Buscar

Fundamentos da Psicologia da Saúde Av1 Online

Prévia do material em texto

1.
		Ricardo atua como psicólogo em uma comunidade, desenvolvendo atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde. Ricardo atua: (Ref.: 201307199071)
		1 ponto
	
	
	
	
	Na área da Medicina da Saúde
	
	
	Na área da Psicologia da Saúde
	
	
	Na área do Serviço Social
	
	
	Na área da Enfermagem Social
	
	
	Na área da tecnologia da Informação
	
	
		2.
		É correto afirmar que: (Ref.: 201307169234)
		1 ponto
	
	
	
	
	Psicossomática e Psicologia da Saúde são discordantes.
	
	
	A Psicologia Hospitalar é uma especialidade internacional.
	
	
	Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar são sinônimos.
	
	
	A Psicologia da Saúde é incluída no interior da Psicologia Médica
	
	
	A Psicologia Hospitalar brasileira atualmente é incluída na área da Psicologia da Saúde.
	
	
		3.
		De acordo com a Lei 8080/90, a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter: (Ref.: 201307169896)
		1 ponto
	
	
	
	
	Complementar
	
	
	Obrigatório
	
	
	Igualitário
	
	
	Diagnóstico
	
	
	Totalitário
	
	
		4.
		São objetos do Sistema Único de Saúde, EXCETO: (Ref.: 201307169849)
		1 ponto
	
	
	
	
	A formulação de políticas de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, o dever do Estado de garantir a saúde e políticas de redução de riscos de doenças e outros agravos.
	
	
	Se trata de um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema
	
	
	A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
	
	
	A regulação das situações de agravos nas divisas territoriais, visando oferecimento de auxílio internacional aos países comprometidos.
	
	
	A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
	
	
		5.
		A estratégia que considera o sujeito em sua singularidade, na complexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável e tem a Saúde da Família como tática prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, denomina-se: (Ref.: 201307199079)
		1 ponto
	
	
	
	
	Atenção de Foco
	
	
	Atenção Secundária
	
	
	Atenção de Grupo
	
	
	Atenção Básica
	
	
	Atenção Familiar
	
	
		6.
		A população residente na área de atuação de uma equipe de Saúde da Família ou serviço de saúde, em que cabe à equipe ou ao serviço a constituição de um vínculo entre o sistema e essa população, de forma a permitir o cultivo da responsabilização tanto da população quanto da equipe de saúde, denomina-se: (Ref.: 201307199080)
		1 ponto
	
	
	
	
	População adscrita
	
	
	População Sem-Cuidado
	
	
	População substrita
	
	
	População Sem-Terra
	
	
	População Sem-Teto
	
	
		7.
		Bianca é psicóloga e deseja atuar no programa de DST/Aids, mas ela não conhece nada sobre o assunto. Um dos critérios para atuação com esse público é capacitação teórico-prática (informações - de saúde geral e específicas da área de DST/HIV/Aids e hepatites - e coordenação de grupo aberto). Isso significa que: (Ref.: 201307199090)
		1 ponto
	
	
	
	
	Não é preciso qualquer tipo de capacitação para atuar no programa DST/Aids.
	
	
	Enquanto Bianca não se capacitar, ela não poderá atuar no programa.
	
	
	Bianca pode atuar no programa mesmo sem saber nada sobre o assunto.
	
	
	Bianca tem indicação política e pode começar a trabalhar imediatamente independente de capacitação.
	
	
	A capacitação é contraproducente para o trabalho criativo da psicologia.
	
	
		8.
		No que diz respeito ao trabalho do psicólogo nos programas de DST/Aids, podemos afirmar que a intervenção psicológica não pode deixar de considerar a historicidade dos processos envolvidos, portanto, vincula o(a) homem/mulher à sociedade e ao contexto sócio-histórico em que está inserido/a, considera que tudo pode ser diferente e que o desenvolvimento humano é um processo dialético e histórico que se expressa no protagonismo de cada um(a). Isso significa que: (Ref.: 201307199089)
		1 ponto
	
	
	
	
	O processo de saúde e doença está diretamente ligado aos modos como cada sujeito lida com sua história e o contexto em que está inserido.
	
	
	O ser humano para seu desenvolvimento humano ao chegar na vida adulta. Portanto, todos os processos de adoecimento devem ser tratados apenas com medicamentos.
	
	
	Os sintomas são determinantes de um curso de doença que são na maioria das vezes irreversíveis, independente do modo como o sujeito lida com seus processos de saúde e doença.
	
	
	A intervenção psicológica deve desconsiderar o contexto sócio-histórico em que o sujeito está inserido e levar em consideração apenas o sintoma em questão.
	
	
	As pessoas devem ser tratadas com as mesmas técnicas e procedimentos, sem levar em conta suas singularidades e contextos sócio-históricos, econômicos ou culturais.
	
	
		9.
		O paciente psiquiátrico antes da reforma psiquiátrica passava por períodos de longa internação. Atualmente muitos hospitais psiquiátricos já foram fechados e os que existem preconizam a reinserção do paciente na sociedade através da relação com outros dispositivos da saúde mental. Isso ficou conhecido como processo de: (Ref.: 201307294504)
		1 ponto
	
	
	
	
	Sanitarismo
	
	
	Fundamentação
	
	
	Desospitalização
	
	
	Militarização
	
	
	Insalubridade
	
	
		10.
		Um homem adulto, de 50 anos está recebendo alta do hospital psiquiátrico em que ficou internado durante muito tempo. Ele está indo para a casa de um parente. O médico fez um encaminhando para que ele receba tratamento diariamente em um dispositivo de atenção em saúde mental para que possa trabalhar a reinserção psicossocial. O paciente foi encaminhado para o(a): (Ref.: 201307294502)
		1 ponto
	
	
	
	
	NATS
	
	
	CAPS
	
	
	CRAS
	
	
	UPA
	
	
	CTA

Continue navegando