Buscar

apol hist. patrimonial.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota 100
	
	
	
Questão 1/5 - Educação Patrimonial 
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Nada substitui o objeto real como fonte de informação sobre a rede de relações sociais e o contexto histórico em que foi produzido, utilizado e dotado de significado pela sociedade que o criou. Todo um complexo sistema de relações e conexões está contido em um simples objeto de uso cotidiano, uma edificação, um conjunto de habitações, uma cidade, uma paisagem, uma manifestação popular, festiva ou religiosa, ou até mesmo em um pequeno fragmento de cerâmica originário de um sítio arqueológico”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORTA, Maria de L. P., GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO Adriane Q., Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. p.9. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre o Programa de Cidades Históricas, leia as afirmativas a seguir:
I. No decorrer dos anos 1970, o Ministério do Planejamento e a Coordenação Geral do Brasil implantaram o Programa de Cidades Históricas.
II. O objetivo da implantação deste Programa foi integrar a preservação do patrimônio cultural às macropolíticas de desenvolvimento econômico.
III. Em 1979 surgem as duas facetas da política patrimonial: o tangível (patrimônio cultural) e o excepcional (patrimônio natural).
IV. Nos anos 1960, o IPHAN já estava inserido em uma discussão mais ampla, tanto pelos debates em nível internacional, quanto pela necessidade de regrar e comprometer as demais esferas governamentais na política preservacionista.
V. Nos anos 1960, o conceito patrimônio cultural já era um consenso, embora, além do IPHAN, mais instituições permeassem a questão patrimonial. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II, III.
	
	B
	I, III, IV.
	
	C
	I, II, IV.
	
	D
	II, III, V.
	
	E
	III, IV, V.
Questão 2/5 - Educação Patrimonial 
Atente para a seguinte citação:
“Na metodologia da Educação Patrimonial [...], o ponto de abordagem do cotidiano é a cultura material entendida como um produto social, do coletivo que, por outra parte, se interessa pelas continuidades, pelo cotidiano, em contraposição às fraturas provocadas por fatos isolados ou excepcionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLAGRÁN, Maria A. O projeto de educação patrimonial da Quarta Colônia. Ciências & Letras, Porto Alegre: nº27, jan.- jun. 2000, p.255.
Considerando a citação acima e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre o entendimento que o IPHAN tem acerca do conceito de patrimônio para fins de educação patrimonial, é correto afirmar que:
I. O patrimônio cultural é um conjunto de bens culturais que estão presentes na história do grupo, que foram transmitidos entre várias gerações.
II. O patrimônio cultural tem importância exclusiva para um indivíduo ou uma família.
III. O patrimônio cultural faz parte da vida das pessoas de uma maneira tão profunda, que algumas vezes elas não conseguem nem mesmo dizer o quanto ele é importante e por quê.
IV. A paisagem do lugar da infância; o jeito de preparar uma comida; uma dança; uma música; uma brincadeira, fazem parte do patrimônio cultural.
V. A definição abrangente de patrimônio cultural demonstra que nossas vidas, pessoal e comunitária, encontram-se separadas da cultura e dos seus significados.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III, IV.
	
	B
	I, II, IV.
	
	C
	II, III, V.
	
	D
	II, IV, V.
	
	E
	III, IV, V.
Questão 3/5 - Educação Patrimonial 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] a ideia de preservar o patrimônio imaterial não surgiu das práticas preservacionistas da sociedade ocidental, associadas à cultura material, mas nos países do Oriente e do chamado ‘Terceiro Mundo’. Sobre o registro do patrimônio imaterial, Sant’ Anna afirma: “não é um instrumento de tutela análogo ao tombamento, [...] que pode também ser complementar a este. [...]. O objetivo é manter o registro da memória desses bens culturais e de sua trajetória no tempo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTA’ANNA, Márcia. A face imaterial do patrimônio cultural: os novos instrumentos de reconhecimento e valorização. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. (Orgs.). Memória e patrimônio. Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 52.
Preservar o patrimônio cultural na sua materialidade e imaterialidade é uma tarefa dinâmica, construída dia a dia durante as ações de educação patrimonial. Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, no que diz respeito às condições que facilitam essa ideia, leia as afirmativas a seguir:
I. Os monumentos, compreendidos como documentos, nos permitem olhar com maior cuidado para os bens materiais e imateriais.
II. Quando uma obra de arte não interessa mais - seja o busto de uma personalidade histórica ou um monumento -, ocorre uma perda de sentido simbólico, que também é uma forma de percepção social.
III. É possível demonstrar a independência entre os termos preservação e valorização dos bens tombados com a elaboração de novos significados socioculturais do patrimônio.
IV. No final dos anos 1960, a legislação destacava, como objetos de preservação, monumentos construídos pelo ser humano ou moldados pela natureza.
V. Quando Mário de Andrade elaborou o anteprojeto para a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foram desconsiderados os conjuntos mais diversificados, incluindo os formados por bens de valor arqueológico, etnográfico e bibliográfico.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III, IV e V.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	II, III e V.
	
	D
	II, IV e V.
	
	E
	III, IV e V.
Questão 4/5 - Educação Patrimonial 
Atente para o excerto abaixo: 
“[...] o empenho sistemático e duradouro da educação patrimonial torna-se eficiente se for capaz de promover a formação e a informação acerca do processo de construção de identidades plurais e de propiciar o desenvolvimento de reflexões em torno do significado coletivo da história e das políticas de preservação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. C. A. Patrimônio Cultural: Consciência e Preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009, p.37. 
De acordo com o excerto acima e os conteúdos do livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil sobre a função social da propriedade urbana, leia as afirmativas a seguir:
I. O tombamento é um recurso jurídico que valoriza a função comercial da propriedade privada e prejudica a preservação dos bens públicos.
II. Os instrumentos jurídicos podem inserir a transformação da paisagem urbana em uma dinâmica de mercado.
III. O tombamento é uma forma de dar maior peso ao sentido coletivo de um bem imóvel ou móvel.
IV. O Estatuto Paisagístico ampliou o sentido coletivo das propriedades urbanas, em prol do qualitativo desenvolvimento das cidades e do bem-estar dos cidadãos. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III, IV
	
	B
	I, II, III
	
	C
	II e III.
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	III e IV.
Questão 5/5 - Educação Patrimonial
Atente para a citação abaixo: 
“Desenvolver projetos de história local demanda a necessidade de conhecimento e utilização dos bens culturais existentes na comunidade. Significa atuar na perspectiva da Educação Patrimonial tomando como objeto de estudo, como referência para o processo educativo, os suportes do patrimônio cultural do local, região. Os bens culturais de uma comunidade podem ser de ordem ecológica, científica, natural, histórica, artística, religiosa, arquitetônica, arquivística,iconográfica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUPORINI, Teresa. J. Educação patrimonial: projetos para a educação básica. Ciências & Letras, Porto Alegre: n. 31, jan.-jun. 2002, p.335. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos abordados no livro-base Educação patrimonial e políticas públicas de preservação no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente três formas de proteção dos bens culturais:
	
	A
	Direito de Preempção, Estudo de Impacto de Vizinhança, Ações Urbanísticas.
	
	B
	Estudo de Impacto de Vizinhança, Transferência do Direito de Construir, Ações Culturais.
	
	C
	Unidades de Conservação, Instrumentos de Preservação, Poder Público.
	
	D
	Direito de Preempção, Estudo de Impacto de Vizinhança, Unidades de Conservação.
	
	E
	Unidades de Conservação, Ações Urbanísticas, Transferência do Direito de Construir.

Outros materiais