniciar um plano de atividade física 3 vezes por semana e além disso, pretende equilibrar de forma mais saudável sua alimentação. Com relação às recomendações da Pirâmide Alimentar as assinale a alternativa CORRETA: I- Recomenda-se consumir aves, peixes e ovos por conterem proteínas de alto valor biológico. II- Recomenda-se dar prioridade ao consumo de cereais integrais na nossa alimentação em virtude dos benefícios das fibras alimentares. III- Recomenda-se não dar limites para o consumo de frutas, pois elas são ricas em vitaminas e minerais. IV- Recomenda-se consumir leite e derivados para atingir as necessidades diárias de cálcio. V- A Pirâmide Alimentar é um instrumento de orientação nutricional para a população adotar uma alimentação mais saudável. 
		
	
	Apenas a alternativa V está correta. 
	
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas. 
	
	Todas as alternativas estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas I, II e V estão corretas. 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201176806)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	O motivo pelo qual os óleos vegetais foram separados dos outros alimentos fontes de gorduras como a manteiga na nova proposta da Pirâmide Alimentar relaciona-se à: 
		
	
	sua composição em ácidos graxos trans.
	
	sua composição em ácidos graxos saturados.
	
	sua composição em colesterol.
	
	sua composição em ácidos graxos poli-insaturados (essenciais) e vitamina E.
	
	sua composição em aminoácidos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201268915)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Atualmente, as ações de Educação Alimentar e Nutricional vem despertando interesse por parte dos profissionais da saúde e da educação, principalmente por ser a educação o fator primordial para retirar os indivíduos de situações de exclusão social. Sobre os objetivos e instrumentos de Educação Nutricional NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	
	As modificações na Pirâmide Alimentar propostas pelos professores epidemiologistas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard não foram significativamente importantes. Coincidentemente ou não, a primeira versão da Pirâmide Alimentar acompanhou a transição epidemiológica no Brasil e no mundo: a diminuição nos casos de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. 
	
	Michelle Obama propôs a substituição da Pirâmide Alimentar por um prato (My Plate ou Meu Prato), na tentativa de se aproximar mais à realidade das pessoas. 
	
	Dentre as inovações introduzidas Pirâmide Alimentar está o incentivo à prática regular de exercícios físicos. 
	
	É imprescindível ensinar as pessoas a selecionar e consumir alimentos saudáveis e nutritivos, valorizando a diversidade regional dos alimentos. 
	
	As ações de Educação Alimentar e Nutricional buscam promover a segurança alimentar e nutricional. Com isso, procura-se sensibilizar a população para o direito a uma alimentação adequada e saudável em todas as fases do ciclo da vida.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201176800)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Na Pirâmide Alimentar, o grupo das sementes oleaginosas e leguminosas é fonte de:
		
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos trans e vitamina C.
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos saturados e vitamina D.
	
	Proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos saturados e vitamina A.
	
	Proteínas de baixo valor biológico, ácidos graxostrans e vitamina C.
	
	Proteínas de baixo valor biológico, vitamina E e ácidos graxos essenciais.
AULA 4
	1a Questão (Ref.: 201201176888)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (1) 
	
	Os distúrbios causados por deficiência ou excesso de nutrientes estão entre as maiores causas de morbimortalidade. Assim, a avaliação do estado nutricional é de extrema importância, a fim de identificar estes distúrbios de forma mais precoce. A alternativa que NÃO apresenta uma ação de diagnóstico em avaliação nutricional é:
		
	
	Exames laboratoriais.
	
	Antropometria.
	
	Exame clínico.
	
	Ingestão alimentar.
	
	Exames radiográficos.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201176884)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (1) 
	
	Na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados o monitoramento dos parâmetros como prega cutânea tricipital, albumina, transferrina e testes cutâneos é utilizado para calcular o:
		
	
	Balanço nitrogenado.
	
	Percentual de gordura corporal.
	
	Índice nutricional prognóstico.
	
	Balanço hídrico.
	
