Buscar

PROCESSO PENAL I semana 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCESSO PENAL I 
EXERCÍCIOS DA SEMANA 7 
 
 
CASO CONCRETO 
R: Paula tem capacidade de ser parte (legitimatio ad causam), uma vez que f oi vítima do crime, entretanto, não possui capacidade para estar em juízo, praticando ato s processuais válidos 
(legitimatio ad processum). Assim, sua incapacidade terá que ser suprida através da representação. 
Caso b) R: Segundo a melhor doutrina, ainda que emancipada, Paula é inimputável, já que a emancipação só gera efeitos civis, e, caso fizesse falsas afirmações , não estaria sujeita às sanções pela prática do injusto penal de Denunciação Caluniosa. Assim, necessária se faz a intervenção do representante legal e , não possuindo, seria viável a nomeação de curador especial, conforme art. 33 do CPP. 
Caso c) R: De acordo com o disposto n o art. 5º do Código Civil, a menoridade cessa a partir dos 18 completos. Assim, não faz sentido que no processo penal permaneça a legitimação concorrente para os maiores de 18 e menores de 21 anos , pois os maiores de 18 anos são pessoas habilitadas para todos os atos da vid a civil. Segundo a corrente majoritária, o artigo 34 do CPP, assim como outros dispositivos do CPP, perderam o objetivo e foram revogados. 
 
 
QUESTÃO OBJETIVA 01 
Acerca da ação civil exdelicto, assina le a opção correta. 
b) Ao proferir sentença penal condenatória, o juiz fixará valor mínimo par a a reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido, sem prejuízo da liquidação para apuração do dano efetivamente sofrido. 
 
QUESTÃO OBJETIVA 02 
Relativamente às regras sobre ação civil fixadas no Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta: d) Transitada em julgado a sentença penal condenatória, poderão promover-lhe a e execução, no juízo cível, para o efeito da reparação do dano, o ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros. 
b) Justiça Federal da cidade “K”.

Outros materiais