Buscar

Tipos_de_citação__2012__nova_versão


Continue navegando


Prévia do material em texto

CITAÇÕES 
As citações constituem um recurso muito usado na produção do texto acadêmico e são normatizadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. As citações permitem que você se aproprie do texto de um autor lido, citando-o em seu trabalho de forma correta. A cópia de um texto, sem que o autor do texto seja identificado, é plágio, e implica, na maioria das vezes, na anulação do trabalho. É importante, portanto, que você utilize as citações em seu texto. Essas citações devem ser usadas como uma base para que você analise, discuta, produza idéias.
A ABNT definiu três tipos de citações: 
A – Citações textuais ou diretas – São citações que se constituem na cópia exata daquilo que foi escrito por um dado autor – inclusive com os erros que ele tenha cometido.
Segundo Rocha (2008, p.45), “A energia solar ainda é muito pouco usada se comparada a outras formas de energia. Mas essa mentalidade tende a mudar.” 
Para Marins (2007, p. 15), “As empresas não pode (sic) ficar paradas no tempo, é preciso que elas estejam antenadas aos processos de modernização tecnológica.”
Em uma citação textual, quando há um erro no texto citado, deve ser usada a palavra sic – palavra latina que significa de acordo com- em itálico, em frente à palavra que foi escrita de forma incorreta. 
B – Citações textuais longas – todas as citações com mais de 3 linhas, de acordo com a ABNT, têm uma forma de entrada diferente no texto. Essas citações devem estar recuadas 4 cm da margem esquerda; texto com fonte 10; espaço simples entrelinhas, sem o uso de aspas. Exemplo
As energias renováveis constituem uma forma para a produção de energia, preferencialmente de forma mais limpa. Para carvalho, 
Algumas formas de energia têm uma produção muito cara, como a eólica, que necessita da instalação de captadores de vento para a produção de energia. Além do custo de instalação, há também a necessidade de se verificar a condição geográfica, sem a qual a produção não é viável. Há no Brasil muitas regiões que seriam propícias para essa produção. (CARVALHO, 2002, p.35)
C – Citações livres ou indiretas - Nesse tipo de citação não é feita uma cópia, mas uma interpretação do que foi falado pelo autor do texto. Nesse caso é dispensado o uso das aspas. De uma certa forma, a citação livre é mais “ difícil “ de ser feita visto que é necessário que uma outra habilidade seja ativada para a produção do texto – a habilidade de síntese. 
Segundo Mendes (2007), é preciso que se crie novas formas de captação de energia para que o custo possa ser barateado, tornando-se mais acessível. 
D – Citação de citação 
É o tipo de citação na qual não se consulta o texto original, mas uma citação já feita por outro autor. Sugere-se que se evite esse tipo de citação já que é mais interessante que o produtor do texto consulte o texto original.
As expressões apud ( termo latino que significa em) e a expressão citado por devem ser usados neste tipo de citação.
Segundo Alves (2001, citado por Moreira, 2008, p. 45), “Todo processo produtivo deve ser planejado de modo tal que se consiga uma dinâmica mais adequada a cada caso específico ”