	Índice de massa corporal (IMC).
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201176879)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (1) 
	
	Na avaliação do estado nutricional, a medida que pode identificar o tipo de distribuição de gordura (andróide e ginóide) é:
		
	
	índice de massa corporal (IMC).
	
	relação do perímetro braquial e peso corporal.
	
	relação cintura-quadril (RCQ).
	
	relação do peso e estatura.
	
	espessura das dobras cutâneas tricipital e bicipital.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201176866)
	Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (1 de 1) 
	
	A literatura mundial relata que desnutrição proteico-calórica está presente entre 30% e 50% dos pacientes hospitalizados. A importância do diagnóstico e tratamento da desnutrição torna-se clara na medida em que ocorrem associações entre a desnutrição e maior permanência hospitalar, maior frequência de complicações, menor velocidade de cicatrização, maior morbimortalidade e maior dispêndio de recursos (WAITZBERG, D.L.). Dessa forma, os objetivos da avaliação do estado nutricional são:
		
	
	Identificar os indivíduos que necessitam de cuidado nutricional, diagnosticar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer medidas de controle preventivas e/ou curativas.
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas das deficiências nutricionais.
	
	Identificar as causas dos problemas nutricionais e estabelecer apenas medidas de controle preventivas.
	
	Verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada e diagnosticar apenas as causas dos excessos nutricionais.
	
	Identificar apenas os indivíduos que apresentam carência nutricional e estabelecer medidas de controle curativas.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201176846)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (1) 
	
	O estado nutricional pode refletir-se na aparência do indivíduo. Alguns tecidos podem servir como indicadores do estado nutricional geral e ingestão adequada de nutrientes específicos. No exame físico devemos analisar com atenção a pele, cabelo, dentes, gengivas, lábios, língua e olhos. A presença de petéquias na pele pode estar relacionada com a deficiência de:
		
	
	vitamina C.
	
	niacina.
	
	riboflavina.
	
	vitamina D.
	
	tiamina.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201176891)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (1) 
	
	Dos indicadores utilizados na avaliação nutricional do paciente hospitalizado o que NÃO caracteriza a dinâmica proteica é:
		
	
	Dosagem de ácido úrico urinário.
	
	Dosagem da glicemia.
	
	Dosagem de creatinina urinária.
	
	Dosagem de ureia urinária.
	
	Cálculo do balanço nitrogenado.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201278850)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (1) 
	
	Estado Nutricional é o estado de equilíbrio/desequilíbrio, no organismo humano, decorrente da relação entre ingestão e necessidade de nutrientes. Na Atenção Integral à Saúde, a avaliação do estado nutricional exerce um impacto extremamente importante, visto que é uma avaliação feita ao indivíduo/paciente para verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada. Dentre os parâmetros antropométricos, a relação cintura-quadril (RCQ) é utilizada para identificar o tipo de distribuição de gordura (andróide ou ginóide). Nesse contexto, a relação cintura-quadril (RCQ) é um importante parâmetro para monitoramento do: 
		
	
	Risco para desenvolvimento de doenças imunológicas.
	
	Risco para desenvolvimento de osteoporose.
	
	Risco para desenvolvimento de anemia ferropriva.
	
	Risco para desenvolvimento de doenças reumatológicas.
	
	Risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201176858)
	Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (1) 
	
	Na avaliação antropométrica, a massa corporal total (MCT) ou peso representa a soma de todos os componentes corporais. A perda de peso é extremamente importante no prognóstico de um paciente porque reflete:
		
	
	a ingestão calórica adequada.
	
	o equilíbrio proteico-energético do indivíduo.
	
	o equilíbrio nitrogenado do indivíduo. 
	
	o desequilíbrio proteico-energético do indivíduo.
	
	o equilíbrio hídrico do indivíduo.
	
AULA 5 
	1a Questão (Ref.: 201201176935)
	Fórum de Dúvidas (4 de 6)       Saiba (1 de 2) 
	
	Alimentar um paciente por sonda, por via nasal ou ostomia, necessita de cooperação do mesmo e de seus familiares, principalmente quando existe indicação dessa terapia no domicílio. As alternativas abaixo representam opções para a redução da ansiedade e o aumento na segurança dos pacientes, com exceção de:
		
	
	Ressaltar apenas os riscos das complicações desse tipo de dieta.
	
	Estimular e ensinar o paciente e seus familiares a participar dos cuidados com as sondas e administração das dietas.
	
	A motivação individual desempenha papel importante no comportamento do paciente.
	
	Informar a necessidade da terapia nutricional que ajudará na melhora do seu estado nutricional.
	
