Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702910949)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Imagine a figura de um enorme cordão humano formado por pessoas de diferentes nacionalidades, etnias, etc.. De mãos dadas, todas essas pessoas rodeiam o globo terrestre num gesto inclusivo e amistoso, onde todos se aceitam e respeitam! Certamente você já viu alguma ilustração assim. Considere os títulos que poderiam ser utilizados para complementar a figura sugerida e marque a opção correta. 1) Mundo Etnocêntrico! 2) Relativismo cultural! 3) Cultura etnocêntrica! 4) Livres do Etnocentrismo!
		
	 
	Apenas a opção 1
	 
	As opções 1 e 3
	 
	Apenas a opção 4
	 
	As opções 2 e 4
	 
	Apenas a opção 2
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702210851)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os comportamentos humanos desviantes numa determinada sociedade podem ser considerados normais noutra sociedade. Por conseguinte, esta afirmação é:
		
	
	Verdadeira, porque cada sociedade tem diferentes formas de exercer o controle social independente do conceito de desvio social.
	
	Falsa, porque as causas referentes ao comportamento social desviante são iguais em qualquer sociedade.
	
	Falsa, porque atualmente os comportamentos desviantes ocorrem em todas as sociedades.
	 
	Verdadeira, porque as sociedades possuem cultura como identidade social e, consequentemente, padrão de comportamento social diferente.
	
	Falsa, porque a concepção e entendimento de desvio de comportamento social é igual em todas as sociedades independente de sua identidade cultural.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702963611)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Todo ano tem Carnaval ¿ e todo ano é o Carnaval que, talvez mais do que qualquer outra instituição nacional, nos certifica da continuidade do Brasil. Imaginar um Brasil sem Carnaval seria como imaginar uma noite sem lua ou um arroz sem feijão. Existem planos para acabar com tudo no Brasil, menos para proibir o Carnaval¿. Roberto Damatta, Revista Época,10/02/2013. Sobre o texto do referido antropólogo é correta a seguinte análise:
		
	
	O carnaval é uma festa para um grupo específico da sociedade.
	
	O fenômeno do carnaval não pode ser explicado por ser complexo.
	
	O Brasil é um país subdesenvolvido porque ainda não acabou com o carnaval.
	 
	O Carnaval é um ritual intrínseco a cultura brasileira.
	
	O indivíduo que curte o carnaval não gosta de trabalhar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702150426)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Berlusconi acha que Ocidente deve "conquistar povos" (Agência Estado - 26/09/2001) - Segundo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, "o Ocidente deve ter consciência da supremacia de sua civilização e continuar a ocidentalizar e conquistar os povos". Referindo-se aos atentados a Nova York e Washington como "ataques contra nossa civilização, da qual reconhecemos a superioridade", ele afirmou que esta civilização, com suas descobertas e invenções "nos deu as instituições democráticas, o respeito aos direitos humanos, religiosos e políticos que não existe nos países islâmicos". Para o líder italiano, o Ocidente deve conquistar os povos como fez no passado. O texto acima é explicado pelo conceito de:
		
	
	Diversidade cultural
	
	Funcionalismo
	 
	Etnocentrismo
	
	Anomia
	
	Relativismo cultural
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702739409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	 
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.

Outros materiais