Buscar

Raça biológica vs cientifica

Prévia do material em texto

Ao caracterizar a raça biológica, definida de forma psicológica e social, distanciamos da realidade cientifica, seja definida positivamente ou não. Segundo Gobineau – considerado como o pai das teorias racistas modernas- dizia que era através das qualidades que havia a desigualdades das raças humanas. Segundo ele, a mestiçagem de raças era inelutável, e levaria a raça humana a níveis sempre maiores de degenerescência, tanto física quanto intelectual. Visto que, suas teorias não eram novas, ele manteve a teoria de que o destino das civilizações é determinado pela formação racial, e que quanto a peculiaridade racial de uma civilização se desmancha através da miscigenação, há maior probabilidade que ela perca a vitalidade e a originalidade, e torna-se corrupta e imoral. 
Ao tratar-se das cooperações culturais de cada continente específico (Africa,Americas,Asia ou Europa), no decorrer da historia da humanidade, suas criatividades são respostas do meio social, geográfico e histórico; Não devendo ser comparado as suas fisiologias humanas, ou ao desenvolvimento cognitivo de determinada raça.
Outrossim, é que a vida da humanidade, não é desenvolvida de forma monótona e previsível, todavia ela evolui-se através das diversificações culturais, sociais e das civilizações. Opondo-se a isso, o plano biológico, desenvolve com grande uniformidade, sem quaisquer acontecimentos inesperados, seguindo sempre a formula de causa e consequência. Há dois aspectos que se divergem, existem menos raças humanas que culturas humanas, ou seja, há uma lei de superioridade. As raças valorizam o inicio histórico e a forma em que houve a disseminação, já a cultura levanta perguntas relacionadas ao conjunto e suas ramificações.
Os preconceitos raciais, são consequências de um conceito equivocados e distorcido sobre as raças biológicas, visto que na biologia não há diferenças anatômicas ou fisiológicas entre brancos, negros ou amarelos , o que os diferem são as formas culturais e sociais em que vivem.

Continue navegando