Buscar

Tipos de Variáveis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
VARIÁVEIS
Variáveis são quaisquer características de pessoas ou objetos que podem assumir diferentes valores numa situação experimental.
Uma variável é qualquer atributo que pode assumir diferentes valores entre os membros de uma classe de sujeitos ou acontecimentos, mas que só tem um valor para um dado membro dessa classe num momento qualquer. 
*
Tipos de variáveis
Em função do papel que uma variável tem numa investigação, assim ela pode ser designada de : INDEPENDENTE ou DEPENDENTE. 
É uma relação de antecedente para consequente; de causa para efeito. 
Comer cenoura depende da beleza dos olhos? OU A beleza dos olhos depende de comer cenoura? 
Beleza dos olhos = variável dependente (resultado, efeito)
Comer cenoura = variável independente (causa) 
*
Variável independente:
É uma variável estímulo ou input. É o fator que é medido, manipulado ou selecionado pelo experimentador para determinar a sua relação com um fenômeno observado; é a variável que é manipulada ou alterada para causar uma modificação em outra variável.
Dimensão ou a característica que o investigador manipula deliberadamente para conhecer o seu impacto numa outra variável (VD). 
ATIVAS: São aquelas que o investigador pode efetivamente manipular (privação de água, método de ensino, tipo de comunicação).
PASSIVAS ou ORGANÍSMICAS: Podem ser normalmente atributos individuais não susceptíveis de manipulação (sexo, tipo de personalidade, experiência passada, nível intelectual, classe social).
AMBIENTAIS: São variáveis estranhas que devem ser controladas através do planejamento experimental, porém elas servem tb como variáveis independentes (temperatura, ventilação, conforto).
*
Variável dependente
 
É uma variável resposta ou output. É o fator que é observado e medido para determinar o efeito da variável independente, ou seja, aquele fator que aparece, desaparece ou varia quando o experimentador introduz, remove ou varia a variável independente. Muitos estudos envolvem mais do que uma variável independente e uma variável dependente.
Qualquer dimensão (do comportamento) susceptível de observação e quantificação. Podemos dizer que a VD se define como: a característica que aparece ou muda quando o investigador aplica, suprime ou modifica a V.I.
Uma variável dependente é aquela que procuramos como resposta para a pergunta. Toda a investigação tem por objetivo chegar à variável dependente, ou seja, ao resultado obtido com os procedimentos da investigação. 
*
Variável de controle
Refere-se às variáveis que têm de ser neutralizadas para garantir que não têm efeito na relação entre a variável independente e a variável dependente. As que mais freqüentemente são identificadas, relativamente aos indivíduos, são: o gênero, a idade, a situação socioeconômica e as habilitações literárias.
Variável interveniente ou estranha
É o fator que teoricamente tem efeito no fenômeno observado, mas que não pode ser visto, medido ou manipulado; 
Para além das variáveis dependentes e independentes, aparecem muitas vezes, de forma patente ou oculta, alguns tipos de variáveis que exercem diferentes influências no decurso da investigação e que convém serem identificadas e controladas. 
*
Exemplos de variáveis independentes
Adoção de um novo programa de aprendizagem 
Introdução de um novo sistema informático
“Mídia” utilizada
Exemplos de variáveis dependentes
Eficácia de um novo programa de aprendizagem 
Redução do número de horas necessárias para executar uma tarefa
Eficácia da aprendizagem
*
Quanto à natureza as variáveis podem ser:
Variáveis qualitativas ou discretas: são características que assumem claramente valores separados; não há graduação. Ou seja, pode apresentar + de um atributo ou categoria (afiliação religiosa, cor dos olhos, método de ensino)
Variáveis quantitativas ou contínuas: são características que podem assumir valores graduados. Ou seja, possuem + de um valor, em termos de quantidade ou intensidade (altura, potencial intelectual).
*
Exercício: Para cada uma das seguintes perguntas ou relações de investigação, indique a variável independente e a variável dependente. A seguir classifique como discreta ou contínua.
1. Caminhar diminui o stress? 
2. Quanto maior a escolaridade maior é o salario do trabalhador? 
3. As mulheres são mais inteligentes do que os homens? 
4. Os alunos envolvidos em bullying apresentam níveis sócio- econômicos mais elevados?
5- Um professor utiliza 2 métodos de ensino e observa qual deles conduz a um melhor aproveitamento.
6- Um psicólogo cria 3 tipos de liderança num grupo e verifica as eventuais diferenças no comportamento de seus membros.
7- Um psicólogo deixa 2 grupos de ratos em privação de água por 24 e 48 horas e mede sua atividade numa caixa de Skinner que recompensa com água um determinado comportamento.
*
8- Sexo é estudado como possível causador de maior ou menor resistência a ação de comunicações persuasivas. 
9- Classe social é considerada como responsável pela intensidade de atitude preconceituosa contra minorias raciais.
10- Um investigador procura estabelecer a relação entre rigidez e flexibilidade e tolerância a situações de conflito.
11- A exposição à violência interfere na agressividade de crianças?
12- A motivação para o trabalho aumenta à produtividade?
13 As pessoas que lêem no metro possuem mais estabilidade para segurar o jornal do que as que não lêem.
14. O tamanho da letra influi na velocidade da leitura

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando