Buscar

Texto reportagem nota 99

Prévia do material em texto

AVIÃO
Uma tecnologia revolucionária mais pesada que o ar ultrapassando a velocidade do som.
PAP Gravataí
	O sonho de voar, para o ser humano, desde a pré-história tornou-se um desafio à criação de uma máquina mais pesada do que o ar capaz de levantar voo por meios próprios.
	Um avião ou aeroplano é qualquer aeronave que necessita de asas fixas e motores para se sustentar no ar.
	Anos de pesquisas por muitas pessoas ávidas do tão sonhado voo produziram resultados fracos e lentos, mas contínuos. No começo do século XX em 28 de agosto de 1883, John Joseph Montgomery tornou-se a primeira pessoa a fazer um voo controlado em uma máquina mais pesada do que o ar, em um planador, capaz de gerar a potência e sustentação necessária por si mesmo. 
	Porém, isto é um facto polêmico, já que Santos Dumont é creditado no Brasil e em diversos países como o responsável pelo primeiro voo num avião.
	Todavia, em outras partes do mundo, o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wilbur e Orville Wright de origem estadunidense. 
	Duas características comuns a todos os aviões são um fluxo constante de ar pelas asas para a sustentação da aeronave e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar voo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso. A maioria dos aviões, portanto, necessitam de um aeroporto, dispondo de uma boa infraestrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros. Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decola em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo em água (hidroaviões), outros são capazes de decolar e pousar tanto na água quanto em terra (aviões anfíbios) e alguns até mesmo sobre superfícies congeladas.
	O avião é atualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (sem levarmos em conta os foguetes e os ônibus espaciais). Aviões a jato comerciais podem alcançar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questão de horas, e mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente velocidades que giram em torno de 175 km/h ou mais em voo de cruzeiro. Já aviões supersônicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som (340 m/s = 1224 km/h).
	Mas como diz o físico Albert Einsten “Todo o nosso progresso tecnológico, que tanto se louva, o próprio cerne da nossa civilização, é como um machado na mão de um criminoso.”
	Embora alguns tenham sido usados para fins de guerras e ataques terroristas, estatísticas mostram que o risco de um acidente aéreo é muito pequeno. É mais provável sofrer um acidente indo até ao aeroporto de carro do que durante o voo. 
	A maioria dos acidentes em aviões ocorre devido à falha humana durante o voo, devido ao erro dos pilotos ou de algum órgão de controle, por falha mecânica ou tempo adverso.
O Airbus A380, atualmente o maior avião comercial de passageiros do mundo.
	A Airbus A380, desenvolvido e construído pela Airbus, é o maior avião comercial de passageiros da história. 
Sua capacidade é de 845 passageiros, mas com a configuração de 3 classes diferentes comporta 555. 
Seu peso vazio é de 277 ton. e o peso máximo é de 560 ton.
Sua velocidade é de 970km/h e a autonomia e de 14.800km.
	O avião tem comprimento equivalente ao de oito ônibus londrinos e um espaço nas asas que seria suficiente para estacionar 70 carros. Representa uma nova era nas viagens comerciais e um desafio a Boeing na batalha pelo mercado mundial.
Papel revolucionário
	Aviões comerciais hoje fazem com que a sociedade atual esteja cada dia mais conectada entre si. Hoje é possível subir em um avião e poucas horas depois descer em um local que antes levariam dias ou talvez meses. Com isto temos hoje um mundo cada vez mais próximo.
	Além de toda sua aplicabilidade para a sociedade outra grande vantagem desta tecnologia é na área da saúde.
	As empresas aéreas cada vez mais fazem parte de uma corrente de solidariedade em favor da vida. 
	Aeronaves que estiverem transportando órgãos, tecidos e células têm prioridade em pousos e decolagens; o processo de seleção dos voos, emissão de passagens para equipes médicas, além do embarque e desembarque nos aeroportos são facilitados.
	A maior parte do tráfego de produtos de alta tecnologia é feita por via aérea. Por este motivo muitas indústrias instalam-se cada vez mais, nas proximidades dos aeroportos internacionais.
	É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (fruta, flores, etc.)
	Logo após a guerra os aviões começaram a evoluir tecnologicamente, desde sua criação até os dias de hoje, tendo assim diversos tipos e modelos de aviões para várias funções.
	Com esta inovação tecnológica o mundo realmente evoluiu, impactando a sociedade, algo pode ser transportado com urgência, aproxima pessoas fisicamente e facilita o salvamento de vidas.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Avi%C3%A3o

Continue navegando