	Melhorar a qualidade de informação e a compreensão do paciente sobre sua enfermidade.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201176922)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (1 de 2) 
	
	Em relação à dieta líquida completa, pode-se afirmar que:
		
	
	Normalmente são hipercalóricas e hiperproteicas, estando indicada para pacientes com desnutrição.
	
	Exige máximo esforço nos processos de digestão e absorção
	
	Totalmente isenta em resíduo, sendo indicada para casos de diarreia.
	
	Apresenta dificuldade de adequação calórica, devido à limitação de alimentos e tipo de preparação.
	
	Leite e derivados não são permitidos neste tipo de dieta.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201182990)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (1 de 2) 
	
	Uma paciente que recentemente realizou uma cirurgia de gastroplastia irá receber alta hospitalar com indicação de dieta líquida completa. Assinale a única alternativa que NÃO poderá entrar no cardápio da paciente:
		
	
	Sopa liquidificada.
	
	Vitamina de banana.
	
	Água de coco.
	
	Purê de batata.
	
	Gelatina.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201176900)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (1 de 2) 
	
	A dieta contra-indicada para pacientes com insuficiência renal é:
		
	
	Hipoproteica.
	
	Hiperssódica.Branda.
	
	Hiperglicídica.
	
	Pastosa.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201230719)
	Fórum de Dúvidas (6)       Saiba (2) 
	
	O profissional de Enfermagem deve ficar atento às complicações que podem ocorrer em função do suporte nutricional parenteral, a fim de evitá-las. Com relação a este tipo de suporte nutricional, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Na via parenteral total utiliza-se um cateter em uma veia central, normalmente a subclávia, o que permite um aporte calórico maior ao paciente.
	
	O enfermeiro deve ficar atento ao aparecimento de sinais de infecção próximo ao cateter, uma vez que infecções por fungos e bactérias são complicações graves que podem ocorrer na nutrição parenteral.
	
	No suporte nutricional parenteral total, o enfermeiro deve infundir a dieta, por meio de uma sonda a nível entérico ou gástrico.
	
	Deve-se preferir a nutrição parenteral periférica quando o paciente for permanecer por curto período em suporte nutricional, pois há menor risco de complicações do que na nutrição parenteral total.
	
	As complicações metabólicas, como hiperglicemia e distúrbios do equilíbrio ácido-básico, podem ocorrer no suporte nutricional parenteral, por isso é necessário monitorar estes parâmetros.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201176915)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (1 de 2) 
	
	A dieta hiperproteica é indicada a pacientes, que apresentam elevado percentual de superfície corporal queimada, para:
		
	
	Aumentar as perdas de nitrogênio.
	
	Promover o balanço hídrico negativo.
	
	Minimizar o balanço nitrogenado negativo.
	
	Minimizar a retenção de nitrogênio.
	
	Estabelecer o equilíbrio hídrico.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201176912)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (1 de 2) 
	
	Dieta balanceada em nutrientes também chamada de livre, adequada para indivíduos sem exigência de modificações alimentares é a: 
		
	
	dieta líquida.
	
	dieta branda.
	
	dieta zero.
	
	dieta pastosa.
	
	dieta normal.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201186055)
	Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (1 de 2) 
	
	Sobre as Dietas Hospitalares são feitas as seguintes afirmações: I-A Dieta líquida Restrita consiste em uma refeição com resíduos e que atinge facilmente as necessidades energéticas do paciente. II-A Dieta Branda é rica em fibras, preparada com pouca gordura e poucos condimentos. III-A Dieta Líquida Completa pode ser composta por leite, gelatina, iogurte, mingau, sopa liquidificada e suco de frutas. É de fácil digestão, contém lactose e é pobre em fibras. IV-A dieta pastosa é muito utilizada para quem tem dificuldade de mastigação e deglutição, em pós-operatórios e em pacientes neurológicos. É uma preparação normalmente de fácil aceitação pela sua boa aparência e de consistência sólida. V-Dieta normal inclui todos os tipos de alimentos e preparações saudáveis, conforme hábitos e costumes regionais, baseando-se nas necessidades nutricionais de um indivíduo. Assinale a alternativa CORRETA: 
		
	
	Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas II,III e V estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas III e V estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas II,III e IV estão corretas.

Continue navegando