Buscar

PROCESSO DO TRABALHO. CASO CONCRETO. SEMANA 10. ESTÁCIO. FIC. 2017

Prévia do material em texto

PROCESSO DO TRABALHO 
CASO 10
(XXI EXAME OAB FGV) Em sede de ação trabalhista de Sérgio em face da empresa Nova Coleção Ltda., o juiz julgou o rol de pedidos parcialmente procedente, tendo deferido apenas duas das quatro horas extras pretendidas pelo autor da ação. Diante disso, responda aos itens a seguir.
A) Na qualidade de advogado(a) de Sérgio, que medida você poderia adotar?
Fundamente.
	Poderia ser interposto o recurso ordinário, o qual possui efeito devolutivo, ao tribunal regional do trabalho competente, tomando-se por lastro no artigo 1.013, parágrafo 2º do CPC/15, aplicado subsidiariamente na justiça trabalhista (art. 769. Clt) , que aduz sobre a possibilidade de interposição de apelação (no processo trabalhista é recurso ordinário) quando o pedido houver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, devendo o tribunal conhecer os demais. Nesse sentido:
Art. 1.013.  A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.
§ 1o Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.
§ 2o Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelação devolverá ao tribunal o conhecimento dos demais. (CPC)
 Art. 895 - Cabe recurso ordinário para a instância superior:
 I - das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias; (CLT)
B) Caso você, como advogado(a) de Sérgio, inicialmente não se insurja contra a decisão, mas a empresa sim, ainda haverá alguma medida recursal a ser adotada? Qual? Fundamente.
	Poderá ser interposto o recurso ordinário adesivo, sendo este a bem verdade uma maneira de impugnar, ainda que tardiamente, quando se resta perdido o prazo, ou quando a parte decidiu inicialmente não recorrer. Assim, pode-se aproveitando o recurso da parte contrária, apresentar juntamente com as contrarrazões, o recurso adesivo. Nesse sentido:
Súmula nº 283 do TST
RECURSO ADESIVO. PERTINÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO. CORRELAÇÃO DE MATÉRIAS (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
O recurso adesivo é compatível com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipóteses de interposição de recurso ordinário, de agravo de petição, de revista e de embargos, sendo desnecessário que a matéria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrária.
Art. 997.  Cada parte interporá o recurso independentemente, no prazo e com observância das exigências legais.
§ 1o Sendo vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir o outro. (CPC/15)
1ª QUESTÃO OBJETIVA:
(OAB/FGV 2012.3) - Uma empresa é condenada em reclamação trabalhista à
entrega do perfil profissiográfico previdenciário (PPP), único pedido formulado pelo ex-empregado, que está com dificuldade de obtenção da aposentadoria especial junto ao INSS pela ausência deste documento. Com relação à obrigação de fazer, caso a empresa queira recorrer, assinale a afirmativa correta.
A) Deve pagar as custas e efetuar o depósito recursal na conta vinculada do empregado.
B) Deve efetuar o depósito recursal no valor do salário mínimo e não pagará as custas.
XC) Deve pagar as custas e ficará dispensada de efetuar o depósito recursal. Correto:
SÚMULA Nº 161 DO TST
DEPÓSITO. CONDENAÇÃO A PAGAMENTO EM PECÚNIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
Se não há condenação a pagamento em pecúnia, descabe o depósito de que tratam os §§ 1º e 2º do art. 899 da CLT (ex-Prejulgado nº 39).
Art. 899 - Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora.       (Redação dada pela Lei nº 5.442, de 24.5.1968)       (Vide Lei nº 7.701, de 1988)
            § 1º Sendo a condenação de valor até 10 (dez) vêzes o salário-mínimo regional, nos dissídios individuais, só será admitido o recurso inclusive o extraordinário, mediante prévio depósito da respectiva importância. Transitada em julgado a decisão recorrida, ordenar-se-á o levantamento imediato da importância de depósito, em favor da parte vencedora, por simples despacho do juiz.        (Redação dada pela Lei nº 5.442, 24.5.1968) 
            § 2º Tratando-se de condenação de valor indeterminado, o depósito corresponderá ao que fôr arbitrado, para efeito de custas, pela Junta ou Juízo de Direito, até o limite de 10 (dez) vêzes o salário-mínimo da região. (CLT)
D) Não deve pagar as custas nem efetuar o depósito recursal, haja vista inexistir condenação em pecúnia.
2ª QUESTÃO OBJETIVA: (OAB FGV 42º EXAME) Assinale a alternativa que
apresente requisitos intrínsecos genéricos de admissibilidade recursal.
A) Preparo, interesse e representação processual.
B) Representação processual, preparo e tempestividade.
C) Legitimidade, tempestividade e preparo.
XD) Capacidade, legitimidade e interesse. Correto:
REQUISITOS OU PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL
a) PRESSUPOSTOS OBJETIVOS OU EXTRÍNSECOS
PREPARO: pagamento das custas processuais (art. 789, §1º, CLT e, quando for o caso, depósito recursal (art. 899, §1º, CLT c/c art. 7º, Lei 5.584/70).
ADEQUAÇÃO – o recurso deve ser adequado para atacar o ato impugnado.
RECORRIBILIDADE do ato judicial impugnado
REGULARIDADE de representação: própria parte ou advogado devidamente constituído.
TEMPESTIVIDADE: a parte deve interpor o recurso no prazo legal. Regra geral: prazo de 8 (oito) dias – art. 6º, Lei nº 5.584/70
 
b) PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS OU INTRÍNSECOS
LEGITIMIDADE - recurso pode ser interposto pela parte vencida, terceiro interessado ou Ministério Público, como parte ou fiscal da ordem jurídica (art. 996 do CPC/2015)
INTERESSE recursal – o recurso deve ser útil e necessário à parte. É preciso existir sucumbência, ou seja, a decisão tem que contrariar interesse da parte.
CAPACIDADE – para estar em juízo

Continue navegando